Uma Rápida Review – Uchiage Hanabi, Shita kara Miru ka? Yoko kara Miru ka?


Texto originalmente publicado na página do blog no facebook, em 25/03/18


Então, eu fui assistir Uchiage Hanabi no cinema, durante a seção Anime Night do Cinemark. E vamos dizer que o filme em si não exatamente compensou o preço e o esforço que foi para chegar até o cinema…

É difícil dar uma sinopse propriamente dita, porque o filme meio que não mostra a que veio até entrarmos mais ou menos no seu segundo terço. Durante a primeira meia hora o filme é basicamente um triangulo amoroso BEM genérico, ao ponto de ser francamente tedioso.

É quando entramos no segundo terço que as coisas começam a acontecer de verdade, com o filme introduzindo uma mecânica de viagem no tempo que permite ao protagonista tentar reviver certos momentos a fim de tomar decisões outras que as que ele tomou. Um conceito francamente interessante, mas também bem mal utilizado.

A ideia de tentar concertar arrependimentos passados é uma interessante, mas a forma como o filme a executa meio que tira toda a discussão de cena, em favor de uma mecânica de saltos dimensionais onde o protagonista acaba por perceber que “ops, tenho que dar um jeito de voltar as coisas ao normal, vejam só”.

Fora que a mecânica de viagem no tempo em si mesma é extremamente mal explicada, e levanta tantas perguntas que eu prefiro nem elencá-las. E ai temos aquele final. Se você disse que entendeu o que foi aquele final, você está mentindo, pura e simplesmente (exagero, talvez, mas sério, que fim sem sentido).

E os personagens não são realmente muito melhores. Não são exatamente *ruins*, mas também passam bem longe de serem bons. Ou mesmo interessantes.

Finalmente, isso talvez soe como uma reclamação estranha, mas eu diria que o estúdio Shaft foi a pior escolha possível para fazer esse filme. O estilo de direção do Shinbo simplesmente não combina com Uchiage Hanabi, sendo um estilo muito estilizado para um filme tão “vazio” e, em muitos aspectos, genérico. Faz a obra soar… pretensiosa, basicamente.

O visual é bonito, e a trilha sonora é a melhor coisa da obra, mas no fim das contas isso de forma alguma compensa os problemas que o filme tem. Minha recomendação? Meh, pode pular, não vai perder nada.

Ficha Técnica:

Título: Uchiage Hanabi, Shita kara Miru ka? Yoko kara Miru ka?
Ano: 2017
Estúdio: Shaft
Adaptação de: drama televisivo
Direção: Takeuchi Nobuyuki; Shinbou Akiyuki

Um comentário sobre “Uma Rápida Review – Uchiage Hanabi, Shita kara Miru ka? Yoko kara Miru ka?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s