Uma Breve Análise – Aria: Cenário Desgastado

Aria

No distante futuro, a humanidade finalmente veio a colonizar Marte, terraformando-o em um planeta azul similar à Terra. Rebatizando-o como Aqua, aqui se localiza a cidade de Neo Venezia, construída como uma réplica daquela que um dia existiu no planeta natal da humanidade. E é nessa cidade que encontramos as undine: gondoleiras que servem de guias turísticas para os visitantes da cidade.

Tal é a ambientação da série Aria, adaptação em anime do mangá homônimo de Kozue Amano. Ao longo das suas três temporadas, acompanhamos a jornada de três undine aprendizes: Akari, Aika e Alice, cada qual pertencendo a uma das três companhias de gondoleira presentes na cidade. E quem quiser mais informações, eu recomendo a minha review da série aqui no blog, ou então a minha análise dela lá no canal.

Nessa análise, eu quero falar um pouco sobre o cenário do anime. “Cenário” mesmo: os planos de fundo. Ou, mais especificamente, os prédios de Neo Venezia, que constantemente vemos ao fundo. Isso porque teve uma coisa neles que me chamou a atenção: quase sempre, são prédios desgastados. Ligeiramente sujos, com algumas rachaduras, um pouco do revestimento caído, e por ai vai.

Aria

É o tipo de detalhe que muito provavelmente se deve única e exclusivamente ao fato da cidade de Neo Venezia ser baseada, grande choque, na Veneza real, com o anime inclusive trazendo diversas reproduções de prédios reais. E como qualquer cidade normal, Veneza será exatamente como eu descrevi, com seus prédios já bem antigos dando justamente os sinais do tempo.

Mas refletindo um pouco a respeito, eu diria que se isso parece apenas um detalhe irrelevante, bem, não é. Como eu disse, essas marcas – rachaduras, revestimento solto, etc. – são mostras da passagem do tempo. Provas da antiguidade e do uso dessas construções. E ter esses detalhes no anime é algo que faz essa cidade fictícia soar muito mais “viva”, por assim dizer. Muito mais “verdadeira”.

Frequentemente vemos nos animes cidades bastante… sanitarizadas. Seja uma megalópole moderna com milhares de habitantes, seja uma cidade pseudo-medieval em um mundo de fantasia, muitas vezes as construções quase que parecem erguidas no dia anterior. Um pouco de sujeita, um pouco de desgaste, um pouco desses sinais de uso ajudam a passar justamente a ideia de que essa é uma cidade com a sua própria história.

Aria

Show, don’t tell é uma máxima comum das mídias audiovisuais: a ideia de que uma obra – filme, seriado, anime, etc – deve passar o máximo que puder ao espectador apenas com o visual. É um conceito contra o qual eu tenho lá minhas críticas, mas que eu acho que bem poderia ser aplicado aqui. A antiguidade de Neo Venezia, enquanto que falada em uma ou outra ocasião, acaba sendo muito mais mostrada.

São elementos do cenário que, num primeiro olhar, nós provavelmente mal registramos, tão sutis que são. Mas que ainda assim conseguem dar todo um nível adicional de verossimilhança àquele universo. E vou dizer: desde que me dei conta desse elemento em Aria, eu venho prestando atenção, aqui e ali, em como outros animes lidam com essa questão. Porque atenção aos detalhes é geralmente um bom testemunho do esforço investido em uma obra.

Claro: nem todo anime precisa de um detalhamento a esse nível, e ele pode até mesmo ser nocivo a depender do design do restante da obra. Se uma história não procura ter uma estética realista, por exemplo, então tudo o que eu falei meio que não realmente importa. É uma questão de caso a caso, mas eu vou dizer que uma maior atenção a esses detalhes será bem vinda muito mais vezes do que não.

E você, leitor, que pensa desse assunto? Sinta-se a vontade para descer um pouco mais a página e deixar um comentário com a sua opinião.

Visitem:

Reddit

YouTube

Twitter

Facebook

Imagens: Aria the Animation, episódio 1

Um comentário sobre “Uma Breve Análise – Aria: Cenário Desgastado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s