As Estreias da Semana! // Primeiras Impressões da Temporada


Começamos bem (mal)


Com a nova temporada começando, é hora do nosso costumeiro artigo de primeiras impressões! Desta vez, porém, resolvi mudar um pouco o formato. Ao invés de um só artigo no fim do mês comentando todas as estreias, farei artigos semanais comentando dos animes que começaram naquela semana. Ao todo devemos ter em torno de três artigos sobre a temporada, com este aqui sendo o primeiro!

Aqui eu cubro os animes que saíram entre terça (04/01) e sexta (07/01), para um total de dez estreias. A disposição dos títulos aqui é basicamente a ordem em que eu os assisti, então não pensem muito a respeito. Além disso, eu tentei ao máximo assistir todas as estreias, mas ainda teve alguns títulos que eu tive de pular, e que são mencionados na última seção (então leiam lá antes de me xingar!)

Mas acho que isso já basta para uma introdução, então vamos logo aos animes!

Irodorimidori


MAL」「AniList」「Trailer

Gatoras fofinhas formam uma banda


Eis que a semana já abriu com um título que ninguém quis pegar para legendar, mesmo que seus episódios estejam saindo no canal oficial no YouTube do anime. Geralmente isso me faria ignorar a estreia, mas sendo um anime de apenas 3 minutos eu resolvi colocar o meu parco conhecimento de japonês a teste. Acabou que entendi mais do que esperava, e em todo caso o visual também comunica bem o que está acontecendo em cena. Ainda assim, meio difícil de dar uma opinião mais substancial, mas acho que acompanharia se tivesse legendado, nem que só pelo tempo curtinho.

Estúdio: Akatsuki 」

Diretor: N/A 」

Leadale no Daichi nite


MAL」「AniList」「Trailer

De presa a uma cama de hospital para presa em um RPG


Por um lado, vou dizer que me diverti com esse primeiro episódio. O tom é bem leve, e a protagonista é uma fofa. Por outro, é verdade também que o anime soa bastante derivativo, sendo ainda outro isekai de alguém preso em um mundo de videogame. É irônico, mas acho que teria preferido muito mais se fosse apenas a história dessa garota jogando o jogo, mas suponho que não podemos ter tudo o que queremos. Como está, não acho que continuarei com a série. Não é ruim, mas eu já tenho muita coisa muito melhor para assistir.

Estúdio: Maho Film 」

Diretor: Yanase Yuuji 」

Hakozume: Kouban Joshi no Gyakushuu


MAL」「AniList」「Trailer

O dia a dia de uma policial


Até pela minha idade, eu tendo a apreciar animes de slice of life que foquem na rotina diária de adultos em seus empregos, então fui para Hakozume com alguma expectativa. Infelizmente, não acho que vá acompanhar a série. O ritmo desse primeiro episódio foi muito estranho, com tudo nele parecendo bastante apressado (irônico, considerando que as protagonistas passam boa parte do episódio distribuindo multas por excesso de velocidade). Além disso, a comédia não funcionou comigo, então acho melhor ficar por aqui mesmo.

Estúdio: Madhouse 」

Diretor: Satou Yuuzou 」

Orient


MAL」「AniList」「Trailer

Exterminadores de demônios!


Esse era um dos animes que eu mais aguardava nessa temporada, posto que adapta ao mais recente mangá da Shinobu Ohtaka, autora de Magi. E vou dizer que foi mesmo uma das melhores estreias até o momento – embora isso talvez diga mais sobre a qualidade dos demais títulos comentários do que de Orient em si. É um shounen bastante tradicional, até em seu esquema de cores, dessa vez inspirado no período dos estados guerreiros e em toda a mitologia dos oni. Pretendo assistir no mínimo mais alguns episódios, e torço pra que se prove tão bom quanto seu predecessor.

Estúdio: A.C.G.T. 」

Diretor: Yanagisawa Tetsuya 」

Tokyo 24-ku


MAL」「AniList」「Trailer

Escolhidos para mudar o destino!


Acho que o mais frustrante em Tokyo 24-ku é que o anime tem boas ideias, além da disposição de tocar em assuntos bastante sensíveis. Infelizmente, a execução dessas ideias, pelo menos nesse primeiro episódio, não passou de mediana. Além disso, o episódio tem um problema sério de ritmo, sendo um episódio duplo cuja primeira metade soa bastante arrastada. Por fim, ainda não vimos nada de tão terrível, mas já temos aqui indícios do estado de completo desastre que está a produção desse anime, e não ficaria surpreso se tivéssemos outro cenário em que o final só sai meses depois do fim da transmissão regular. Em resumo: não pretendo acompanhar.

