Muitas novidades estão a caminho!


Um longo, mas importante, informe.


Parando um pouco pra pensar, eu acho que até aqui a vasta maioria dos informes que eu fiz foram negativos. Geralmente avisos de hiato e coisas do tipo. Bom, este fica como uma das exceções: há bastante coisa positiva que eu venho, há já algum tempo, querendo compartilhar com vocês.

As últimas semanas me foram até que bem movimentadas, em termos de alguns projetos pessoais, diretamente ligados ou não ao blog. Alguns desses projetos já estão em pleno funcionamento. Outros estão entrando nas etapas finais. E alguns são ainda para o futuro. Ainda assim, gostaria de falar de todos eles com vocês. Logo mais os leitores verão algumas mudanças aqui pelo blog, e acho importante dizer o que vem pela frente.

Mas bom, isso já está vago o bastante. Vamos logo ao que realmente interessa. Há vários assuntos que eu quero abordar, então comecemos daqueles projetos já em plena execução e avancemos até os que ainda são apenas um sonho (também nem tão) distante. Nessa ordem, falemos sobre: o r/animebrasil, o Café com Anime, e o aniversário de 5 anos do blog.

 


O r/animebrasil


Foi em fevereiro do ano passado que eu abri o subreddit r/animebrasil. Minha intenção, e eu acredito que deixei isso claro na época, era a de criar um espaço em português que priorizasse o debate e a discussão. Eu sentia à época (e mesmo diria que sinto até hoje) falta de algum lugar para se falar sobre animes onde a conversa não fosse dominada por memes copiados lá de fora ou por joguinhos de “quem ganha”.

Mas pra encurtar uma longa história, acabou que o sub não deu assim tão certo. Acho que era de se esperar: era um ambiente novo, sem lá muita gente ativa para começo de conversa. E após passar esse primeiro momento da novidade eu mesmo meio que fui me distanciando do sub. E enquanto ele não virou uma terra de ninguém (eu ainda entrava ocasionalmente para moderar o que fosse preciso), ainda se perdeu aquela ideia original. Até agora.

No começo do mês passado, eu abri no sub uma thread deixando bem clara a minha posição. Aquele já não era mais o espaço que eu queria que fosse, então havia ai duas possibilidades: passar a bola para quem quisesse, ou completamente reformular o sub. E para a minha honesta surpresa, a maior parte das pessoas que comentaram ali optaram pela segunda opção. Então começamos a reforma.

O sub foi completamente remodelado. As regras foram atualizadas. Temos agora uma equipe de verdade de moderadores. E estamos aos poucos atualizando a aparência do sub (se você usa o new reddit isso fica bem fácil de perceber, mas mesmo no old já da pra notar algumas mudanças). Eu ainda não estou tão envolvido com o sub quanto gostaria em termos de criar threads e participar nas discussões, mas ei, um passo de cada vez.

Ponto em caso: se você não conhecia o sub, ou se saiu dele por conta de como estava antes, considere dar uma nova passada por lá. Ainda há muito trabalho a ser feito: ainda somos um espaço pequeno, sem tanta gente ativa assim, mas pelo menos agora estamos melhorando.

 


O Café com Anime


1. Fim do Café com Anime

Então né… Pra quem disse que tinha tantas boas notícias a dar, eu imagino que o título dessa seção seja um tanto quanto confuso… Mas leiam até o final.

Sim, o Café com Anime vai acabar. Amanhã vai ao ar o artigo de discussão dos episódios 23 e 24 de Dororo, e ai o projeto se encerra – nesse formato. O motivo maior, sendo bastante sincero com vocês, é tempo. Quem acompanhou apenas o Café de Dororo viu que por vezes tivemos de falar de dois episódios por vez, porque não conseguíamos falar tudo o que gostaríamos de um episódio no espaço de apenas uma semana.

