Uma Rápida Review – The Sky Crawlers

Texto originalmente publicado na página do blog no facebook, em 09/04/17

Nessas reviews semanais de filmes eu já falei de alguns títulos que eu colocaria como medianos, ou talvez apenas levemente abaixo da média. Sky Crawlers, porém, é o primeiro desse quadro que eu chamaria realmente de RUIM.

Honestamente, esse filme tem tantos problemas que é até difícil saber por onde começar =T Vamos então com o ponto mais problemático: esse filme é um TÉDIO. “Nada acontece, feijoada” ainda seria superestimar a capacidade de engajamento desse filme. Pra um filme que se passa em um cenário de guerra (mais disso em breve) e com foco em pilotos de aviões, você esperaria algo um pouco mais agitado. Mas nop, a ação aqui é praticamente inexistente (com apenas 3 cenas de combate aéreo em todo o filme, nenhuma durante mais que 10 minutos), e em seu lugar temos uma tentativa de slice of life do povo de um dos hangares onde ficam os aviões de combate.

E hey, nada contra! Eu também posso gostar de narrativas mais lentas ou mais focadas em personagens, sem problema nenhum. Mas pra isso é preciso ter personagens interessantes, coisa que Sky Crawlers NÃO TEM. Um boneco de argila tem mais “personagem” do que esses personagens! Eu nem digo que eles são exatamente “ruins”, mas sim que eles não são nada. São desinteressantes, nada carismáticos, soam como mais planos que uma folha de papel… Não ajuda muito também que os diálogos variam entre o forçado e o puramente idiota.

E ai nós temos a parte do mistério… Ta, eu vou entrar em spoiler aqui, mas acreditem, vcs não estão perdendo nada não vendo esse filme. Ainda assim, se não quiser spoiler, pode pular pro próximo parágrafo. Mas bom, no filme temos esse grupo de pessoas chamados “Killdre”, aparentemente pessoas que não envelhecem. Só vou apontar: o filme de 2 horas leva em torno de 1h30 para se quer tentar explicar de onde exatamente esse povo veio. Mas vamos lá, de onde vieram? Um laboratório de engenharia genética que acidentalmente criou eles. E meio que só. Não fica claro se “criaram” eles como já são (em seu tamanho e idade, digo), ou se fizeram engenharia genética em fetos e ai nasceram assim… Não fica muito bem explicado como exatamente esse povo virou piloto de caça (falam q eles são tecnicamente imortais, ok, mas pq diabos só tem esse povo na força aérea? E pq só eles?! Literalmente todo piloto é um Kildren… POR QUÊ?!)… Pra piorar, esse povo nem parece criança ou adolescente. A maioria parece bem além dos 20 e poucos anos! É, tem essa, nem o design de personagem é competente nesse filme.

Ai temos a animação… Meu senhor… O filme parece ter sido inteiro feito em CG e ainda assim o CG não parece se misturar bem com o CG! Eu nem sabia que isso era possível! Isso sem falar no design dos personagens, que atinge o mais profundo fosso do Vale da Estranheza. Não é “feio”, é só perturbador: todo personagem parece prestes a sugar a sua alma cada vez que olha pra tela.

Tematicamente, então, esse filme é uma bagunça. Ele toca em uma série de pontos, mas não explora de verdade nenhum deles. É sobre guerra? Não. É sobre a diferença entre adultos e crianças? Nem de longe. Sobre crianças sendo forçadas a lutar na guerra? Não realmente. Sobre a guerra como uma necessidade do ser humano? Falam disso em uma frase e ai nunca mais. É um filme totalmente sem foco, e por causa disso cada fala que tenta ser profunda soa como apenas pretensiosa e fajuta.

Honestamente, esse é um filme que simplesmente não vale a pena. Falha miseravelmente em praticamente todos os aspectos possíveis, e a única coisa de boa nele são uma ou duas OSTs pontuais. De resto, esse é um filme no qual eu passei duas horas só pensando no – já velho – meme: “era melhor ter ido ver o filme do Pelé”.

Ficha Técnica:

Nome: The Sky Crawlers
Ano: 2008
Estúdio: Producion IG
Adaptação de: Livro
Direção: Mamoru Oshii

3 comentários sobre “Uma Rápida Review – The Sky Crawlers

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s