[Formulário] Algumas Perguntas aos Leitores do Blog e Inscritos do Canal


Clique aqui para acessar o questionário


Hey, eu fiz uma coisa :D Bom… muitas, na verdade. Mais de 300 artigos publicados aqui no blog. Mais de 30 vídeos no canal. Pra ser franco, é até estranho pensar que esse pequeno projeto meu durou o tanto que durou, considerando uma certa propensão minha por abandonar empreitadas pessoais [rs].

Mas vamos lá. Como eu já disse em um pequeno texto do começo desse ano, talvez o mais difícil para um blog (sobretudo um tão pequeno quanto o meu) é conseguir algum feedback dos seus leitores. Naquele texto eu decidi deixar a seção de comentários ali como um espaço para as pessoas falarem o que desejassem, o que resultou em um punhado de ótimos comentários, apontando bem as virtudes do blog e os defeitos que ainda precisam melhorar (e que eu vou tentando melhorar… aos poucos… não sou dos melhores com ritmo :P ).

Desta vez, porém, eu decidi apostar em algo um pouco mais “convencional”: um pequeno questionário que, se possível, gostaria que o leitor dedicasse cinco minutos a responder. São 20 perguntas curtas, a grande maioria de múltipla escolha (e todas as dissertativas são opcionais), divididas em três seções. Não vai demorar, e as respostas podem ajudar bastante a ter uma noção melhor do público que me acompanha.

As três seções são uma mais geral, perguntando coisas como quadro favorito, por onde acessa o blog, e por ai vai; uma segunda perguntando um pouco mais sobre o leitor em si, como idade e gênero (pessoas respondendo “helicóptero de ataque” em 3… 2… *suspiro*); e uma terceira com algumas questões relativas à possibilidade de financiamento coletivo.

Ta… Acho que vocês vão querer alguma explicação sobre essa última, né?

Em primeiro lugar: não, não é como se eu estivesse pensando em abrir um patreon, padrim, apoia-se, ou o que for amanhã pela manhã. O blog é pequeno. O canal é pequeno. Eu realmente não imagino que haja um número substancial de pessoas dispostas a me dar dinheiro [rs].

Por que ter essa seção, então? Bom: e por que não? Para todos os efeitos, é um teste. Uma forma de eu ver como as pessoas reagem à ideia, para talvez executá-la quando o timing for apropriado.

E francamente, uma renda extra ajudaria bastante. Não somente no âmbito pessoal, mas também no blog e no canal. Comprar um domínio para o blog. Um microfone ou gravador melhor para os vídeos do canal. Tem vários “passos” que eu gostaria de dar em direção a melhorar não só a qualidade do meu conteúdo como também a sua apresentação, mas que infelizmente estão além da minha realidade financeira.

Claro: mesmo que eu abrisse alguma forma de financiamento coletivo, o conteúdo com o qual já estão acostumados – os textos do blog, os vídeos do canal – sempre serão de graça, e eu sempre irei escrever sobre aquilo que eu acredito ser interessante com toda a honestidade que me for possível.

Mas bom, essas questões podem ficar para o futuro. Importante agora é ouvir o que vocês têm a dizer.

No final de Julho eu fiz um pequeno texto dizendo que seria bem mais leniente com as publicações no blog e no canal. Que tinha problemas a resolver e que as coisas ficariam numa espécie de “semi-hiato” pelo menos até setembro. Pois bem: agosto está acabando e eu espero logo poder voltar com capacidade total. E se houver algo que precisa ser mudado, melhorado, ou o que for, agora é uma ótima hora para saber o que.

Respondam o questionário, com honestidade e sem zoeira: ajuda bastante. Ou, se quiserem, podem deixar um comentário aqui mesmo neste texto, com suas opiniões sobre o estado do blog e do canal. Só avisem se resolverem fazer as duas coisas [rs]

Pra ser sincero, eu não sei quantos irão responder. Uns dez? Muito até? Bom, vou esperar pra ver. E enquanto isso, até o próximo post o/

Imagem: Yuru Camp, episódio 1

5 comentários sobre “[Formulário] Algumas Perguntas aos Leitores do Blog e Inscritos do Canal

  1. Olá Diego, boa tarde. Eu recentemente monetizei meu blog com o AdSense, mas assim como você, não consegui um público tão grande assim. Você escreve muito bem, considerando as coisas que você disse aqui. Você teria interesse em uma colaboração? Seja pra guest post ou algo a longo prazo com divisão de AdSense. Continue com o bom trabalho, aguado seu contato. Estou procurando colaboradores já que assim posso focar em um único estilo e mesmo assim manter a diversidade.

    Curtir

    • Olá Marcos. Sobre uma colaboração, podemos conversar a respeito :) Vi que o seu blog é focado em slice of life, que é um gênero que me agrada bastante também (um dos meus favoritos). Não sei se necessariamente guest posts, mas podemos pensar em alguma coisa se quiser.

      Agora, se não incomodar, deixe eu dizer uma coisa: público, em blog sobretudo, demora pra construir. E demora bastante. Eu tenho este blog a quatro anos e ainda assim a minha média de views diárias é pouco acima das 200. E quando primeiro comecei a única forma de ter se quer uma era divulgar algum texto por ai (sobretudo no facebook). É preciso paciência, mas o lado bom é que eventualmente os números vão crescendo. Sobretudo se você posta constantemente. Só dizendo isso porque vi que seu blog ainda é bem recente, mal completando um mês desde o primeiro artigo, então é normal não ter um público muito grande ainda. Mas é uma questão de continuar insistindo que uma hora as pessoas chegam o/

      Curtido por 1 pessoa

      • Fico feliz que tenha dado uma olhada lá, podemos pensar em algo pra uma colaboração sim. Se não se importar, entra em xontcon comico pelo Facebook.

        E sim, o blog ainda é bastante recente e eu entendo que a construção de um público vá levar algum tempo. Desejo sucesso pra gente nessa jornada.

        Inicialmente pensei em fazer uma postagem rápida com seus 5 artigos mais acessados e te apresentar. E trocar um link permanente também. Me dê um toque se tiver interesse.

        Se cuida, abraço.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s