Uma Rápida Review – Sarusuberi: Miss Hokusai

Review originalmente publicada na página do blog no facebook, em 05/03/2017

[Nota: há também no blog uma review mais aprofundada do filme]


O lado negativo de fazer essas pequenas reviews semanais está em, de quando em vez, topar com algum anime que você simplesmente não consegue gostar. O lado positivo, porém, está no exato oposto: aqueles poucos casos onde você encontra algo genuinamente especial.

Miss Hokusai é um ÓTIMO filme. Se passando no Japão do período Edo, a história se centra em Oei, filha do artista Hokusai. Se o nome não lhes parece familiar, Hokusai é muitas vezes apontado como o primeiro artista a usar o termo “manga” para descrever algumas de suas artes, e há quem argumente que é daí que vem o termo como o conhecemos hoje (é mais complicado que isso, mas eu literalmente tenho um artigo só sobre a história dos mangás, então se quiserem saber mais leiam lá).

E eu já apontaria que, como protagonista, Oei é uma personagem bastante carismática. Em fato, praticamente todo personagem aqui é de alguma forma gostável, o que é em si um ponto bastante positivo.

A história é basicamente inexistente, para ser bem sincero. Ao invés de uma narrativa clara, o que temos são pequenos momentos na vida dessas pessoas ao longo do que bem parecem ser alguns anos. Como tal, é uma obra que facilmente pode receber o título de slice of life histórico, trazendo em si um interessante quadro da vida dessas pessoas no japão do século XVII.

Vale dizer, apesar desse cenário o filme toma algumas liberdades, adicionando à obra um singelo grau de misticismo. Nunca demais, vale dizer, e poderia se argumentar que na maioria dos casos fica ambíguo se há mesmo algo de sobrenatural acontecendo, mas ainda está ali. Pra ser bem sincero, a mescla entre realidade e magia me lembra um pouco do Realismo Mágico, o movimento literário.

Em todo caso, é um filme extremamente gostoso de assistir. Os personagens são interessantes, a estrutura narrativa é no mínimo diferente, e devo dizer que a trilha sonora é simplesmente fenomenal. É uma história realmente memorável e um filme fácil de recomendar a qualquer um.

Honestamente, eu acho meio difícil explicar em maiores palavras porque ele funciona tão bem. Acho que é algo sobre o qual eu preciso pensar ainda um pouco mais, então quem sabe, talvez logo saia uma review mais aprofundada lá no blog. Mas em todo caso, é um filme que vale a pena ser visto, então quem ainda não conhece fica ai a recomendação.

Ficha Técnica:

Nome: Sarusuberi: Miss Hokusai
Ano: 2015
Estúdio: Production I.G.
Adaptação: Mangá “Sarusuberi”
Direção: Keiichi Hara

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s