5 Animes Curtos Para os Mais Variados Gostos (Parte 2)


Animes para quem está sem tempo


E pensar que já faz quase três anos desde o lançamento da primeira lista desse tipo, lá em junho de 2016. Bom, imagino que a demora para sair outra meio que denuncia que eu não sou muito de assistir shorts, esses animes cujos episódios variam dos 3 aos 15 minutos de duração. Dito isso, de lá pra cá eu certamente assisti mais alguns, então acho que já passou da hora de fazer uma “parte 2” para aquela listinha.

Como da última vez, eu fiz o possível para escolher títulos bastante variados em gênero e época. E como eu sempre digo em todas as minhas listas: isto aqui não é um top. Estes não são os melhores animes curtos nem nada do tipo, mas sim apenas uma pequena seleção de cinco títulos que eu gostei e que decidi compartilhar com vocês. E se acha que faltou algum, a seção de comentários está ai pra isso.

E com os avisos de sempre fora do caminho, vamos então à listinha. Uma boa leitura a todos /o/

 

5. Kagewani

Já de cara eu vou dizer que Kagewani sofre de um sério problema: seu final é bem pouco conclusivo. O que já seria chato em uma adaptação, mas considerando que o anime ainda é uma produção original, e portanto não há nenhum mangá, light novel ou videogame para dar sequência à história, esse é um detalhe que pode frustrar não poucas pessoas (e com razão). Dito isso, se você for do tipo que prefere a jornada ao destino, Kagewani entrega uma divertidíssima jornada.

Nossa história começa quando criptídeos começam a aparecer pelo Japão, com os primeiros episódios assumindo um ar de terror onde o sair vivo é a maior vitória possível. Entretanto, rapidamente vamos descobrindo que há algo a mais por trás dessas aparições, conforme o doutor Banba pesquisa a ligação desses criptídeos com a misteriosa figura do “crocodilo das sombras”: o kagewani. Suspense e mistério, do sobrenatural à ficção científica, é um título que prende a atenção do começo ao fim, apesar de algumas falhas e inconsistências aqui e ali.

Uma produção do estúdio Tomovies, com direção de Takashima Tomoya e roteiro de Kumamoto Hiromu, Kagewani teve duas temporadas de 13 episódios cada, a primeira em 2015 e a segunda em 2016, com cada episódio tendo em média 7 minutos de duração. Destaque ainda para a trilha sonora, que entrega ótimos encerramentos e insert songs, e para o seu estilo artístico, que parece tentar emular o uma vez popular teatro de rua kamishibai. Um título diferente que bem merece um pouco mais de atenção (e uma terceira temporada…).

 

4. Turning Girls

Quando se fala nos shorts produzidos pelo estúdio Trigger, a maioria das pessoas já deve ter pelo menos ouvido falar de séries como Inferno Cop ou Uchuu Patrol Luluco. Mas há um que quase ninguém menciona. Uma série em 7 episódios, cada qual com cerca de 5 minutos de duração: Turning Girls.

“Nesta noite, as garotas enfrentam ainda outra azeda batalha contra o momento de virada em suas vidas”, é o que nos diz a narração no começo de cada episódio. Uma comédia despretensiosa, protagonizada por quatro jovens adultas: a avoada Nana, a fujoshi Chiwa, a gótica Kai, e a auto-proclamada idol Kaeru. Um slice of life onde acompanhamos o dia a dia de trabalho e lazer desse grupo de companheiras improváveis.

Otsuka Masahiko, co-fundador do estúdio Trigger, é apontado como o diretor do anime, mas ainda mais curioso é que a produção teria ficado a cargo da staff feminina do estúdio, especificamente aquelas que não eram animadoras, como nos conta esta entrevista. O que provavelmente explica o caráter amador de toda a produção, mas diria que é isso que dá seu charme. Lançado em 2013, Turning Girls está disponível no YouTube, com legenda em inglês.

 

3. Tsurezure Children

Originalmente um web-manga yonkoma, escrito e ilustrado por Wakabayashi Toshiya, em 2017 Tsurezure Children teve sua adaptação em anime pelo estúdio Gokumi, com direção de Kaneko Hiraku e roteiro de Urahata Tatsuhiko, contando com um total de 12 episódios com cerca de 12 minutos cada.

