10 Músicas de Vocaloid que Valem a Pena Ouvir (Parte 6)


“Hoje, um raio de luz brilha em nós” – Fuwari-P, Yume no Katachi.


E eis aqui a mais recente entrada neste (quase) quadro aqui do blog, com mais dez músicas de vocaloid para vocês! Francamente, eu nem sei se ainda cabe aqui alguma introdução mais elaborada, sendo o sexto artigo nessa série, então vou me limitar a algumas notas introdutórias para aqueles que por ventura tenham vindo parar aqui pela primeira vez.

Antes de mais nada, se você não tem ideia do que são vocaloids, como funcionam, e coisa do tipo, eu altamente recomendo que dê uma conferida pelo menos nos primeiros parágrafos do meu artigo Vocaloids: Surgimento e Popularização de um Fenômeno Mundial.

Em segundo lugar, é sempre bom lembrar que isto é uma lista, não um top: são apenas dez recomendações ordenadas de forma mais ou menos aleatória, sem qualquer pretensão de insinuar que a primeira colocada seja melhor do que a décima (por exemplo).

Por último, as citações que eu faço da letra das músicas são quase sempre traduções para o português das traduções para o inglês da letra original, que o leitor pode encontrar na Vocaloid Lyrics Wiki.

E feitos todos os avisos, vamos às músicas /o/


10) IA – Roku-chou Nen to Ichiya Monogatari

Uma das mais famosas músicas da vocaloid IA, ingressando o Roll das Lendas do Nico Nico Video (músicas de vocaloid que ultrapassaram a marca de 1 milhão de visualizações na plataforma), esta é também uma música que já vinha querendo recomendar há algum tempo. Único problema: eu não realmente tenho muito o que falar a seu respeito.

Lançada em 11 de Abril de 2012, a canção fala de um menino tratado como “uma criança demônio”, fisicamente abusado e isolado, até que um dia ele conhece uma garota que, mesmo proibida de falar com ele, pergunta o seu nome. Ambos conversam, e eventualmente ela sugere que ambos fujam da prisão em que se encontravam, com a música terminando numa nota bastante enigmática: “fomos sugados pelo sol poente e desaparecemos no ar”.

Talvez mais conhecida pelo seu título oficial em inglês, Six Trillion Years and One Night Story, sua letra e música são creditadas ao producer kemu, com ilustrações de hatsuko e vídeo por ke-sanβ. E enquanto conta uma história simples, o seu instrumental é especialmente agradável, com uma mescla de um estilo japonês tradicional com instrumentos modernos (como guitarra e bateria), fora que a manipulação da IA é também muito boa, mesmo para os padrões modernos.

09) Hatsune Miku – Inochi ni Kirawarete iru

Outra música que entrou no Roll das Lendas, e uma cujo título se traduz por Odiados Pela Própria Vida, esta foi lançada em 7 de Agosto de 2017, pelo producer Kanzaki. Uma exploração dessa mentalidade niilista que impera em certos círculos da internet, essa música e desabafo acaba por se revelar muito mais provocativa do que seu título poderia sugerir.

“‘Não diga que você quer morrer, viva sem desistir!’ Quão tolo é dizer que músicas com letras do tipo estão corretas”; “Nós que sem pensar dizemos que queremos morrer, e olhamos para a vida sem cuidado, somos odiados por ela”; “Nós que simplesmente gostamos da palavra ‘adeus’ um pouco demais, sem conhecer a verdadeira despedida, somos odiados pela própria vida”. Há diversos trechos que eu poderia destacar.

É uma música que comenta diversos aspectos dessa mentalidade niilista, desde a resposta politicamente correta de que é errado desejar a morte, passando pelo sentimento de vazio que afeta a muitos na sociedade moderna, pontualmente criticando como o querer morrer se tornou praticamente um meme internet afora, mas ainda assim terminando com uma reafirmação da vida apesar de tudo.

08) Hatsune Miku – Loneliness

Outra música bastante recente, tendo sido lançada em 12 de Julho de 2018, e ainda outra que soa sobretudo como um desabado. Com letra e música por Tenohira e ilustração de Namae, Loneliness é basicamente sobre sentir-se sozinho em meio à multidão. Não a toa, o vídeo é composto por uma única imagem de uma multidão sem rosto – excetuando-se, claro, por uma única garota no centro, que podemos presumir ser a pessoa que canta.

Em alguns pontos na música a garota lista aqueles ao seu redor. “Aqueles que atingem seus sonhos e seguem em frente. Aqueles que invejam isso, e sofrem por isso. E aqueles que descontam sua raiva em outros” sendo as primeiras três estrofes da música. Já o refrão, onde a protagonista admite que “Me comparando com os outros eu me sinto superior”, adiciona um nível de auto-consciência que se repete ainda mais perto do final, quando a garota reconhece que é ela própria apenas mais um rosto na multidão.

Seu final acaba sendo bem menos esperançoso do que aquele da entrada anterior. “Neste mundo cruel, eu me sinto sozinha até o final. Mas vou chorar e chorar, para esconder esses sentimentos”. Mas eu diria que é justamente essa atitude final de que não há o que ser feito aquilo que faz o desabafo dessa canção soar tão genuíno, por deprimente que ele possa ser. E bom, se mais nada, ao menos é uma música bem gostosa de ouvir – se você não prestar atenção na letra, é claro.

