E Agora: Um Servidor no Discord!

Faz alguns dias, vieram me perguntar no meu My Anime List se eu tinha a intenção de abrir um servidor no Discord. Agora, eu tenho uma conta na plataforma: o próprio projeto Café com Anime é feito pelo Discord, algo que acredito já termos comentado em alguma dentre as várias discussões espalhadas pelos blogs participantes.

Mas em se tratando de abrir um servidor próprio: não, nunca tive essa intenção. Isso porque, sob qualquer métrica, o É Só Um Desenho é ainda consideravelmente pequeno, com apenas pouco mais de 200 visualizações diárias e menos de 1000 seguidores em todas as plataformas associadas (Facebook, Twitter, Youtube).

Mas, lendo aquela pergunta eu decidi fazer um teste, e joguei a ideia tanto na página do blog no Facebook quando na conta no Twitter. E enquanto o feedback certamente não foi esmagador [rsrs], aparentemente há sim alguns interessados na ideia. Pois bem então, já que é assim, resolvi tentar: abri um servidor no Discord :D

Convite para quem quiser entrar: https://discord.gg/TBnQkKs (copiem e colem no navegador)

Venham e vamos conversar /o/

Continuar lendo

Anúncios

Café com Anime – Ginga Eiyuu Densetsu: Die Neue These, episódio 6

E cá estamos nós, em mais uma edição do Café com Anime: nossa conversa semanal sobre alguns dos animes da temporada. E desta vez você confere nossa discussão sobre o quinto episódio de Ginga Eiyuu Densetsu: Die Neue These, com presença do Gato de Ulthar, do Dissidência Pop, o Fábio “Mexicano”, do Anime21, e do Vinicius Marino, do Finisgeekis, além, é lógico, de mim mesmo [rs]. Sirvam-se então de uma xícara do seu líquido predileto e venham então conferir o que achamos desse primeiro episódio :D

E claro, sempre bom lembrar: aqui no É Só Um Desenho você também confere nossas conversas sobe Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online, às sextas, enquanto que no Dissidência Pop estarão nossas conversas sobre Mahou Shoujo Site, no Anime 21 aquelas referentes à Hisone to Maso-tan, e no Finisgeekis continuamos com as conversas sobre Cardcaptor Sakura: Clear Card-hen, que entrou agora em seu segundo cour.

Continuar lendo

Uma Rápida Review – Kokoro ga Sakebitagatterunda

Review originalmente publicada na página do blog no facebook, em 29/01/2017

Quando criança, Naruse vê o pai saindo de um “palácio” (em fato, um motel) com outra mulher. Ingênua, ela comenta isso com a mãe. Os pais se divorciam, e quando ela tenta entender o porquê o pai é o mais explícito: porque ela é uma tagarela. Chorando, eis então que aparece para ela um ovo vestido de príncipe, e coloca um zíper em sua boca: uma maldição que a impede de falar.

A premissa é idiota? É, não vou discutir. Mas eu vou dizer que o trailer totalmente conseguiu me vender o filme, e assim eu decidi assisti-lo para a review da semana. E olha, que filme gostosinho de se assistir. Mesmo batendo as duas horas, seu pacing nunca o torna chato ou entediante, fluindo de forma que a coisa toda passa bem rápida.

Continuar lendo

Uma Rápida Review – Junkers Come Here

Junkers Come Here é um filme que, chuto eu, a maioria de vocês lendo esta review provavelmente nunca ouviu falar. E após tê-lo terminado, eu posso complementar essa primeira afirmação com uma outra: o que é uma pena. Uma história de premissa fantasiosa – uma garota e seu cão falante, que se declara capaz de realizar três “milagres” – sendo usada para tratar de um tema que não realmente se vê com tanta frequência assim nos animes: uma criança que precisa lidar com o iminente divórcio de seus pais.

