Então… o que vocês têm a dizer? #2


Um pedido de feedback.


Em maio desse ano, eu publiquei o texto Então… o que vocês têm a dizer? (ou, Algumas palavras sobre feedback), onde eu pedia para quem acompanha o blog que deixasse um comentário com qualquer tipo de feedback que desejasse dar, positivo ou negativo.

A postagem foi muito bem recebida, muita gente deixou um comentário, e desde então eu venho pensando que pode ser legal ter algo assim de forma relativamente regular. Um espaço para que quem acompanha o blog possa dizer o que vem achando dos rumos que ele toma. Digamos, uma vez a cada seis meses, mais ou menos? É, acho que podemos tentar.

Agora, desde maio muita coisa mudou no blog, algumas pequenas e outras nem tanto. E enquanto eu adoraria ouvir a opinião de vocês sobre o blog de maneira geral, eu gostaria também de ouvir um pouco especificamente sobre essas mudanças mais recentes.

Por exemplo, quem visita a frontpage do blog com alguma frequência com certeza notou que eu abandonei o antigo formato de deixar exposto os dois parágrafos iniciais do texto em favor de inserir o “continue lendo” após uma pequena frase logo abaixo da imagem. Acham que isso ajuda na navegação do blog, ou diriam que é algo que tanto faz como tanto fez?

Numa veia similar, quem acompanha os ensaios também já vai ter percebido que eu troquei o modelo de texto corrido pelo de divisão em tópicos. Eu vinha sentindo que o modo antigo de escrita estava se tornando muito restritivo, conforme eu precisava sempre tentar achar algum tipo de conexão entre os pontos do texto para manter a leitura fluida, enquanto que a possibilidade de separar os argumentos em tópicos me dá uma maior flexibilidade no texto. Mas melhora a leitura também? O que acharam?

Indo para as mudanças maiores, tivemos a criação de um novo quadro aqui no blog, os comentários semanais de animes da temporada. Que vem sendo muito bem recebido, mais até do que eu esperava, mas que eu ainda gostaria de saber a opinião das pessoas a respeito desse formato.

Eu acabei optando por falar de todo anime que assisto, ao invés de escolher apenas uma pequena porção de animes da temporada (como uns 3 ou 4), e isso tem seu lado positivo e o seu negativo. Por um lado, significa que eu posso comentar muito mais animes, mas por outro também significa que os comentários nunca serão particularmente profundos. É uma faca de dois gumes, e eu certamente gostaria de ouvir a opinião de vocês no assunto.

E claro, tivemos o retorno das reviews de filmes! Agora que todos os que estavam na página no facebook foram passados para o blog, posso começar a fazer essas reviews mais curtas de outros filmes. E de novo, pelo menos em número de visualizações a recepção vem sendo bem positiva, mas se alguém tiver alguma crítica que pretenda deixar ao formato sinta-se a vontade.

Feedback é mais do que bem vindo: é de suma importância para que o blog possa manter e aumentar a sua qualidade. Por isso não segurem nas críticas: se há algo que vocês acham que pode melhorar por aqui, podem falar. Claro, nem tudo será aplicável, e nenhuma crítica é recebida acriticamente. Eu não sou de forma nenhuma averso à críticas, mas penso e reflito sobre elas e sobre o que posso – ou quero – fazer a respeito.

Obviamente, esse espaço serve também para deixar sugestões. Animes que gostariam de ver contemplados aqui, assuntos que gostariam que eu tratasse, se há algo que você gostaria de ver por aqui pode dizer! Não garanto nada, mas pensarei com carinho [rs]

Por fim, vale mencionar que o ano está acabando. 2019 está logo ai, e vejam só: será o aniversário de 5 anos do blog! Uma dessas efemérides que são uma boa desculpa para tentar algo especial.

Eu tenho alguns projetos que quero tentar por em prática ao longo do ano que vem. Nada de muito extravagante, mas algumas coisinhas para que o ano não passe em branco. E queria aproveitar o espaço para pincelar uma ou outra ideia e perguntar o que vocês acham. Duas, aliás.

Primeiro, o blog possui três quadros que estão, para todos os efeitos, mortos. As análises, o quadro história, e o anime clips. Agora, o terceiro nunca foi particularmente bem recebido em termos de visualizações, e era mais uma forma de eu ter um conteúdo rápido que fosse ainda assim interessante. Mas os dois primeiros sempre me incomodou como os deixei as moscas.

O problema é que ambos são bem custosos em tempo. Eu tenho considerável orgulho de artigos como a minha exploração da alquimia em Fullmetal Alchemist ou da história dos vocaloids, mas não são artigos que da pra fazer em uma semana, nem mesmo em um mês. E enquanto eu quero reviver os quadros, talvez numa base de um a casa semestre ou algo que o valha, eu queria também a opinião dos leitores de o que acham deles (e agora eu paro pra pensar que deve haver alguns seguidores do blog que possivelmente nunca nem leram algum, dado a antiguidade deles…).

