10 Animes “Comfy” Pra Você Relaxar


Porque ninguém é de ferro!


Não sei se vocês repararam, mas… as coisas não andam muito bem. Na verdade, elas estão indo o oposto de bem, em múltiplos níveis. E enquanto é importante estar ciente da realidade ao seu redor, todos precisamos de um descanso de quando em vez.

Se você anda se sentindo cansado, talvez mentalmente exausto, e está procurando por alguns animes para recarregar as baterias, então esta lista é para você. Uma seleção de dez títulos que se voltam justamente para relaxar a quem assiste.

Eu tentei ao máximo fazer uma lista diversa, com séries de várias época e gêneros, e espero que com isso pelo menos um ou dois animes lhe chame a atenção. Isso dito, se você acredita que eu deveria incluir algum outro, fique a vontade para dizer nos comentários.

Então cortemos por aqui a introdução, e vamos direto aos animes!

.

Yokohama Kaidashi Kikou

Yokohama Kaidashi Kikou, episódio 1

Dir.: Takashi Annou / Mochizuki Tomomi | Estúdio: Ajia-do 

Slice of Life, Ficção Científica

Eis aqui uma história que se passa no crepúsculo da humanidade. Num futuro onde o nível do mar subiu ao ponto de engolir boa parte da costa japonesa, é numa região afastada de qualquer maior centro urbano que encontramos um singelo café, gerido por uma igualmente simpática robô.

Hatsuseno Alpha foi deixada no cargo pelo seu dono, que partiu em viagem. Agora, ela passa os dias esperando a sua volta, enquanto atendendo os raros clientes que por ventura se pegam pela região. No meio tempo, uma xícara de café enquanto olha pela janela. E talvez mais uma outra depois.

Há uma certa melancolia que perpassa Yokohama Kaidashi Kikou, bem como uma curiosa sensação de nostalgia. Acima de tudo, porém, o que prevalece é a tranquilidade. Uma que fez do mangá um dos expoentes de seu gênero, e que o anime soube capturar bem nesses poucos episódios.

São duas as adaptações: Yokohama Kaidashi Kikou e sua sequência Yokohama Kaidashi Kikou: Quiet Country Cafe. Ambas são séries em OVA com apenas dois episódios cada, então não se acanhem de partir para o mangá se gostar do que viu. Digo que não irá se arrepender.

.

Aria

Aria the Animation, episódio 1

Dir.: Junichi Satou | Estúdio: Hal Film Maker

Slice of Life, Ficção Científica, Sobrenatural

No distante futuro, temos que Marte foi colonizado e terraformado. Rebatizado como Aqua, aqui encontramos a cidade de Neo Venezia: uma réplica da que um dia existiu na Terra. E é nesta cidade banhada pelas águas que encontramos as undine.

Gondoleiras profissionais que atuam como guias turísticas, Muzinashi Akari deixa a Terra e parte em direção à Aqua na esperança de se tornar uma delas. Assim começam seus dias na companhia Aria: dias estes preenchidos com toda sorte de pequenos e cativantes momentos.

Aria é uma história sobre o mundo ao nosso redor. Explorando os meandros de Neo Venezia e conhecendo as pequenas e mundanas maravilhas que ali se encontram, somos convidados a refletir sobre o nosso próprio meio, e sobre o que talvez se esconda nas vielas que passamos sem notar.

O anime adapta ao mangá homônimo, e é o título mais longo desta lista: são três temporadas (Aria the Animation, Aria the Natural e Aria the Origination), além alguns especiais e ainda agora um filme anunciado para 2021. Mas creiam: vale cada minuto!

.

Sketchbook: Full Color’s

Sketchbook: Full Color’s, episódio 1

Dir.: Yoshimasa Hiraike | Estúdio: Hal Film Maker

Slice of Life, Comédia

Este é talvez o título mais obscuro dessa lista – o que é uma pena, tendo em vista o quão bom ele é. Um calmo e divertido slice of life, protagonizado aqui pela tímida e introvertida Kajiwara Sora, bem como suas amigas e colegas do clube de artes.

Isso dito, Sketchbook não é bem o seu típico anime de clube escolar. Por exemplo, o seu elenco é bem mais vasto do que se costuma ver no gênero, e são também personagens bem únicos em seus trejeitos, com o anime ainda sabendo bem quem usar e quando usar, a depender da esquete.

Mas claro, é a sua atmosfera o que o coloca nesta lista. O anime nunca se afasta demais do seu clima mais calmo e relaxante, dado aqui muito pelo visual, trilha sonora e direção. E justamente por isso é uma recomendação tão fácil para os que buscam por séries do tipo.

Sketchbook teve apenas uma temporada, mas o mangá original foi muito mais longevo: durou de 2002 até 2019, um feito nada pequeno. Dito isso, o anime é até que muito bem fechado em si mesmo, e fornece uma experiência bastante gratificante – por mais que fique a vontade de ver mais.