Estúdio: CloverWorks 」

Diretor: Tsuda Naokatsu 」

Slow Loop


MAL」「AniList」「Trailer

Garotas fofinhas vão pescar


Parafraseando Doofenshmirtz: se eu tivesse um centavo para cada anime sobre garotas fofinhas pescando, eu teria dois centavos. O que não é muito, mas é estranho que aconteceu duas vezes. Isso posto, há mais aqui do que apenas o seu tema mais superficial. Esse primeiro episódio trouxe uma história até que bem tocante sobre lidar com a perda e aceitar a mudança. Não espero que a série inteira vá manter esse tom, mas segurei com o anime para ver até onde ele vai. Como está, Slow Loop tem tudo para ser o iyashikei da temporada.

Estúdio: Connect 」

Diretor: Akitaya Noriaki 」

Cue!


MAL」「AniList」「Trailer

Escolha sua waifu – seiyuu edition 」


Eis aqui um anime que traz todas as marcas do pior que há em seu gênero. Baseado no jogo mobile (a.k.a., gatcha) de mesmo nome, o maior problema de Cue está em seu elenco. Com 15 garotas é difícil de imaginar que todas serão bem trabalhadas, e o fato de terem personalidades bastante arquetípicas me diz que isso nunca foi mesmo a intenção. O ponto da série – uma extensão do jogo tão somente – é jogar ao espectador um repertório de potenciais waifus na esperança de que ao menos uma chame a atenção. Como isso não faz o meu estilo, é um título que eu dispenso.

Estúdio: Yumeta Company, Graphinica 」

Diretor: Katagai Shin 」

Shikkakumon no Saikyou Kenja


MAL」「AniList」「Trailer

Escola de magia com protagonista apelão


Eu poderia escrever aqui um longo parágrafo sobre fantasias de poder mal escritas e como light novels (e animes adaptados de light novels) se tornaram um antro de histórias do tipo. Mas, ao invés de falar o que qualquer um que visse o pôster desse anime já imaginaria, vou me limitar a dizer que meu maior problema com esse primeiro episódio foi o quão apressado ele foi. Não me surpreenderia se tivessem adaptado um livro inteiro em vinte minutos, o que não é um bom sinal para o futuro dessa adaptação. Ponto em caso: eu passo.

Estúdio: J.C. Staff 」

Diretor: Akitaya Noriaki 」

Dolls’ Frontline


MAL」「AniList」「Trailer

Máquinas de guerra de minissaia


E falando em títulos dispensáveis… Suponho que ao menos o anime não demora a deixar claro que tipo de série ele é. Digo, as primeiras cenas nos mostram supostos robôs de guerra super avançados que, por algum motivo, têm a aparência de garotas recém saídas de algum clube de strippers. Dai pra frente a situação é só ladeira abaixo, nessa que é ainda outra adaptação de jogo mobile. Eu vou ser bem curto e claro: não há nada aqui que mereça o seu tempo. Exceto, talvez, a abertura.

Estúdio: Asahi Production 」

Diretor: Ueda Shigeru 」

Shuumatsu no Harem


MAL」「AniList」「Trailer

O último homem na face da terra


Apesar de uma exibição prévia dos dois primeiros episódios em setembro do ano passado, a transmissão regular de Shuumatsu no Harem acabou adiada para essa temporada. E tendo agora assistido ao primeiro episódio, eu digo que ele não foi tão ruim quanto eu esperava – o que diz mais sobre o quão baixas eram as minhas expectativas do que sobre a qualidade em si da série. O grande problema do anime é que ele se recusa a se assumir como o pseudo-pornô que é, uma garantia de frustração para a audiência que certamente não está aqui pela história.

Estúdio: Studio Gokumi, AXsiZ 」

Diretor: Nobuta Yuu 」

Em Adição…


Karakai Jouzu no Takahi-san 3, episódio 1


Para além dos animes aqui listados, teve algumas estreias que eu tive de pular.

Kimetsu no Yaiba: Yuukaku Hen, Saiyuuki Reload: Zeroin e Karakai Jouzu no Takahi-san 3 são continuações de outras séries (ainda que Zeroin seja uma prequel), então foram deixados de lado em favor de focar essa lista nas efetivas estreias da temporada.

Teikou Penguin e Ninjala tiveram de ficar de fora devido ao fato de eu não ter encontrado onde assistir esses títulos.

Por fim, Kenja no Deshi wo Nanoru Kenja fez uma transmissão especial de seu primeiro episódio no dia 7. Mas como sua transmissão regular só irá começar de fato no dia 12, optei por deixar para comentá-lo no artigo da semana que vem mesmo.

Imagem de capa: Leadale no Daichi nite, episódio 1

Um comentário sobre “As Estreias da Semana! // Primeiras Impressões da Temporada

  1. Então, novamente parece que os animes estão sofrendo do mal que outras mídias que movimentam muito dinheiro sofrem: falta de liberdade criativa e prazos curtos. Tenho sentido isso vendo os animes recentes e parecem todos “castrados”, optando por fórmulas mornas e sem sal. Infelizmente o gênero está amarrado e aparentemente esgotado, se não mudarem o modo de produção e não derem mais liberdade para os mais criativos do gênero, não vejo muito futuro.
    Lembra de Blame! por exemplo? Sinto falta de obras criativas e contemplativas como aquela, ou estou ficando velho -_-

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s