Uma Rápida Review – Uchuu Show e Youkoso


Uma viagem pelo universo.


Eis aqui um título para o qual eu fui sem saber absolutamente nada a respeito, e que felizmente se revelou uma mais que agradável surpresa.

Nossa história começa durante as férias de verão, quando as cinco crianças de uma pequena vila nas montanhas decidem acampar na escola por uma semana. Logo no primeiro dia elas se aventuram pela mata próxima, em busca do coelho de estimação da escola que havia fugido, mas eis então que acabam topando com um agroglifo, em meio ao qual encontram ainda um cãozinho bastante ferido.

Levando-o para a escola e cuidando dos ferimentos, a maior surpresa vem quando ele acorda. Apresentando-se como Pochi, ele afirma ter vindo do planeta Wan, estando na Terra para pesquisar a presença a de uma planta que deveria estar extinta há eras. E querendo agradecer às crianças, ele diz que elas podem pedir o que quiserem, ao que as cinco desejam então viajar para o mais distante que puderem.

Assim começa o que virá a ser uma divertida e imaginativa aventura pelo universo, conforme os personagens percorrem diferentes mundos enquanto são perseguidos por ladrões que buscam a exata mesma planta que Pochi pesquisava. Um ótimo filme para reunir a família numa tarde.

Sem dúvida nenhuma o elemento mais distinto de Uchuu Show e Youkoso é o seu visual. Seus cenários são incrivelmente coloridos e vivos, além de surpreendentemente diversos. Mesmo planetas nos quais as crianças ficam por apenas alguns instantes ainda recebem um visual distinto e memorável. Isso sem mencionar a excelente animação, fluida do começo ao fim, sempre havendo algo a se mover na tela.

O que acaba sendo uma faca de dois gumes: não poucas vezes os personagens parecem “engolidos” pelas cores vibrantes e objetos se movendo, ao ponto mesmo de ser difícil de encontrá-los em meio a um verdadeiro overload de informação. Ainda assim, é um deslize pequeno e fácil de ignorar, que não realmente atrapalha a experiência.

O trabalho com os personagens já é um pouco mais complicado. Lendo alguns comentários sobre o filme, alguns saíram bastante satisfeitos com o desenvolvimento das crianças, enquanto que outros dizem que o filme tentou incluir arcos demais mesmo com as suas duas horas de duração. De minha parte, eu fico bem mais próximo do primeiro grupo, ainda que entenda a argumentação do segundo.

Ao menos em termos de caracterização o filme é altamente competente. Cada personagem, das crianças aos vilões e mesmo os secundários, possui uma personalidade distinta e bem caracterizada, ainda que sem nunca tornarem-se puros arquétipos.

A história em si é dividida em mais ou menos quatro “arcos”, mas a transição de um para outro é tão bem feita que a obra consegue sempre manter uma coesão que justifique ela ser um filme. Parte do meu problema com filmes em anime é que eu sempre acabo sentindo que eles ficariam melhor como uma série, mas Uchuu Show e Youkoso me soa ideal exatamente como está.

Finalmente, temos a trilha sonora, que consegue complementar muito bem a experiência, sendo inclusive a principal responsável por algumas das cenas mais emotivas do filme.

Uma história absurdamente divertida, com personagens carismáticos e um visual sensacional. Não acredito que vá se tornar um clássico a ser lembrado por gerações, mas até onde filmes infantis vão Uchuu Show e Youkoso é certamente do tipo que soube fazer tudo certo. Se está sem o que fazer, faça um favor a si mesmo a ponha esse filme pra tocar.

Ficha Técnica:

Título: Uchuu Show e Youkoso
Ano: 2010
Estúdio: A-1 Pictures
Adaptação de: —
Direção: Masaaki Yuasa; Koji Masunari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s