.

Yama no Susume

Yama no Susume, episódio 1

Dir.: Yuusuke Yamamoto | Estúdio: 8bit

Slice of Life

Aqueles que acompanham o blog há mais tempo talvez se lembrem de eu já ter falado de Yama no Susume quando da minha segunda lista de animes ótimos curtos. Pois bem, vou reforçar a indicação aqui: esse anime é excelente, e merece bem mais atenção!

Nossa protagonista da vez é Yukimura Aoi. No seu primeiro dia como estudante do ensino médio, ela se reencontra com sua antiga amiga de infância, Kuraue Hinata. E é esta que a lembra da antiga promessa que fizeram de voltar à montanha que escalaram quando crianças.

Tímida e introvertida, muito preferindo o conforto de seu quarto, Aoi inicialmente resiste à ideia. Ainda assim, não demora até que ela ceda ao entusiasmo da amiga. Pouco a pouco, as duas vão subindo montanhas cada vez mais altas, fazendo novas amizades e vendo os mais incríveis cenários.

O anime teve três temporadas até o momento, e eu muito torço para que venha logo uma quarta. Material tem: o mangá segue em lançamento desde 2011. Com episódios de apenas 3 minutos na primeira temporada e 12 nas demais, é uma ótima pedida para os que estão sem tempo.

.

Wakako-zake

Wakako-zake, episódio 1

Dir.: Minoru Yamaoka | Estúdio: Office DCI

Slice of Life

Este é outro título que constava naquela minha lista de animes curtos. E com apenas 2 minutos por episódio, Wakako-zake bem poderia ser descrito como uma relaxante aperitivo para a alma. Mas fica o aviso: não assistam isso com fome!

Na volta para casa, após um dia de trabalho, Wakako sempre para em algum bar ou restaurante pelo caminho. Olhando o menu, ela escolhe com cuidado o que vai comer. Cada prato é, afinal, a sua pequena recompensa após um dia cansativo.

O anime é uma verdadeira exploração da culinária japonesa em todos os seus aspectos, mas é também um claro apologista da ideia da refeição como um momento de paz, tranquilidade, e mesmo um pouquinho de solidão. Alguns minutinhos para descansar e recarregar as baterias.

Baseado no mangá homônimo ainda em lançamento, Wakako-zake é uma série que nos convida a apreciar com mais calma o tempo da refeição, em vez de apenas engolir o que está na nossa frente. Mas repito o aviso: não vejam isso com fome!

.

Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge

Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge, episódio 1

Dir. Shinya Kawatsura | Estúdio: Silver Link

Slice of Life, Comédia

Sabe aqueles dias em que a preguiça bate e você só quer cochilar um pouco? Bom, imagine alguém assim em tempo integral! Assim é o protagonista titular de Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge, dotado da incrível habilidade de dormir em qualquer lugar.

Muito como em outras séries desta lista, não há bem uma história aqui. No lugar, acompanhamos o dia a dia de Tanaka e de seus amigos, enquanto levam sua pacata vida escolar (numa escola de design bem diferente do padrão! Ei, vale elogiar as pequenas coisas!).

É um anime que acaba pendendo mais para a comédia, mas que ainda carrega uma sensação de calma e conforto muito por conta do seu protagonista. Que é, vale dizer, cercado por um elenco de personagens carismáticos que lidam muito bem com seu amigo preguiçoso.

O anime foi até que bem recebido quando saiu, mas meio que caiu no esquecimento desde então. E visto que o mangá original terminou no ano passado, são bem baixas as chances de uma nova temporada. Mas tudo bem. Ponha um episódio pra tocar, deite na cama e aproveite!

.

Flying Witch

Flying Witch, episódio 1

Dir.: Katsushi Sakurabi | Estúdio: J.C.Staff

Slice of Life, Sobrenatural

Ao completar 15 anos, uma bruxa deve deixar a sua casa em prol de aperfeiçoar a própria magia. É seguindo este costume que a jovem Kowata Makoto deixa a sua cidade natal em prol de ir morar com a família de seu primo de segundo grau, Kuramoto Kei, em Aomori.

Daqui seguimos as desventuras da garota, que deve agora balancear uma vida de estudante com aquela de uma bruxa em treinamento. Felizmente ela não precisa manter a identidade em segredo – até porque ela não é lá muito boa nisso.

Mas apesar do seu cenário fantástico, o foco da série está claramente em relaxar a quem a assiste. Há uma sensação de leveza que permeia toda a história, uma que a magia inclusive ajuda a construir, na medida em que serve sobretudo para entreter e maravilhar.

Com apenas uma temporada, Flying Witch adapta ao mangá homônimo que segue ainda hoje em publicação. Bastante saudado como um dos títulos mais “comfy” de seu ano, é uma recomendação fácil para que o procuram por um anime para desestressar.

