A Melhor Temporada do Ano?! // Primeiras Impressões: Temporada de Outono 2020


Fechando bem o ano (?)


E cá estamos nós, na última temporada do ano. E que ano que foi esse… Bom, ao menos nesse nosso pequeno mundinho otaku ele tem tudo para terminar numa nota positiva. São várias as séries de destaque dessa temporada, e a variedade de gêneros é também de se elogiar.

Neste nosso costumeiro artigo de primeiras impressões, eu trago aqui meus comentários sobre o primeiro episódio de 29 dos animes que estrearam. Como de praxe, nada de continuações: aqui tem vez apenas os recém-chegados!

Cada anime recebe também uma nota, que vai do “” (indicando os piores da temporada) até “★★★★” (reservada para a que considero ter sido a melhor estreia).

Os animes foram agrupados pelas suas notas, então pode pular lá pra baixo se quiser saber quais as estreias que mais curti. Isso dito, dentro de cada grupo a ordem é a ordem de lançamento dos episódios, então não se prendam muito à sequência.

E feitos todos os avisos, cortemos essa introdução por aqui e vamos logo aos animes!

King’s Raid: Ishi wo Tsugumono-tachi


Direção: Makoto Hoshino

Estúdio: OLM, Sunrise Beyond

Fantasia


Olha… “genérico” não uma palavra que eu goste de usar, posto que ela se tornou uma verdadeira buzzword há já alguns anos. Ainda assim, é difícil encontrar outra que melhor descreva King’s Raid. Nada aqui se destaca um mínimo que seja de qualquer outro anime de fantasia. Nem os personagens, nem o mundo, nem a estética. É esquecível, é desnecessário, e só deve existir pra promover algum jogo.

TrailerMALAN

Kimi to Boku no Saigo no Senjou, Aruiwa Sekai ga Hajimaru Seisen


Direção: Shin Oonuma

Estúdio: Silver Link

Fantasia


E falando em genérico… Pra ser justo, eu ao menos gostei do visual de Kimi to Boku, essa mescla de uma estética futurista com fantasia medieval. Não é nada de impressionante, nem nada de novo, mas é alguma coisa. Os personagens, porém, é que são o problema aqui, só não mais clichê do que as situações nas quais a história os coloca. A sua típica adaptação de light novel que entrega bem pouco de diferente das outras dezenas que você já viu.

TrailerMALAN

Sore dake ga Neck


Direção: Noboru Iguchi

Estúdio: Toho Interactive Animation

Mistério


Acho que minha maior crítica a Sore dakw ga Neck é o fato de que eu ainda não entendi o que esse anime quer fazer. Em estética ele parece a sua típica comédia, mas toda a atmosfera do episódio variou entre o suspense e o horror. Eu me senti esperando por uma piada que nunca chegava, o que me deixou bastante frustrado. É outro anime que prefiro deixar de lado, e outro ainda que demonstra que essa não é uma boa temporada para os animes curtos.

TrailerMALAN

Dogeza de Tanondemita


Direção: Shinpei Nagai

Estúdio: DMM Pictures

Ecchi


A premissa desse anime é a do protagonista (você, por sinal, posto que a perspectiva é em primeira pessoa) implorando para que a garota lhe mostre os seios. Se ainda assim te parece interessante, saiba também que o anime é censurado, então não espere ver nada de mais aqui. Admito que dei risada com o completo absurdo da situação, mas sinto também que já vi tudo que precisava nesse primeiro episódio. De minha parte, é outro anime curto que eu deixo de lado.

TrailerMALAN

Rail Romanesque


Direção: Hisayoshi Hirasawa

Estúdio: Saetta

Ficção Científica


Eu suponho que, até onde vão os animes curtos da temporada, Rail Romanesque não é ruim, e a sua produção visual está mesmo acima da concorrência. Ainda assim, nada nele me chamou a atenção, fora que não imagino como uma série com episódios de 3 minutos conseguiria lidar bem com um elenco tão grande de personagens. Não é o pior que a temporada tem a oferecer, mas também não tenho porque acompanhar.

MALAN

Assault Lily: BOUQUET


Direção: Shouji Saeki

Estúdio: Shaft

Ação


Por diferentes que sejam os títulos, acho que posso repetir sobre Assault Lily muito do que disse sobre Rail Romanesque. Nada aqui me chama a atenção: estética, mundo, personagens, é tudo muito básico. E ainda que este seja um anime de duração padrão, duvido muito que ele consiga aproveitar bem um elenco tão grande em apenas um cour. De novo, não é o pior que a temporada tem a oferecer, mas não vejo porque seguir acompanhando.