E o Café de Dororo ainda foi o que menos sofreu com nossas agendas! Quem acompanhou os de Sarazanmai ou acompanha os de Carole & Tuesday viu que por vezes falamos de três ou quatro episódios de uma vez. Então diante de um cenário do tipo nós quatro sentamos (er, metaforicamente) para discutir o que fazer com o projeto. Continuar na próxima temporada ou não? Bom, o “não” ganhou. Mas com um asterisco.

 

2. Um novo servidor no Discord

Nós sabemos que há, na audiência de todos os quatro blogs, pessoas que gostam de ler as nossas conversas. Foi então que pensamos: ao invés de apenas ler, porque não convidar a todos a participar?

Acredito que já dissemos isso outras vezes, mas o Café com Anime funciona através de um servidor no discord. Um que é privado a nós quatro, onde discutimos e ai transcrevemos a discussão para nossos blogs. E foi ai que nos ocorreu: abrir o servidor para o nosso público. E criar, ali, um espaço para se discutir os animes da temporada. Continuamos dando a nossa opinião, mas agora sem um tempo limite e com maior interação com vocês.

O servidor ainda não está aberto. Há ainda algumas coisas que estamos resolvendo. Temos de arrumar a casa, por assim dizer. Provavelmente eu farei um novo informe só para avisar quando ele estiver pronto. Mas uma coisa eu posso dizer: vai ser logo. A nova temporada começa essa semana, e não queremos nos atrasar demais. Então fiquem no aguardo. Agora, até lá…

 

3. O retorno dos Comentários Semanais

Com o fim do Café, abre-se ai um espaço na agenda do blog. Não temos mais o que publicar às segundas, afinal. E enquanto eu podia só deixar assim, me parece uma boa oportunidade para retomar um velho projeto. Mas de novo: com um asterisco.

Quando eu primeiro comecei os Comentários Semanais, eu comecei sob a premissa de falar de tudo. Bom, tudo que eu estivesse assistindo, pelo menos. Até animes já finalizados que eu estava vendo pela primeira vez entraram na conta. Só que vejam só: falar de uns 10 animes toda semana é mais difícil do que parece! Quem diria, não é? No fim, eu tive de abandonar o projeto porque sentia que ele estava interferindo com os demais artigos do blog.

Por conta disso, ainda que eu queira retomar o quadro, eu não vou tentar replicar a megalomania de falar sobre tudo. Eu ainda não decidi de quantos irei falar, mas pelo menos por essa temporada eu estou bastante tentado a falar de um só. O anime que estou mais animado por, e também aquele que eu teria escolhido se o Café fosse continuar como estava: Vinland Saga.

Eu leio o mangá de Vinland, e é facilmente um dos meus títulos em lançamento prediletos. E cobrir o anime semanalmente me parece uma boa ideia. A vantagem é que, não tendo de dividir o quadro com outros quatro ou cinco títulos, eu poderia falar análises bem mais aprofundadas sobre cada episódio, e acho que Vinland merece. E se não der certo, sempre podemos voltar ao modelo de falar de uns dois ou três por temporada.

 


O Aniversário de 5 Anos do Blog


Sendo bastante sincero, é até difícil de acreditar que já vão fazer 5 anos desde que comecei a escrever sobre animes. Às vezes parece que quanto mais velho você vai ficando mais rápido o tempo parece passar. Mas bom, o fato é que cá estamos. Em agosto de 2019, o “É Só Um Desenho” completa 5 anos de existência. E seria um desperdício deixar a data passar sem fazer nada, não é?

Agora, praticamente tudo o que eu quero fazer para o aniversário do blog ainda está em fase de planejamento, e está também suscetível a mudanças. E claro, fiquem a vontade para dar o feedback: se gostam dessas ideias, se têm ainda outras, e por ai vai. Mas por agora, aqui o que venho pensando.

 

1. Artigos especiais.

Essa é provavelmente a parte mais “nebulosa” de todo esse projeto, mas gostaria de lançar ao longo do mês de agosto artigos especificamente sobre o blog e sobre a minha experiência como criador de conteúdo. De curiosidades como os artigos mais acessados a coisas talvez mais pessoais, como os meus artigos favoritos ou o que aprendi em 5 anos criando conteúdo sobre essa mídia. Sugestões são bem vindas!