.

Amanchu!

Amanchu!, episódio 1

Dir.: Junichi Satou | Estúdio: J.C.Staff

Slice of Life

Amanchu é, em muitos aspectos, o sucessor espiritual de Aria. Não apenas os animes foram dirigidos pela mesma pessoa, Junichi Satou, como os mangás de ambas as séries são também da mesma autora, Kozue Amano.

Nossa história começa quando a introvertida Futaba Ooki se muda para uma cidade costeira, onde encontra com a extrovertida (pra não dizer pilhada) Kohinata Hikari. E esta nada demora em mostrar à sua nova amiga o seu antigo hobby: mergulho!

Se em cenário Amanchu é bastante distinto de Aria (as ruelas de Neo Venezia dando lugar à imensidão azul do mar), em tema as séries são bastante parecidas, sendo histórias sobre as maravilhas que se encontram ao nosso redor.

Até o momento, Amanchu teve duas temporadas: Amanchu! e Amanchu! Advance. O mangá original, contudo, segue em lançamento desde 2008. E enquanto eu não esperaria por uma terceira temporada, eu também não ficaria surpreso se a anunciassem algum dia ai.

.

Yuru Camp

Yuru Camp, episódio 1

Dir.: Yoshiaki Kyougoku | Estúdio: C-Station

Slice of Life

E aqui nós temos o anime que se tornou um fenômeno comercial e turístico no Japão! Protagonizado pela quieta Shima Rin e pela extrovertida Kagamihara Nadeshiko, esta é uma história sobre o campismo – no inverno!

A série segue o dia a dia das protagonistas conforme aproveitam o hobby da forma que preferem. Rin, experiente como é, preferindo acampar sozinha; e Nadeshiko, ainda iniciante nesse meio, entrando para o clube de atividades ao ar livre da escola.

Yuru Camp é um anime projetado para relaxar. Desde a sua trilha sonora, passando pelas suas belíssimas paisagens, até o fato da história se passar no inverno (com nossas protagonistas apropriadamente vestidas para a ocasião): tudo nesse anime grita “comfy”.

Adaptando ao mangá homônimo, a série teve apenas uma temporada até o momento, mas tanto uma segunda temporada como um filme já foram anunciados. Além disso, há também o spin off Heya Camp, com episódios de apenas 3 minutos.

.

Hakumei to Mikochi

Hakumei to Mikochi, episódio 1

Dir. Masaomi Andou | Estúdio: Lerche

Slice of Life, Fantasia

E finalizando esta lista, temos aqui outro anime que, muito como Tanaka-kun, foi bem recebido quando saiu, mas desde então foi meio que esquecido pela comunidade. O que é uma pena, visto que Hakumei to Mikochi é dotado de um charme ímpar.

Na história, acompanhamos a vidinha das protagonistas titulares, num mundo fantástico onde pessoas parecem ter apenas alguns centímetros de altura. Vivendo na floresta, elas levam seu dia a dia, trabalham na região, e mesmo sabem em viagem de quando em vez.

O subtítulo do anime se traduz por “pequena vidinha na floresta”, e isso resume bem o que é Hakumei to Mikochi. Um anime calmo e relaxante, habitado por um elenco variado e carismático, e um mundo que parece saído de um conto de fadas.

É o título mais recente desta lista (a frente de Yuru Camp por apenas alguns dias!), e outro que dificilmente verá outra temporada (ainda que o mangá original siga em publicação). E para os que procuram algo para relaxar, é uma recomendação fácil.


Venha discutir este artigo no nosso grupo no Facebook!


Imagem de capa: Yuru Camp, episódio 1

4 comentários sobre “10 Animes “Comfy” Pra Você Relaxar

  1. Eu não sei o que acontece comigo, eu sempre pego algum animê e começo pela metade. Eu não fazia ideia que Amanchu Advence era uma segunda temporada, e acabei vendo ele sim mesmo, e em nenhum momento pensei que faltou algo ali, a segunda temporada se mantém sozinha muito bem.
    Amei a lista! Desses aí só vi Yuru Camp e Hakumei to Mikochi, são ótimas indicações.
    Deixando também uma recomendação, vejam Comic Girls! É um animê muito gostoso e divertido sobre meninas mangakás, o elenco é tão maravilhoso, a animação é bem consistente e o timing cômico funcionou muito comigo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ando maratonando e assistindo pela primeira vez muitos dos filmes do Estúdio Ghibli e tô adorando essa sensação tão agradável e comfy que eles transmitem, mesmo os mais surreais e fantasiosos <3
    Adorei essa lista, veio na melhor hora pra eu incluir algumas sugestões na lista de próximos animes tranquilinhos pra assistir. Ótimo post!

    Blog Trívia

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s