[Vídeo] O que torna um anime perfeito?


Comentando meu Top 3 – Parte 2: Hourou Musuko


Roteiro:

O que torna um anime “perfeito”? Pergunte isso a dez pessoas e boas são as chances de você terminar com dez respostas diferentes. Ainda assim, permitam-me dedicar alguns minutos a um dos poucos animes que eu chamaria de “perfeito”.

Depois de eu ter assistido Kino no Tabi, por um bom tempo ele ficou como o meu indisputável top 1. Claro, eu vi vários outros animes que gostei bastante, mas nenhum que chegasse sequer perto de tomar o posto de Kino. E ai eu vi Hourou Musuko.

Anime sobre duas crianças transgênero, eu lembro de primeiro ter ouvido falar dele numa lista qualquer de séries com personagens “trap”. E eu também lembro de, na hora, não ter me interessado muito pela premissa.

Pra contexto, eu não costumo me interessar por melodrama, esses animes “pra chorar”. É o que me mantém até hoje afastado de títulos como AnoHana ou Clannad. E Hourou Musuko tendo como premissa um olhar sério sobre a questão da transexualidade, com duas crianças como protagonistas, eu imediatamente pensei: isso deve ser triste pra caramba.

Mas, por algum motivo qualquer, eu acabei eventualmente assistindo o anime. E bom, já pra tirar isso do caminho, não, ele não é nada tão pesado. Na verdade, é uma história até que bastante esperançosa. Sincera, isso é importante dizer, e definitivamente séria. Mas ainda essencialmente um slice of life, que inclusive consegue trabalhar com uma gama bem variada de emoções. De momentos mais angustiantes até alguns um pouco mais cômicos.

Mas voltemos ao que eu disse no começo. Afinal, por que eu chamaria Hourou Musuko de “perfeito”?

Bom, acho que antes de mais nada é importante eu reconhecer que falo isso muito como uma hipérbole. Perfeição não é algo que você possa medir, não em obras de arte, então não levem o termo tão no literal assim. Dito isso…

O que me fez elevar Hourou Musuko de apenas mais um anime que eu gostei bastante para o meu segundo anime favorito foi o quão “fechado” ele é. Com isso eu quero dizer: tudo nesse anime parece estar a serviço de algo. Cada personagem, cena, fala ou episódio parece ter um propósito aqui, gerando uma situação na qual qualquer coisa que fosse tirada faria falta.

Ainda hoje eu tenho em Hourou Musuko o meu referencial para várias coisas. Seus personagens são excelentes, muito bem caracterizados e desenvolvidos. Tematicamente é uma obra bastante rica, que ainda merece elogios pela maturidade e sobriedade com que tratou de seus assuntos. Seu estilo artístico colabora a criar um clima de inocência e melancolia que lindamente reflete os seus protagonistas. Sua animação é fluida, os cenários detalhados e vivos, a trilha sonora muito bem complementando cada cena… Honestamente, eu poderia passar horas elogiando esse anime.

Se Kino foi meu primeiro choque, Hourou Musuko foi o meu segundo. E se aquele me atraiu por uma faceta sua em especifico, a capacidade de tocar numa pluralidade de temas, este me atraiu por… bom, tudo, eu diria. Uma obra que entretêm, provoca e impressiona. E que segue tão atual e relevante hoje quanto no ano em que saiu.

Não é um anime pra todo mundo. Nenhum anime o é. Pra mim, porém, ele sempre será perfeito.

Um comentário sobre “[Vídeo] O que torna um anime perfeito?

  1. Pra mim o que tornaria um anime muito bom é aquele capaz de desenvolver o próprio universo é a trama dos personagens. Exemplos como Fullmetal Alchemist e Attack on Titan: são anime até de certo modo com um mundo simples e parecido com o nosso porém consegue evoluir de maneira que quer sempre mais explicação. Infelizmente que não é o caso de muitos animes que apresentam um mundo fantástico é explicam de maneira comum demais “um sim porque sim”.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s