[Vídeo] Indicação – Mononoke


Horror e mistério no Japão do período Edo


Roteiro:

Eis aqui um título que salta aos olhos – quase que literalmente até. Com um estilo artístico que encontra bem poucos paralelos nessa indústria, Mononoke conta a história do Vendedor de Remédios, que viaja pelo Japão do período Edo eliminando Mononoke, espíritos maliciosos. Para tanto, o vendedor necessita aprender a Forma, a Verdade e o Motivo por trás desse Mononoke: respectivamente a sua aparência, a sua história e aquilo que a entidade busca.

Por serem espírito maliciosos, é de se esperar que a origem de cada um deles costuma ser violenta, com a motivação sendo muitas vezes a vingança contra aqueles que lhe fizeram mal. Tudo isso adiciona um caráter de mistério ao anime, conforme o vendedor questiona as vítimas do Mononoke buscando as informações de que precisa para somente então puxar a sua espada.

Cada arco do anime dura em torno de dois ou três episódios, com as histórias sendo normalmente contadas do ponto de vista das vítimas, para as quais o vendedor aparece tanto como o salvador quanto como uma figura misteriosa de motivações pouco claras e habilidades ainda menos compreensíveis. E, não a toa, acaba sendo exatamente assim que o próprio espectador identifica o vendedor.

Eu diria que seu protagonista é ao mesmo tempo uma das facetas mais intrigantes e uma das mais frustrantes do anime, dado o quão pouco aprendemos sobre ele ao longo da obra.

Mas é também uma que ligeiramente subverte um trope antigo. É comum no horror que a figura maliciosa não seja exatamente compreensível, o mistério em torno dela sendo muitas vezes o que a torna assim tão assustadora. Mononoke aplicar essa mesma lógica ao seu personagem principal faz com que o espectador mantenha um certo distanciamento e uma certa desconfiança para com ele, mesmo que o vendedor não pareça ser ele próprio uma figura maliciosa.

Ah sim, e temos o visual. Francamente, é difícil dizer se a arte altamente estilizada do anime ameniza muitos de seus conceitos e imagéticos mais pesados, se na verdade contribui para o sentimento de que algo ali está muito errado, ou se ambos! O tipo de experimentalismo artístico que em parte também nos lembra porque a Toei Animation possui a boa fama que muitos aqui no ocidente por vezes se esquecem que ela tem.

Se horror e mistério são gêneros que lhe agradam, então certamente vale a pena dar uma conferida nesse título. E se você ainda for do tipo que gosta de obras com um estilo artístico diferente, tanto mais motivo para não deixar essa passar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s