[Vídeo] Indicação #20 – Kino no Tabi


Você já teve inveja dos pássaros?


Roteiro:

Uma garotinha e sua moto falante. Se isso talvez soe como o começo de uma fábula, deve ser porque essa palavra muito bem define a experiência que é Kino no Tabi.

Anime de 2003 do estúdio ACGT, baseado na light novel homônima de Keiichi Sigsawa, aqui acompanhamos a viajante Kino e sua moto Hermes, conforme vagam de país em país sem um destino certo, sem nunca ficar mais do que três dias em cada lugar.

Obra essencialmente temática, seu maior apelo está nas questões que trabalha. Episódico, cada país visitado funciona muito como seu próprio conto, subjacente ao qual está sempre uma questão qualquer sendo trabalhada – dai a minha comparação com a fábula. Comunicação, solidariedade, fanatismo, trabalho, vingança… É uma obra bastante eclética nos temas que aborda, sempre deixando o espectador com algo sobre o que refletir ao final de cada episódio.

O contraponto, no entendo, é que justamente pelo anime ser assim ele pode ser difícil de recomendar para quem não se interessa por histórias mais temáticas.

Eu não quero dar a entender aqui que o anime não oferece nada além de temas, porque isso também não seria verdade. Em termos de personagens, Kino é muito bem construída e muito bem trabalhada, além de carismática. É humana, e por mais hábil que seja com suas armas vemos também como ela ainda é sujeita ao medo e ao arrependimento. E as diferentes histórias que o anime conta são também divertidas de acompanhar em si mesmas, com seus personagens e twists. E ei, ainda que não tenha a mais emocionante das animações, há algum tanto de ação aqui também, para os que gostam. O autor da light novel é um fanático por armas, então já imaginem.

Mas nada disso é foco da obra, ou ao menos não ao nível que são os seus temas. É uma história muito mais reflexiva do que estamos acostumados a ver, em qualquer mídia eu até diria, e a sua predisposição a esse tipo de história vai muito determinar o quanto você apreciará esse anime. Dito isso, eu estou ainda pra ver alguém que não o ache no mínimo muito bom, e eu pessoalmente o tenho como o meu anime favorito.

Entre outros elogios que eu poderia fazer, estão aqueles direcionados à sua parte técnica. Sim, como eu acebei de dizer, essa não é a mais emocionante das animações. O que não significa que o anime seja travado ou mal animado, só que não costuma haver muita coisa e mexendo na tela mesmo. Mas outras áreas mais que compensam esse detalhe.

Sua identidade visual é muito forte. Esses cenários em aquarela reforçando o caráter de fábula da obra. Sua direção é também bastante digna de nota, e a trilha sonora lindamente complementa cada cena.

Se você procura algo diferente para assistir, dê uma chance a esse anime. É uma experiência que vale muito a pena se ter, e garanto que irá terminá-lo com pelo menos um pequeno punhado de episódios ficando na memória por ainda um bom tempo.


Agora, antes de encerrar esse vídeo, eu queria fazer também um anúncio bem legal sobre Kino no Tabi.

Para quem ainda não sabe, em Agosto agora o blog completa 5 anos de existência, e como parte das comemorações eu decidi aproveitar o mês para analisar cada episódio de Kino. Todo domingo, terça, quinta e sábado sairá um texto no blog comentando um episódio da série de 2003.

Os textos já começam a sair amanhã, dia 3 de Agosto, e eu também devo criar um canal específico para os comentários e Kino no discord do blog. Adoraria ver vocês por lá, já que essa é uma série com potencial para render uma boa conversa. E ei, se render, quem sabe não faço disso algo mais recorrente.

Mas por enquanto eu vou parando por aqui. Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s