Vamos começar com o que o filme tem de melhor. Seu cenário é um que já vimos à exaustão, mesmo em mídias ocidentais. Pais de classe alta que, imersos como estão em suas carreiras, acabam inadvertidamente negligenciando sua filha – e também um ao outro. Mas o que Junkers Come Here faz de interessante é adicionar um pouco de nuance a toda essa questão. A começar pelos pais, que ocupados como são nunca chegam a ser de fato negligentes, e podemos ver que eles se esforçam para estarem presentes na vida da filha, ainda que infelizmente falhando mais vezes do que provavelmente gostariam.

Continuar lendo

Então… o que vocês têm a dizer? (ou, Algumas palavras sobre feedback)

Sabem… Em pouco mais de  três anos e meio escrevendo para este blog, uma das coisas que pude constatar é o quão difícil pode ser para um criador de conteúdo conseguir um bom feedback daquilo que produz.

Claro métrica é algo relativamente fácil de se conseguir. Aqui no blog, o WordPress, mesmo em sua versão gratuita, me oferece alguns dados úteis, como o número de visualizações em um artigo qualquer. O YouTube é até um pouco mais generoso: posso mesmo ver se as pessoas estão assistindo os vídeos até o final ou parando no meio. Mas números podem dizer surpreendentemente pouco. Saber que um artigo X teve cinco, cinquenta ou cem acessos não vai me dizer quantas dessas pessoas o leram até o final. E saber que as pessoas estão assistindo a um vídeo Y apenas até a metade não me diz porque elas estão perdendo o interesse nele após esse ponto.

Comentários são, assim, a melhor fonte de feedback que um autor pode ter, mas mesmo eles não são livres de problemas. Em primeiro lugar, existe um bias inerente à qualquer seção de comentários, que atraem geralmente dois tipos de pessoas: aqueles que leram o texto (ou assistiram o vídeo) até o final, e aqueles que comentam só tendo lido a chamada (felizmente esse segundo tipo nunca me apareceu, nem aqui no blog nem no canal). Sendo assim, aqueles que abandonam o texto na metade ou que nem clicam nele em primeiro lugar seguem não contemplados.

Fora o fato de que comentários são sempre algo bastante pontual. Apontamentos quase sempre sobre aquele texto (ou vídeo) em específico. Elogiando. Contribuindo. Criticando. Raramente você irá encontrar um comentário mais “generalista”, um que fale sobre o blog ou o canal como um todo (e isso não só aqui: em praticamente qualquer plataforma).

Continuar lendo

Café com Anime – Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online, episódio 5

E cá estamos nós, em mais uma edição do Café com Anime: nossa conversa semanal sobre alguns dos animes da temporada. Aqui você confere nossa discussão sobre o quinto episódio de Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online, com presença do Gato de Ulthar, do Dissidência Pop, o Fábio “Mexicano”, do Anime21, e do Vinicius Marino, do Finisgeekis, além, é lógico, de mim mesmo [rs]. Sirvam-se então de uma xícara do seu líquido predileto e venham então conferir o que achamos desse primeiro episódio :D

E claro, sempre bom lembrar: aqui no É Só Um Desenho você também confere nossas conversas sobe Ginga Eiyuu Densetsu: Die Neue These, às segundas, enquanto que no Dissidência Pop estarão nossas conversas sobre Mahou Shoujo Site, no Anime 21 aquelas referentes à Hisone to Maso-tan, e no Finisgeekis continuamos com as conversas sobre Cardcaptor Sakura: Clear Card-hen, que entrou agora em seu segundo cour.

Continuar lendo

[Vídeo] Indicação – Futatsu no Spica

Vídeo da quinzena :D Agora uma singela indicação do excelente Futatsu no Spica: um anime que (quase) ninguém viu e que justamente por isso merecem mais atenção. Uma dessas pérolas que se perderam nas areias do tempo, ao ponto de hoje ser até difícil de encontrar legendado (alta qualidade então, nem pensar). Ainda assim, é um anime que vale muito a pena conhecer. E claro, caso já o conheça, não deixe de dar uma lida na review dele aqui no blog.

Continuar lendo