TrailerMALAN

Dragon Quest: Dai no Daibouken (2020)


Direção: Kazuya Karasawa

Estúdio: Toei Animation

Aventura, Fantasia


Eu não cresci com Dragon Quest, nem com o anime antigo e muito menos com os jogos. Então posso dizer que fui para essa estreia sem maiores expectativas. O que foi bom, porque sinto que, se as tivesse, teria me desapontado bastante. Digo, o anime não é ruim, sobretudo até onde animes para crianças vão, mas ele também não é nada de mais. Adicione ainda uma produção visual bem mediana e temos ainda outro título que eu prefiro apenas deixar de lado.

TrailerMALAN

Iwa Kakeru!: Sport Climbing Girls


Direção: Tetsuro Amino

Estúdio: Blade

Esporte


Eu sinto que já estou me repetindo aqui, mas Iwa Kakeru é ainda outro exemplo de um anime que, se não ruim, é também apenas básico. As personagens são bem arquetípicas, as situações são clichês mal executados, mesmo a direção é apenas “ok”. O único ponto positivo do anime é a sua premissa, posto que escalada esportiva não é retratada com lá muita frequência. Não digo que já vou abandonar o anime, mas ele está bem pra baixo na minha lista de prioridades.

TrailerMALAN

Ikebukuro West Gate Park


Direção: Tomoaki Koshida

Estúdio: Doga Kobo

Mistério


Não é ruim, mas também não me interessou. Eu sinto que essa uma frase bem resume todos esses animes de uma estrela. Só que se nas entradas anteriores eu conseguia ao menos apontar falhas mais específicas que me incomodaram, pra Ikebukuro West Gate Park eu tenho bem menos o que dizer. Ele apenas não me cativou, ainda que o pequeno clif hanger no final do episódio me deixou um pouco curioso. Se vou seguir com o anime ou não, porém, vai depender do meu tempo livre.

TrailerMALAN

Anime Kapibara-san


Direção: Tomohiro Tsukimisato

Estúdios: Shin-ei Animation, Lesprit

Comédia


Eu precisava assistir esse anime claramente feito para bebês para concluir que ele é um anime claramente feito para bebês? Não. Eu assisti mesmo assim? Qual é, tem “capivara” no nome, porque eu não assistiria?! Bom, ao menos foi bonitinho. Nada de mais, e nada que eu vá continuar vendo, mas não me arrependo do um minuto gasto.

TrailerMALAN

Ochikobore Fruit’s Tart


Direção: Keiichirou Kawaguchi

Estúdio: Feel

Comédia, Slice of Life


Eu queria ter gostado mais de Fruit’s Tart, de verdade. Animação e visual estão bons, e a premissa em si até tem potencial. O problema aqui são as personagens, que são ainda arquetípicas demais. Duas delas se resumem a uma só piada cada – “a peituda” e “a baixinha” – e as outras duas carecem de uma melhor caracterização. Talvez ele melhore daqui pra frente, mas minhas expectativas estão bem baixas.

TrailerMALAN

Magatsu Wahrheit: Zuerst


Direção: Naoto Hosoda

Estúdio: Yokohama Animation Lab

Fantasia, Militar


Aparentemente, essa é a temporada dos animes militares, por algum motivo! Oh bem, pena que Magatsu Wahrheit foi tão esquecível. Não me entendam mal, a estreia não foi ruim, nem de longe, e numa temporada mais fraca ele bem poderia ter se destacado. Nesta, porém, eu me senti vendo a mesma história que já vi em umas três outras séries diferentes só nessa temporada, o que nunca é uma coisa boa. Ainda quero ver o segundo episódio, mas é, veremos no que dá.

TrailerMALAN

100-man no Inochi no Ue ni Ore wa Tatteiru

★ ★


Direção: Kumiko Habara

Estúdio: Maho Film

Aventura, Isekai


Apesar do começo “edgy”, devo dizer que me surpreendi bastante com essa estreia. E isso porque eu vejo em 100-man no Inochi no Ue ni Ore wa Tatteiru uma espécie de pseudo-retorno à fórmula original do isekai. Uma onde o mundo fantástico era, ao mesmo tempo, um desafio a ser superado e um espaço para o crescimento pessoal dos personagens. Claro que ter potencial não significa que o anime irá realizá-lo, mas fiquei no mínimo curioso para ver como essa história avançará.