Uma divertida comédia romântica, não há realmente muito o que falar aqui. Ao longo dos episódios, vamos acompanhando o dia a dia de um elenco bastante vasto de personagens, sem que nenhum se estabeleça realmente como o principal. O tema comum que liga cada um deles sendo o primeiro amor, conforme vamos vendo a formação de diversos casais ao longo do anime, além das dificuldades que cada um deles enfrenta.

É uma premissa simples, mas que também é muito bem executada. Sua comédia é uma que constantemente me fazia rir alto, mas o título também não esquece da parte “romântica” da “comédia romântica”, entregando momentos genuinamente fofos e tocantes envolvendo esses personagens. Recomendação fácil para os que procuram algo para rir um pouco, mas também para os fãs de um bom romance.

 

2. Wakako-zake

Após um dia de trabalho, sempre cansativo e estressante, o aroma dos variados restaurantes e lanchonetes pelos quais passamos parece soar ainda mais convidativo. Afinal, que melhor forma de espantar os fantasmas – ou de celebrar os bons dias – do que com um bom prato de nossa comida predileta? Bom, ou pelo menos Wakako-zake tece um caso bastante convincente nesse sentido.

Mangá escrito e ilustrado por Shinkyu Chie, em 2015 Wakako-zake teve sua adaptação em anime pelo estúdio Office DCI, com direção de Yamaoka Minoru. Contando com 12 episódios de cerca de 2 minutos cada, aqui acompanhamos Wakako, que na volta do trabalho sempre para em algum lugar para uma boquinha. Sua “recompensa no caminho para casa”, como coloca a música de abertura.

Parte iyashikei, parte anime gourmet, o título é uma tentadora exploração da cozinha japonesa e do prazer simples de se apreciar uma boa refeição. Um título que acalma e relaxa, mas – atenção – que também vai de deixar com fome. Ah, e se o leitor quiser um pouco mais de informação sobre o gênero gourmet, o Vinicius publicou um ótimo artigo sobre ele lá no Finisgeekis, então deem uma passada por lá.

 

1. Yama no Susume

E finalizando essa pequena listinha de recomendações, temos o mais que excelente Yama no Susume. Ou, como o anime é também conhecido, “garotas fofinhas subindo montanhas”!

Na história, o reencontro da introvertida Aoi com sua antiga amiga de infância Hinata leva a segunda a propor à primeira que cumpra com a antiga promessa das duas de algum dia voltarem à sua “montanha prometida”: a montanha que escalaram juntas quando crianças. Assim, Aoi vai se introduzindo no montanhismo, subindo a alturas cada vez mais altas, fazendo novas amizades e crescendo como pessoa.

Com um elenco carismático e bem trabalhado, momentos de drama muito bem executados, e um scenary porn que faz jus à primeira frase da música de abertura da terceira temporada – “a Terra é uma caixinha de tesouros” -, essa adaptação do estúdio 8-Bit do mangá homônimo de Shiro traz todas as marcas de um ótimo iyashikei, mais que indicado para aqueles precisando relaxar um pouco.

Dirigido por Yamamoto Yusuke, com roteiro de Fudeyasu Kazuyuki, a primeira temporada do anime estreou em 2013, com 12 episódios de aproximadamente 3 minutos cada. Já no ano seguinte, 2014, tivemos a segunda temporada, agora com 24 episódios de 12 minutos cada. Finalmente, em 2018 tivemos a terceira, que voltou ao montante de 12 episódios, mas mantendo a marca de 12 minutos cada.

Um título que merece bem mais atenção e, pelo amor de quem seja, uma quarta temporada!

E você, leitor, que achou desta seleção? Sinta-se a vontade para descer um pouco mais página e deixar um comentário com a sua opinião.

Imagens (na ordem em que aparecem):

1 – Yama no Susume, episódio 1

2 – Kagewani, episódio 1

3 – Turning Girls, episódio 1

4 – Tsurezure Children, episódio 1

5 – Wakako-zake, episódio 1

6 – Yama no Susume, episódio 1

Anúncios

Um comentário sobre “5 Animes Curtos Para os Mais Variados Gostos (Parte 2)

  1. Eu não sou muito acostumado a assistir a animes curtos, podendo contar nos dedos o quanto eu vi em toda minha vida, mas acho que agora vou começar a ver justamente por causa do meu tempo, que vai ser bem restrito nesse ano. Valeu pela lista =)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s