07) Hatsune Miku – Blue Star

Eis aqui uma música curiosa. Lançada originalmente em 12 de Novembro de 2015, Blue Star foi a música tema do HATSUNE MIKU EXPO 2016, que ocorreu no Japão e na América do Norte. E é, apropriadamente, uma música sobre união, como já demonstra seu trecho inicial: “Nós continuamos dançando nesta grande estrela. Cores e mundos mesclados uns com os outros. E agora eles se tornam um”.

A música possui ainda dois PVs, um deles classificado como “expo version”. Música e letra são creditadas ao producer Hachinoji-P. No vídeo da “expo version”, que o leitor pode encontrar no canal oficial da Hatsune Miku no YouTube, a arte é creditada à Mochizuki Kei, com vídeo por Okiku. Já no segundo vídeo, que pode ser visto no canal do Hachinoji-P no YouTube, a coreografia é creditada à Melochin, com o vídeo à Wakamura-P.

Eu não tenho muito o que adicionar aqui, exceto que é uma música bem gostosa de ouvir, com um tema que, se talvez batido, é ainda relevante. Ah, e como curiosidade adicional, esta foi também uma das músicas a tocarem no Pocket Show da Hatsune Miku no Anime Friends 2018, o primeiro realizado pela personagem aqui no Brasil. Apropriado, eu diria.

06) Hatsune Miku – Suna no Wakusei

Outra música tema para um concerto da Miku, desta vez para o Magical Mirai 2017. Mais conhecida pelo seu título em inglês, DUNE, uma curiosidade a respeito da canção é ela ter sido composta com letra e música por Hachi, um producer que havia se afastado do meio vocaloid desde seu último sucesso, Donut Hole, em 2013.

Segundo o autor, sua intenção foi buscar um balanço entre a nostalgia e busca pelo novo, o que talvez se reflita justamente nesse caminhar da Miku por esse mundo de areia, um cenário devastado que ainda assim proporciona encontros e despedidas. A música ainda contém referências a diversas outras músicas de vocaloid, e não só da Miku, o que reforça esse seu desejo de juntar o velho e o novo.

O vídeo em si é creditado à minakata laboratory, e a animação fluida, bastante incomum em qualquer vídeo de vocaloid que não use de modelos em CG, rapidamente atraiu a atenção mesmo de fora dos fãs da Miku, com exertos dela aparecendo inclusive no Sakuga Booru. A música foi praticamente viral em 2017, e é fácil entender o porquê. Apesar de uma letra um tanto quanto enigmática, é ainda uma música bastante agradável aos ouvido.

05) Kagamine Rin – FUTURE!!

Uma música dedicada “ao seu futuro”. Apropriadamente intitulada FUTURE!!, a canção foi lançada em 2 de Dezembro de 2017, com letra e música por regulus e ilustração por Yuukata. Uma singela mensagem de esperança e persistência, sobre seguir em frente mesmo quando desistir parece mais fácil.

A letra começa com a protagonista se queixando de que “ansiedade e medo me engolem”, mas logo entra o refrão: “Se não há uma estrela que lhe ilumine, um sonho que você segura em sua mão, ponha-o no céu”. E ainda questiona: “um futuro sem luz, quão significativo ele é?”

Não há muito o que falar aqui, então vou manter essa entrada mais curta. Uma boa música para se ouvir quando estiver pra baixo, e também uma ótima manipulação da Rin. Por simples e talvez clichê que seja sua mensagem, às vezes é bem o tipo de coisa que vale a pena ouvir.

04) Kagamines Rin e Len – Kishidou

Um reino imerso na guerra, e uma princesa escolhida como o sacrifício para encerrá-la. A garota será enforcada, sua morte trazendo a paz, mas seu mais leal cavaleiro decide se opor a esse plano. Enfrentando a todos que cruzassem seu caminho, ele se dirige até a forca, resgata a princesa, e ambos partem em direção ao sol poente… E ai o reino é arrasado porque a princesa fugiu… Yey?

Kishidou, literalmente “Cavalheirismo”, é uma música bem interessante. Pouquíssimas histórias se preocupam com as ramificações mais gerais dos atos de seus personagens, algo que muitas vezes é inclusive necessário para que se mantenha a fantasia do heroísmo. Tivesse a música acabado com os protagonistas fugindo, teríamos ai um final já bastante satisfatório, mesmo que padrão. Mas é o twist final, que vem no epilogo narrado, que dá uma maior identidade à essa história, que inclusive nos força a perguntar: seria correto sacrificar uma única pessoa para proteger a todo o reino?

A música saiu em 25 de Dezembro de 2010, com letra e música do producer Shuuji-P, com guitarra por syunkit, direção por Yū ju, e ilustrações por nove artistas: Hinata, asa gi, naji, mo nako, orihara, beni jū ya, Tjack, himi, shiori. E uma outra particularidade interessante da música é a presença da cantora Valshe, que empresta sua voz à Rin e ao Len em alguns momentos da canção, sobretudo naqueles de conversa ou narração.