TrailerMALAN

Jujutsu Kaisen

★ ★


Direção: Seong-Hu Park

Estúdio: MAPPA

Ação, Sobrenatural


Jujutsu Kaisen é a mais nova adaptação de mangá da Shounen JUMP, e sua estreia foi… olha, ela foi bem morna, pra ser bastante sincero. A produção visual está boa, e o episódio tem alguns bons momentos, mas num geral ainda me parece uma história bem… normal. Não sei se chegaria a chamar de “clichê”, mas ainda não estou impressionado. Isso dito, animes do tipo tendem mesmo a começar devagar. Potencial a história tem, então vamos ver como a coisa se desenvolve.

TrailerMALAN

Inu to Neko Docchi mo Katteru to Mainichi Tanoshii

★ ★


Direção: Seiji Kishi

Estúdio: Team TillDawn

Comédia


Eu acho que de todos os animes curtos da temporada esse é o único que eu devo continuar assistindo. Esse primeiro episódio soube capturar muito bem o estereótipo de atitudes associados a cães e gatos, e gostei bastante da comédia. Não é nada de mais, mas comparado aos outros animes curtos da temporada Inu to Neko tem tudo pra ser um oásis no deserto.

TrailerMALAN

Hypnosis Mic: Division Rap Battle – Rhyme Anima

★ ★


Direção: Katsumi Ono

Estúdio: A-1 Pictures

Ação, Música


Eu realmente não estava preparado para a completa sandice que seria essa estreia, ao ponto mesmo de ter que pausar o episódio após a abertura só pra rir um pouco. E enquanto ele não é nada de mais nos quesitos tradicionais (personagens soam bem arquetípicos, por exemplo), a estética visual dele é uma bem própria. Só não digo que vou acompanhar esse anime porque não sou nenhum fã de rap, mas admito que fiquei intrigado com a insanidade do que vi.

TrailerMALAN

Senyoku no Sigrdrifa

★ ★


Direção: Hirotaka Tokuda

Estúdio: A-1 Pictures

Ação, Militar


Essa é mesmo a temporada dos animes militares… Ao menos dentre esses Senyoku no Sigrdrifa parece ser um daqueles com mais potencial. Estou bastante intrigado por aquele mundo, o porquê desses monstros terem surgido e qual o interesse de Odin de ajudar a humanidade. As personagens até aqui são a parte mais fraca do anime pra mim, mas estão longe de serem ruins. É um dos títulos que vou tentar acompanhar, ainda que não super de perto.

TrailerMALAN

Munou na Nana

★ ★


Direção: Shinji Ishihira

Estúdio: Bridge

Thriller


Munou na Nana é talvez a estreia mais difícil de comentar. Isso porque esse é um daqueles animes em que o primeiro episódio já traz uma grande reviravolta, e muito do seu impacto depende de você ir pra ele sem muitas expectativas, ou mesmo até com as expectativas erradas. E enquanto o começo pode soar um tanto quanto genérico, logo fica bastante claro que esse era o ponto. Não é uma série que irá agradar a todos, com ou sem twist. De minha parte, porém, seguirei assistindo.

TrailerMALAN

Kami-tachi ni Hirowareta Otoko

★ ★


Direção: Takeyuki Yanase

Estúdio: Maho Film

Isekai


Se 100-man no Inochi no Ue ni Ore wa Tatteiru traz ares do isekai de décadas passadas, Kami-tachi ni Hirowareta Otoko vem numa linha já bem mais recente de abraçar os clichês do gênero enquanto adicionando à história algum pequeno twist. No caso, seu maior diferencial – e também principal atrativo – é a sua atmosfera, bastante calma e relaxante, resultando num primeiro episódio que foi super gostoso de assistir. Só não sei se o anime vai se manter assim, mas espero que sim.

TrailerMALAN

Kuma Kuma Kuma Bear

★ ★


Direção: Yuu Nobuta

Estúdio: EMT Squared

Aventura, RPG


Apesar das minhas críticas a Ochikobore Fruit’s Tarte, a verdade é que essa é uma ótima temporada para os fãs de moe. Kuma Kuma Kuma Bear vem na recente linha de garotas jogando jogos de realidade virtual, e o seu começo foi bem legal. A fantasia de ursinho pode ser fofa, mas ela é também bem forte! Só me pergunto como o anime irá abordar aquele mundo virtual e, talvez mais importante, como tratará da vida real da protagonista. Potencial certamente ele tem!

