Horror e mistério no Japão do período Edo
Roteiro:
Eis aqui um título que salta aos olhos – quase que literalmente até. Com um estilo artístico que encontra bem poucos paralelos nessa indústria, Mononoke conta a história do Vendedor de Remédios, que viaja pelo Japão do período Edo eliminando Mononoke, espíritos maliciosos. Para tanto, o vendedor necessita aprender a Forma, a Verdade e o Motivo por trás desse Mononoke: respectivamente a sua aparência, a sua história e aquilo que a entidade busca.
Por serem espírito maliciosos, é de se esperar que a origem de cada um deles costuma ser violenta, com a motivação sendo muitas vezes a vingança contra aqueles que lhe fizeram mal. Tudo isso adiciona um caráter de mistério ao anime, conforme o vendedor questiona as vítimas do Mononoke buscando as informações de que precisa para somente então puxar a sua espada.
Cada arco do anime dura em torno de dois ou três episódios, com as histórias sendo normalmente contadas do ponto de vista das vítimas, para as quais o vendedor aparece tanto como o salvador quanto como uma figura misteriosa de motivações pouco claras e habilidades ainda menos compreensíveis. E, não a toa, acaba sendo exatamente assim que o próprio espectador identifica o vendedor.
Eu diria que seu protagonista é ao mesmo tempo uma das facetas mais intrigantes e uma das mais frustrantes do anime, dado o quão pouco aprendemos sobre ele ao longo da obra.
Mas é também uma que ligeiramente subverte um trope antigo. É comum no horror que a figura maliciosa não seja exatamente compreensível, o mistério em torno dela sendo muitas vezes o que a torna assim tão assustadora. Mononoke aplicar essa mesma lógica ao seu personagem principal faz com que o espectador mantenha um certo distanciamento e uma certa desconfiança para com ele, mesmo que o vendedor não pareça ser ele próprio uma figura maliciosa.
Ah sim, e temos o visual. Francamente, é difícil dizer se a arte altamente estilizada do anime ameniza muitos de seus conceitos e imagéticos mais pesados, se na verdade contribui para o sentimento de que algo ali está muito errado, ou se ambos! O tipo de experimentalismo artístico que em parte também nos lembra porque a Toei Animation possui a boa fama que muitos aqui no ocidente por vezes se esquecem que ela tem.
Se horror e mistério são gêneros que lhe agradam, então certamente vale a pena dar uma conferida nesse título. E se você ainda for do tipo que gosta de obras com um estilo artístico diferente, tanto mais motivo para não deixar essa passar.