Informes – Sobre o blog, o canal, e Vinland Saga


Então… Precisamos conversar.


Como já é de praxe nesses informes que eu faço, vamos começar com a versão “nem li, nem lerei” da coisa, que se resume essencialmente em dois avisos.

Primeiro: que eu vou parar com os comentários semanais de Vinland Saga. Não é um formato pra mim, e por mais que eu deteste deixar a série incompleta, não estou inclinado a seguir ainda outros quatro meses produzindo esses textos (ah, mas vejam o anime, ta bem legal!).

Segundo (e talvez até mais importante): eu vou dar uma “desacelerada” com o blog e com o canal. Postar com menos frequência. Er… talvez. É um pouco mais complicado que isso, mas em resumo, não estranhem se demorar a sair novos textos ou vídeos.

O informe em si é isso. Mas como também é de praxe por aqui, continue lendo se você quiser uma explicação do porquê de eu ter tomado essas decisões.

.

Antes, deixem eu explicar melhor esse meu segundo informe.

Atualmente, como qualquer um que acompanha o blog e o canal sabe, eu mantenho uma periodicidade semanal em ambos. Quando eu digo que quero “desacelerar”, não é bem que eu quero acabar com essa periodicidade. O intento é só “relaxar” ela um pouco. Continuar tentando postar semanalmente, mas se não der, bom, tudo bem.

E esse “tudo bem” eu digo mais pra mim do que pra vocês.

Vocês já se perguntaram de onde vem essa periodicidade semanal na internet? Em parte ela é certamente uma continuação da que já existia na televisão, mas em parte ela é também consequência das ferramentas de busca desse ambiente digital: Google e YouTube.

Ambas as plataformas veem a recorrência com bons olhos. Publique com frequência e ranqueará melhor nas buscas do Google. Poste vídeos com frequência e será favorecido pelo algoritmo do YouTube. Nesse ponto essas já são verdades inquestionáveis para qualquer um que queira produzir conteúdo, e elas são mesmo verdade.

Só tem um problema: se você se deixar levar por isso, mais cedo ou mais tarde o publicar se tornará uma obrigação. Porque, nesse ponto, o não postar passa a ter consequência: você vai meio que “desaparecendo” da internet.

Se em algum momento você se perguntou porque tantos criadores de conteúdo reclamam de sofrer com burn out, essa é uma das razões. Quando algo que você faz por diversão se torna uma obrigação, muito do “brilho” da coisa vai se perdendo. E enquanto eu não cheguei nesse ponto, não estou tão longe assim dele.

Eu meio que interiorizei esse sentimento de dever para com o blog e o canal, essa ideia de que eu tenho que postar toda semana. E quando eu não consigo – porque faltou tempo, porque não estava a fim, ou pelo que quer que seja – vem bem forte uma sensação ruim. Como se o postar daqui devesse ser uma prioridade.

Só que não é. E não tem porque ser. Eu não ganho um centavo com esse blog, nem tenho uma audiência lá muito grande. Não há porque forçar profissionalismo aqui.

Basicamente, eu quero que isso aqui volte a ser um hobby. Algo que eu faço por diversão. Porque eu quero. Eu quero escrever porque tenho algo a dizer, não porque é quarta-feira e “bom, tem que sair alguma coisa, né”. Esse tipo de pensamento faz o blog parecer um peso, e eu não quero isso.

Eu ainda vou tentar postar toda semana. Mas não vou mais me forçar a postar. E se passar uma semana ou outra sem novidades por aqui, tudo bem. Tem a próxima. E a depois dessa.

É por esse motivo também que eu estou parando com os comentários semanais de Vinland Saga. O fato de que isso me obriga a me manter em dia com o anime e a fazer um texto dele toda semana… não, obrigado. Foi legal como experiência, mas já deu pra ver que não é pra mim. Eu preciso de mais flexibilidade do que isso.

Talvez as coisas nem mudem tanto, e esse informe se torne inútil. Talvez eu passe ai umas semanas sem postar, e se for o caso vocês agora já sabem porquê.

Seja como for, eu preciso repensar a minha relação com esse blog. O especial de 5 anos foi um bom começo pra isso, e eu mantenho o que disse ali: não pretendo desaparecer. Mas já tenho obrigações o bastante na vida. Não quero que o blog se torne mais uma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s