TrailerMALAN

Taisou Zamurai

★ ★


Direção: Hisatoshi Shimizu

Estúdio: MAPPA

Drama, Esporte


Eu tenho sentimentos bastante mesclados para com Taisou Zamurai. Por um lado, eu realmente curti a premissa desse ginasta no fim da carreira que precisa ainda cuidar sozinho da filha. E o episódio estava construindo um drama bem legal em cima da iminente aposentadoria dele! Eis que, então, brota um “ninja” na história. É… eu não gostei desse personagem, e fui de investido no episódio para questionando se vou continuar vendo ou não (mas provavelmente vou).

TrailerMALAN

Maesetsu!

★ ★


Direção: Yuu Nobuta

Estúdios: Gokumi, AXsiZ

Comédia, Slice of Life


Se Ochikobore Fruit’s Tarte foi a minha decepção em forma de moe, Maesetsu foi a minha mais que agradável surpresa. Ele pode não ter a mesma fluidez de animação, mas já achei suas personagens bem mais tridimensionais, fora que curti o fato delas já estarem fora da escola. Além disso, eu gostei bastante da sua estética, sobretudo esses cenários que lembram pinturas em aquarela. É um anime do qual não sabia nada a respeito, mas já mal posso esperar para ver o próximo episódio!

TrailerMALAN

Kamisama ni Natta hi

★ ★


Direção: Yoshiyuki Asai

Estúdio: P.A.Works

Drama, Sobrenatural


Eu confesso que tive experiências bastante mistas com animes do Jun Maeda. Eu adorei Angel Beats, mas Charlotte foi um dos piores animes que eu já terminei. E é por isso que Kamisama ni Natta hi fica com a prata nesse meu ranking da temporada. O visual está ótimo, e o humor do Jun Maeda é um que eu costumo curtir bastante. Mas se vou terminar esse anime chorando de emoção ou de raiva, isso só o tempo dirá.

TrailerMALAN

Majo no Tabi Tabi

★ ★ ★


Direção: Toshiyuki Kubooka

Estúdio: C2C

Fantasia, Road Trip


Majo no Tabi Tabi é um anime que eu aguardava desde as primeiras imagens divulgadas. Já pelo pôster o visual parecia incrível, e quem acompanha o blog há mais tempo sabe como aprecio histórias de viagem. Pois bem, posso dizer que o primeiro episódio não desapontou! O visual está mesmo ótimo, e gosto de como, ao que parece, cada episódio trará seus próprios temas e ideias. É uma das minhas apostas para a temporada, e estou ansioso pelo que está por vir!

TrailerMALAN

Tonikaku Kawaii

★ ★ ★


Direção: Hiroshi Ikehata

Estúdio: Seven Arcs

Comédia, Romance


Eu fui para Tonikaku Kawaii sem muita expectativa, e sai da estreia tendo nele uma das melhores comédias da temporada. Visual e direção estão ótimos, o timing cômico e o tipo de humor desse anime funcionaram muito bem comigo, e os protagonistas são dois fofos. Estou ansioso para ver como esse relacionamento irá se desenvolver, bem como para conhecer um pouco melhor a garota principal e o que a levou à proposta que serve de base para a série.

TrailerMALAN

Maoujou de Oyasumi

★ ★ ★


Direção: Mitsue Yamazaki

Estúdio: Doga Kobo

Comédia, Fantasia


Eu resumo minha opinião sobre Maojou de Oyasumi em uma interjeição: aaawwww! Em estética o anime é pura diabetes visual, e sua protagonista também não fica muito atrás. Muito me diverti assistindo essa princesinha raptada virar o castelo do rei demônio de cabeça para baixo por um mero travesseiro. Fica para mim como uma das mais fortes comédias dessa temporada. Fofinho / 10, irei acompanhar. E agora eu meio que também queria ursinhos demônios…

TrailerMALAN

Yuukoku no Moriarty

★ ★ ★


Direção: Kazuya Nomura

Estúdio: Production I.G.

Histórico, Mistério


Yuukoku no Moriarty é ainda outro anime para o qual eu fui sem saber muito o que esperar, e mesmo sem muitas expectativa. Ainda outra vez, porém, eu sou lembrado do valor de se (tentar) assistir tudo o que sai. Essa estreia foi uma mais que agradável surpresa, e uma fantástica introdução a esse universo e a esses personagens. Seja você fã de Sherlock Holmes ou não, digo que vale a pena dar uma conferida.