03) Kagamine Len e GUMI – Dragon Rising

“Destrua tudo; estar restrito, desistir e agir de forma patética. Ocasionalmente chore, fique irritado, grite, libere suas emoções e insanidade”. Outra ótima música para se ouvir quando estiver meio pra baixo, Dragon Rising foi lançada em 20 de Setembro de 2012, com música e letra por Takamatt, ilustração por 456 e masterização por Kagome-P.

Talvez o mais interessante nessa canção seja o fato de ser um dueto entre Len e GUMI, algo relativamente raro. Como vocaloids são comprados individualmente, o mais comum é vermos dueto do Len com a Rin (por virem ambos na mesma caixa) e dos demais sozinhos. Alguns ships mais comuns até dão as caras, como KAITO e MEIKO ou KAITO e Miku, mas Len e GUMI é um tanto quanto mais incomum. O que é uma pena, porque essa música bem mostra como a voz de um complementa muito bem a voz do outro.

“Se você puder deixar de ser frívolo, ardiloso e odioso, você pode resistir à alta cachoeira, subir e voar em direção aos céus como um dragão”. Uma referência ao mito da carpa que se transforma em um dragão ao subir a cachoeira, é também um pedido para que, numa sociedade imersa em toda sorte de negatividades, nós nademos contra a corrente.

02) Vários – Kaizoku F no Shouzou 

Eu adoro essa música. Lançada em 30 de Julho de 2015, com um título que se traduz literalmente por Retrato do Pirata F, a canção inspirada no personagem clássico de J. M. Barrie reconta a história de Peter Pan, mas com um curioso twist ao final, onde Peter não apenas cresce, como ainda toma para si o posto de novo Capitão Gancho.

Letra e música são da dupla Hitoshizuku-P e Yama△, com ilustrações por Suzunosuke e vídeo por TAO e VAVA. Cinco vocaloids participam da canção, sendo eles os Kagamines Rin e Len, a MEIKO, o KAITO e a Megurine Luka, mas as vozes do Len (que faz o papel de Peter Pan) e da Rin (que faz a Sininho) acabam por se destacar bem mais. E é uma mescla que funciona muito bem, vinda de uma equipe acostumada a lidar com múltiplos vocaloids, sempre com resultados excelentes.

Pessoalmente falando, eu gosto do contraste que a música dá entre infância e vida adulta, sobretudo nos trechos “me perdoe por ser egoísta e atrevido, pois estou apenas sendo infantil” e “me perdoe por ser ardiloso e ganancioso, pois estou apenas sendo um adulto”. Mas não vou me estender muito aqui: apenas vá e confira por si mesmo essa canção.

01) Vários – Yume no Katachi

Eu amo essa música! Lançada em 17 de Fevereiro de 2012, Yume no Katachi (literalmente “A Forma de um Sonho”) tem letra e música por Fuwari-P e ilustração e vídeo por Nekomura, sendo cantada por oito vocaloids: Hatsune Miku, Kagamines Len e Rin, Megurine Luka, MEIKO, KAITO, GUMI e Gackpo.

Tematicamente, é uma música muito bonita. Apesar de ter “sonho” em seu título, é sobretudo uma canção sobre a esperança de um futuro promissor: não a toa cada personagem segura em suas mãos um ovo, representação de seus sonhos e também símbolo bastante antigo do nascimento e renascimento. Ao mesmo tempo, é uma música sobre união, e sobre como é o conjunto de diferentes indivíduos, cada um perseguindo as próprias aspirações, que dá forma ao futuro. Pessoalmente falando: uma ótima música para o natal e/ou ano novo [rsrs]

“Veja, o sol está nascendo. Um novo sol, certamente. Vamos manter o mundo girando. Hoje, um raio de luz brilha em nós através das nuvens, mais uma vez”. Eu não tenho muito o que adicionar, então vou encerrar com esse trecho – ele próprio o final da canção. Só repito aqui o incentivo da entrada anterior: vão lá conferir essa música por si mesmos.

Imagens (na ordem em que aparecem)

1 – Fuwari-P, ft. Vocaloid – Yume no Katachi

2 – kemu, ft. IA – Roku-chou Nen to Ichiya Monogatari

3 – Kanzaki, ft. Hatsune Miku – Inochi ni Kirawarete iru

4 – Tenohira, ft. Hatsune Miku – Loneliness

5 – Hachinoji-P, ft. Hatsune Miku – Blue Star

6 – Hachi, ft. Hatsune Miku – Suna no Wakusei

7 – regulus, ft. Kagamine Rin – FUTURE!!

8 – Shuuji-P, ft. Kagamines Rin e Len – Kishidou

9 – Takamatt, ft. Kagamine Len e GUMI – Dragon Rising

10 – Hitoshizuku-P e Yama△, ft. Vocaloid – Kaizoku F no Shouzou

11 – Fuwari-P, ft. Vocaloid – Yume no Katachi

Um comentário sobre “10 Músicas de Vocaloid que Valem a Pena Ouvir (Parte 6)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s