 

2. O retorno das análises.

Quando o blog primeiro abriu, o foco dele eram as análises de anime. Textos que exploravam como um dado anime abordava um determinado tema. Como Sword Art Online questiona o que seria a realidade. Como Hourou Musuko retrata a transexualidade. Como Fullmetal Alchemist nos apresenta a Pedra Filosofal. Textos que eu gostava de produzir, mas que davam bastante trabalho. E esse era o problema.

Eu nunca oficialmente abandonei o quadro, mas se não me falha a memória o último artigo do tipo foi o de Fullmetal, lá em 2016. Três anos se passaram, e eu já tentei recomeçar o quadro algumas vezes, mas nunca fui muito além. Dá trabalho. Os animes que gostaria de analisar não são exatamente populares. Eu ia conseguir fazer uma boa pesquisa? Alguém ia ler? No fim, eu sempre engavetava a ideia, dizendo a mim mesmo “mês que vem eu tanto de novo”. E esse mês que vem nunca chegava.

Adoraria mudar isso. Retomar esse quadro que foi a base do blog quando a ideia primeiro me surgiu. E espero que até o fim de agosto eu consiga. Mas vou ser bastante sincero: não estou imensamente confiante de que irei conseguir. Inclusive, eu até meio que espero que fazer esse anúncio me sirva de motivador.

Em todo caso, eu ao menos já sei do que planejo falar. Há literalmente anos venho querendo escrever um artigo sobre como Gatchaman Crowds explora o chamado “efeito manada”, então é por ai que irei começar. E se der certo, se eu conseguir produzir o artigo, posso tentar de novo com outros títulos (adoraria falar sobre a relação de Vinland Saga com as Vinland Sagas, por exemplo). Desejem-me sorte!

Ah, e um “P.S.”: o quadro “História” é outro que quero retomar. Mas um passo de cada vez.

 

3. Especial Kino no Tabi

E finalizando essa longa linha de informes, tenho o que talvez seja o projeto mais ambicioso dessa leva. É o aniversário do blog, então que melhor momento do que esse para falar do meu anime favorito até ninguém aguentar mais?!

Durante o mês de agosto, eu planejo lançar uma série de artigos analisando episódio a episódio do anime de Kino no Tabi (a versão de 2003, para ser bem claro). Mas não só isso: a ideia é começar com um artigo especial fazendo um panorama de toda a franquia: light novels, mangás, animes, e o que mais eu conseguir encontrar.

Adoraria se os leitores do blog me acompanhassem nessa empreitada. Caso ainda não tenha assistido o anime, eis ai uma ótima oportunidade. É uma série absolutamente fascinante, e com muito a se comentar.

Quando virar agosto, sairá um artigo de Kino toda terça, quinta, sexta e sábado. Quatro por semana, até sobra tempo no mês. E claro, se o projeto der certo eu adoraria fazer dele algo regular. Há vários animes que eu adoraria comentar episódio por episódio. Mas bom, primeiro Kino.

E isso conclui os nossos informes. Muitos desses assuntos voltarão a aparecer aqui no blog: eu farei um artigo só anunciando o discord do Café com Anime, bem como um para essa rewatch de Kino no Tabi em momento apropriado. Mas por agora, fiquem com esse gostinho do que está por vir. E até a próxima o/

Imagem: Hitoribocchi no Maru Maru Seikatsu, episódio 1

2 comentários sobre “Muitas novidades estão a caminho!

  1. eu sempre assisto os animes que voce faz review e analises só pra poder ler, feliz de saber que analises podem acabar voltando o/ enfim
    top pra caramba to ansioso pra tudo tudo isso ai

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ótimas notícias. Fiquei bastante feliz pela volta das análises. Gosto também dos Comentários Semanais, é legal ver que vão voltar. Eu assisti a Kino no Tabi já faz bastante tempo e queria reassistir. Esse especial vai ser um bom incentivo pra mim, além de poder ver uma análise de cada episódio a medida que eu assisto. Gostei demais!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s