TrailerMALAN

Akudama Drive

★ ★ ★


Direção: Tomohisa Taguchi

Estúdio: Pierrot

Ação, Cyberpunk


Akudama Drive transborda estilo. Seja em sua estética cyberpunk, que nada deixa a dever a outras séries do gênero; seja em seus personagens, um grupo de criminosos ensandecidos agrupados por algum propósito misterioso; seja mesmo na extravagancia da sua direção: tudo aqui exala personalidade. É um anime do qual não sabia nada a respeito, mas tendo visto a estreia me surpreende o quão pouco falado ela foi. Tem tudo para ser um dos mais divertidos da temporada.

TrailerMALAN

Adachi to Shimamura

★ ★ ★ ★


Direção: Satoshi Kuwahara

Estúdio: Tezuka Production

Girl’s Love


É bem difícil, numa temporada como essa, escolher apenas uma estreia para apontar como a melhor dentre seus pares. Tendo de fazê-lo, porém, acho que dou o prêmio metafórico a Adachi to Shimura. A direção foi o que mais me chamou a atenção aqui, mas também estou bastante curioso de como a história irá desenvolver as suas duas protagonistas e o relacionamento delas. E claro: o visual não deixa nada a dever frente o restante da temporada. Um anime que tem tudo para ser um dos melhores do ano, torço para que ele realize todo o seu potencial!

TrailerMALAN


Venha discutir este artigo no nosso grupo no facebook!


Imagem de capa: Majo no Tabi Tabi, episódio 1

6 comentários sobre “A Melhor Temporada do Ano?! // Primeiras Impressões: Temporada de Outono 2020

  1. Essa temporada até que levantou um pouco o nível de qualidade dos animes de 2020 como um todo, porque se dependesse das outras temporadas, este seria um ano bem esquecível. Mas que ótimo que essa temporada está sendo boa!
    Quanto aos comentários dos animes, gostei muito também de Adachi to Shimamura. Apesar de eu não ser muito fã do gênero shoujo ai/yuri, o realismo das interações entre as personagens me cativou. Majo no Tabitabi também está me agradando muito, mas até agora não foi de toooodos os episódios de que gostei, sendo que achei alguns melhores e outros mais fracos, mas quero muito saber o que está por vir ainda.
    Falando de Jujutsu Kaisen, eu mesmo tinha lido 20 capítulos do mangá antes de assistir o anime pra ter uma ideia do que é a obra. Eu li e não me deu mais vontade de continuar, pois tinha achado a ideia muito sem graça. Mas, depois de ver o anime, confesso que a adaptação supera MUITO o manga, o que me deixou ansioso até pelos episódios durante as semanas. As lutas estão bem coreografadas, e o visual está bonito, bem acima da média.
    Eu creio de diferentemente de você, acabei tendo uma experiência muito positiva com Munou na Nana. Esse animes foi a minha estreia favorita. Não esperava nada do que está acontecendo, e pra mim, um fã de plot twists e histórias envolvendo manipulações, esse anime é um fanservice especial feito pra mim mesmo hahahaha.
    E tem mais muitos outros que acompanho mas que daria um texto do tamanho da constituição brasileira se comentasse aqui. Gostei muito do que a temporada mostrou até agora e espero que ela não decepcione.

    Curtir

  2. Dessa temporada estou vendo só Jujutsu Kaisen e a segunda temporada de Re:Zero. Jujutsu me parece aqueles shounen de luta bem padrões, mas com uma produção muito boa e personagens divertidos. Não vai reinventar a roda e nem espero algo muito profundo, mas diversão deve entregar.

    Curtido por 2 pessoas

  3. Majo no Tabitabi é o que mais gostei, porém a protagonista está longe de ser carismática, mas tudo no anime parece ser diferente do convencional. Estou lendo a Light Novel que tem mais profundidade nos acontecimentos. Akudama Drive muito pelo contrário, todos os personagens são carismáticos, apesar de ser muito frenético é bastante interessante. Eu conheço o material original de Adachi to Shimamura, amei o anime da mesma forma, mas os traços e algumas características físicas dos personagens não me agradaram. Em Taisou Zamurai eu também não gostei do Leo, mas foi só no começo por que depois ele se torna mais “útil” nas relações dos personagens. Munou na Nana, estou realmente frustrada com os personagens desprovidos de inteligência. Kamisama ni Natta hi é a minha maior dúvida, pois mesmo no começo já tem episódios chatos que eu descartaria, pois não agrega em nada na forma que estava sendo construída a história.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Meu hype fica todo depositado em Jujutsu Kaisen, como já disseram: provavelmente não vai reinventar os shounens mas com certeza será divertido.

    Acho que leva tempo pra surgir um animê como Hunter x Hunter ou Shingeki no Kyojin

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s