Outra coisa que ando estudando é, sendo bastante sincero, a possibilidade de abrir um Padrim para o blog e o canal, na expectativa talvez de tornar esse hobby em algo um pouco mais sustentável. Mas há interesse dos leitores em algo do tipo? Acham que teriam como contribuir? E que recompensas gostariam de ver? É algo que ainda é apenas uma possibilidade, mas que não machucaria saber o que vocês têm a dizer a respeito.

E ok, por agora é só isso mesmo. Agora é com vocês: os comentários estão ai, basta dizer o que preferir. De minha parte, eu fico no aguardo.

Imagem: Anima Yell!, episódio 1

Anúncios

3 comentários sobre “Então… o que vocês têm a dizer? #2

  1. Sendo sincero eu não leio tudo o que vc posta no blog por falta de tempo e por esquecer, mas o que sempre leio e que gosto muito por causa do formato mais rápido de ler é os “comentários semanais” por ser algo mais rápido e dinâmico de se ler é bem gostosa a leitura, mesmo que não se aprofunde muito. A respeito de Padrim acho uma excelente ideia e eu apoiaria (provavelmente) mesmo que não consiga dar muito, como recompensa fica a teu critério pois não consigo pensar em nada. Como melhoria acho que seria apropriado colocar os Disqus como chat, já que é mais prático e eficiente. Acho que é só isso, mas continue com esse excelente trabalho que possa crescer cada vez mais :D

    Curtido por 1 pessoa

  2. A mudança na “frontpage” é uma que não me afetou, como leitor do blog, mas que reparando agora, deixa a apresentação mais bonita, então digo que por mais que seja algo tão simples que só vim a reparar quando você citou, eu curti.

    Já a mudança da estruturação da argumentação dos ensaios em tópicos, este é um que vi maior utilidade. Eu gosto mais de ter uma melhor separação do que está sendo abordado (por mais que muitos tentem sempre buscar conectar tudo de forma mais homogênea, que é algo bem difícil e falo por experiência própria), então digo que curti também e espero que, de algum modo, te ajude na elaboração dos textos.

    Acredito que os moldes do blog estejam bacanas. Este site é um que eu particularmente acredito que os que visitam se importam bem mais com o conteúdo do que com a forma, digamos assim. Porém, se atentar a forma de apresentação nunca é demais e aprecio o esforço.

    Sobre a questão do Padrim, olha, sendo sincero (sem querer parecer um puxa-saco, mas é difícil não passar essa imagem), eu muito bem pagaria um salário pelo conteúdo do seu blog… se eu tivesse como (e essa é a conclusão triste para a sua pessoa, haha) Sabe que te acompanho há um bom tempo, mas infelizmente não dá pra ajudar financeiramente como eu queria (infelizmente nem com 1 real no momento, porque tô realmente quebrado). MAS… não digo que é uma má ideia jogar isso aos demais visitantes do blog, principalmente os do YouTube, que é uma plataforma onde vejo cada vez mais uma boa recepção, no que se refere a este tipo de ajuda para um produtor de conteúdo. Talvez o pessoal de lá tenha maior disposição a tal, e é claro que as recompensas teriam que visar os mesmos, talvez significando uma maior produção de vídeos, que eu também sei ser algo mais complicado do que parece.

    No mais, digo que estou curtindo os comentários semanais, o Café com Anime e demais postagens não citadas, e desejo que você não apenas continue tocando o blog, mas que realmente consiga levá-lo a ser tão grande quanto almeja.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Então, quer saber como está o blog, certo? Bem, as mudanças feitas estão sendo efetivas, pois ao mesmo tempo que sejam práticas, elas não fizeram perder a identidade daqui; há casos que mudar demais se torne uma perda de tempo,mas, aqui está e funcionando bem, obrigada!
    Tenho acompanhado os comentários semanais, por ser bacana saber dos animes que esteja vendo, seja ou não de temporada; a maioria topa mais de temporada, por ser prático falar do anime semanal, seja ou não popular, como de não focar nos já analisados do quadro “Café com Anime”, por já fazer este papel e ser um bate-papo bem sacana, tenho acompanhado os de “Zombieland Saga” e “Banana Fish”.

    Indo ao ponto de matérias mais elaboradas, sei que é complicado escrever isso, pois onde escrevo, no Animecote, faço mais resenhas de animes e escassos mangás mais facilmente que matérias escritas. As únicas matérias que fiz, saindo das não publicadas, foram as dos animes do ranking da TV Japonesa, que foram duas postagens e a de fanfics de animes; a primeira até virou tema do Kyoudai Podcast n° 3 e a segunda usei exemplos de fanfics minhas pra dar exemplo e fanarts pra representar o mesmo; ambas deram bastante trabalho e foram boas experiências, quero fazer mais, o problema é o que devo escrever? Tenho até uma ideia aqui e acolá,mas, cadê coragem pra fazer?!
    A dica que dou, pra você e pra mim mesma, é escreva o que achar mais interessante, sem pensar numa periodicidade e quando achar bom, publique. Tente não exagerar na escrita, foque mais nos pontos mais importantes e boa sorte! Use o que o blog tem a oferecer, sem medo de ser feliz.

    De resto, experimente algo que tenha a ver com o blog. Até mais!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s