Eu criei um grupo no Facebook. Aqui está o porquê.


Link pra quem quiser entrar


Pra ser sincero, eu mesmo não sei se isso é lá uma boa ideia – o que já não é das melhores formas de se começar um texto propagandístico. Mas eu gosto de pensar que sou um irreverente pessimista realista.

Vamos lá: eu criei um grupo no facebook para o blog e o canal. Sim, eu tenho plena consciência de que estamos em 2020. O sentimento geral de pânico causado pela situação global atual realmente não me deixa esquecer.

Mas voltando ao tópico, para que raios um grupo ?

Bom, primeiro, separemos o ideal do prático.

Falando como um idealista, eu criei o grupo para ser um espaço de debate e discussão – para aqueles que quiserem um. Um espaço para conversarmos sobre as várias facetas da cultura pop japonesa.

E se isso soa familiar, é porque eu devo ter dito algo muito parecido quando anunciei o subreddit r/animebrasil (do que eu já saí e não tenho mais ligação alguma) e o discord do blog (no qual eu ainda estou, vejam só!).

Verdade seja dita, eu já estou bastante desencantado desse discurso. E se meu único objetivo fosse criar um “espaço de discussão” eu não teria me dado ao trabalho. Não acredito que haja espaço para espaços de discussão no meio atual.

Adoraria ser provado errado nessa nova empreitada, mas não vou contar com isso.

Ao que chegamos à função mais prática de se ter um grupo do tipo: a de servir como um espaço no qual as pessoas possam discutir os artigos do blog.

Durante o tempo em que escrevi para cá eu já recebi duas ou três críticas de como o sistema de comentários do próprio wordpress não é dos melhores, mas acontece que há bem pouco que eu possa fazer a respeito (pelo menos num plano gratuito).

Foi então que recentemente me ocorreu: hey, todo mundo tem Facebook, não é? Podem não usar pra nada mais, mas provavelmente ainda têm as contas ativas.

E é aqui que entra esse grupo.

De hoje em diante, todo novo texto do blog trará, ao final, um link para a postagem dele nesse grupo. Facilitando (assim eu espero!) os comentários por parte dos leitores.

Vai dar certo? Eu não tenho ideia. Mas é como dizem: a gente se arrepende mais do que não tenta do que daquilo que tenta e falha.

Apesar do meu tom pessimista, eu realmente gostaria que vocês entrassem lá e aproveitassem o grupo como ainda outro espaço para falar sobre anime, mangá e por ai vai. Mas isso é com vocês. O espaço eu posso dar. Mas ocupá-lo exige mais de uma pessoa.

Vejo a todos no próximo artigo.

Um comentário sobre “Eu criei um grupo no Facebook. Aqui está o porquê.

  1. Diego, eu te desejo toda a boa sorte com o grupo e vou participar dele,pois você é um dos poucos criadores de conteúdo ligado a animes e mangás no Brasil que gosta de provocar reflexão crítica e aprendizagem sobre estas mídias.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s