5 Músicas da Miku Para a Noite de Natal!


Boas Festas!


É natal! Bom, ou ao menos será, em algumas horas. O que, pra ser sincero, é até difícil de acreditar. Parece que foi ontem que o ano começou, mas eis que 2020 já está batendo na nossa porta. É incrível – e também um pouquinho assustador – como o tempo voa.

Mas vamos lá que com o novo ano a gente lida em alguns dias. Agora é natal! Época de festas, de reunir a família, de trocar presentes, e todos aqueles clichês de sempre. E também a época, é claro, dos especiais de natal! Então por que não um para o blog, não é mesmo?

Para alegrar um pouco esta véspera de natal, cá estão cinco músicas natalinas da Miku! Porque já tem tempo demais desde que a última vez que eu falei de vocaloids nesse site!

Cabem aqui os avisos de sempre. Isto é uma lista, não um top, então não se prendam muito à ordem e apenas apreciem as músicas. Quaisquer citações são traduções minhas da letra em inglês, tal como você encontra na Vocaloid Lyrics Wiki. E claro: um feliz natal para todos!

.

5. Christmas wa Baito da!

Vamos então começar com a mais antiga entrada dessa lista! Lançada em 21 de Dezembro de 2008, Christmas wa Baito da! teve música por ChieP, letra por Ryoutai e vídeo por Sumomo-chan.

Aqui, temos que a Miku arrumou um trabalho de meio período na noite de natal. “980 doces a hora / O empregador usa uma roupa vermelha”. Pois é: a garota acaba de se tornar uma legítima ajudante do Papai Noel, completa ainda com uma adorável fantasia de rena. E sabem, acho que esse é um bom adjetivo para essa música como um todo: adorável.

Na letra, vemos como se dá a noite da Miku, entregando presentes, se perdendo na neve e fazendo bonecos de neve. O visual, por sua vez, assume um estilo quase chibi de desenho, com uma coloração que lembra muito ilustrações de livros infantis. Uma combinação que cria aqui um clima infantil no melhor sentido possível do termo. É natal, afinal de contas.

.

4. Happy Merry Christmas

E temos aqui um pequeno lembrete de que o natal é, no fim das contas, uma época de festa. Lançada em 23 de Dezembro de 2010, Happy Merry Christmas teve letra e música por kuibel e ilustrações por CoCoLoli.

Na letra, Miku nos pede que lembremos da magia dessa data. “Não esqueça de como se sentia naqueles dias, quando pendurava meias e sonhava”. Ao fundo, podemos ver como os diferentes vocaloids da Crypton passam a noite: de Len e Rin tendo uma briga de bolas de neve, passando pela Luka apreciando a noite, até a Miku saindo em um encontro.

“Quando você olha para o céu e escuta com atenção / Veja, você pode ouvir uma canção de alegria”. Esta noite é para se divertir. A seu modo, e com quem preferir. Amigos, família ou sozinho: o importante é que esteja sorrindo. Não é?

.

3. Märchen Snowman

Não tem com quem passar o natal? Que tal então um boneco de neve? Lançada em 21 de Dezembro de 2015, Märchen Snowman teve letra e música por RUBY-CATMAN e ilustrações por Urara.

Nesse pequeno conto de fadas (märchen), temos aqui uma garotinha solitária na noite de natal. Boneco de neve feito, a menina pede a este que abra os olhos, “pela magia do sino da meia-noite”. E funciona! O boneco ganha vida, os dois dão as mãos e voam pela cidade noite adentro, aproveitando o pouco tempo que terão juntos.

É uma música bonitinha, talvez até um pouquinho agridoce se você pensar um pouco a respeito. E a título de curiosidade: no Japão o natal é tido como uma festa para os casais, o que explica porque a letra parece ter um tom meio romântico. Bom, isso, e porque o boneco de neve tasca um beijo na Miku assim que ele acorda.

.

2. Merry & Nicolaus

E falando em músicas agridoce… Lançada em 23 de Dezembro de 2011, Merry & Nicolaus teve letra e música por BuzzG, ilustrações e vídeo por Mogeratta, com Kei Nakamura no baixo.

Agora, até aqui na lista eu venho resumindo o assunto de cada música, mas com esta isso é um pouco mais difícil de fazer. Essa é uma daquelas músicas mais focadas na história que quer contar, o que torna difícil falar dela sem dar spoilers. Então, ao invés disso, acho que vou deixar esta como uma recomendação cega mesmo: vão lá e confiram por si mesmos!

O que eu posso dizer é que a história começa com o encontro dos personagens titulares, e que é em essência uma música sobre o espírito natalino de dar e receber. “Deixe pra lá o poder de fazer milagres / Encontrei algo muito mais precioso / E foi você quem me ensinou.” Bonita e tocante, vale a pena dar uma conferida.

.

1. Snow Song Show

Mas vamos então terminar com um show! Lançada em 12 de Dezembro de 2012, Snow Song Show foi uma colaboração entre os producers sasakure.UK e DECO*27, com ainda ilustrações de akka, mirto e Souno, além de vídeo por hie.

Na música, temos uma cidade que se esqueceu do Papai Noel – e, por extensão, do próprio natal, se tornando literais bonecos de neve tristes. Inconformada, Miku então decide tomar o posto do bom velhinho. “Vê como esta música colore a cidade? / Não permita que aquele dia seja esquecido / Lembre-o, ame-o / Para que possamos sorrir novamente”.

Conforme envelhecemos, tendemos a esquecer como nos sentíamos quando esperávamos, à noite, a chegada do Papai Noel. Talvez por isso essa perda da “magia” do natal seja um tema tão comum em histórias que abordem essa data. Snow Song Show, muito como Happy Merry Christmas até, vem para pedir que não esqueçamos o que é ver o natal como uma data especial.

A todos vocês, um Feliz Natal. E até a próxima o/

Imagens (na ordem em que aparecem):

1 – sasakure.UK & DECO*27, ft Hatsune Miku – Snow Song Sow

2 – ChieP, ft. Hatsune Miku – Christmas wa Baito da!

3 – kuibel, ft. Hatsune Miku – Happy Merry Christmas

4 – RUBY-CATMAN, ft. Hatsune Miku – Märchen Snowman

5 – BuzzG, ft. Hatsune Miku – Merry & Nicolaus

6 – sasakure.UK & DECO*27, ft Hatsune Miku – Snow Song Sow

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s