Uma Rápida Review – Doukyuusei

Review originalmente publicada na página do blog no facebook, em 26/02/2017

Review de filme da semana \o/ Dessa vez com um título que eu estava a fim de ver já há algum tempo, mas ficava postergando. E o motivo disso é simples: trata-se de um romance.

Pessoalmente falando, romance não é um gênero que me interesse. Não que eu ache ruim ou odeie o gênero, não é isso: eu simplesmente não tenho interesse, e é só. Acho que parte disso é pelo gênero ser mais focado nos personagens (por motivos óbvios…), algo que eu não particularmente me importo em uma obra, normalmente. Embora parte também se deve ao quão formulístico o gênero consegue ser.

Ainda assim, Doukyuusei tinha um elemento que me chamou o interesse: um romance gay normal.

BL (Boys Love) é um gênero com o qual eu tenho a minha própria leva de críticas, para além do fato das obras serem normalmente de romance. De um lado temos obras altamente fetichistas que, a bem da verdade, são apenas fanservice. Nada contra, já deixando claro, isso tem o seu público e cada um que seja livre para gostar do que quiser. Só não é algo que ME interesse particularmente.

No outro extremo, temos obras que apelam para o famoso “fujoshi-bait”, onde o anime tenta jogar insinuações de um romance (ou potencial romance) gay só para nunca dar o passo final, como que tendo medo de “sair do armário” ele próprio (Yuri On Ice, por exemplo). É o que os americanos chamariam de querer “have it’s cake and eat it too” (ou “ter o próprio bolo e comê-lo ao mesmo tempo”).

Doukyuusei não cai em nenhum desses problemas. É, de fato, um romance normal. Que não apela para fanservice ou fetichismos, mas também não esconde o que é e o que quer fazer. E como tal ele funciona muito bem, e é inclusive bastante verossímil. Os personagens são dois adolescentes às portas da vida adulta, que agora começam a se entender e se descobrir melhor, e o anime aborda isso muito bem. Esses personagens soam como adolescentes, com todas as dúvidas e problemas que alguém numa situação do tipo poderia ter.

Isso dito, talvez o maior problema da obra seja que, para todos os efeitos, ela ainda é um romance. E com isso eu quero dizer que ela ainda tende a bater em praticamente todas as teclas comuns do gênero. Desentendimentos, conflitos, possíveis triângulos amorosos, etc, etc, etc. O lado bom é que o filme tem apenas 1 hora, então enquanto um anime padrão passaria por tudo isso ao longo de 20 e tantos episódios, aqui passamos por isso bem mais rapidamente. Graças a isso, a história nunca soa como arrastada, seguindo num ritmo bem natural. Mas eu diria assim: se você absolutamente não gosta de romance, esse anime provavelmente não vai mudar a sua opinião.

Mas se você se interessou pela premissa, dê uma olhada. Para todos os efeitos, eu gostei bastante. É um anime descompromissado e divertido, garantindo mesmo ótimas risadas ao lado de momentos mais doces e sensíveis. Um experiência gostosa para passar a tarde, e uma que bem poderia servir de lição para outros animes por ai, honestamente.

Ficha técnica:

Nome: Doukyuusei
Ano: 2016
Estúdio: A-1 Pictures
Adaptação: Mangá homônimo
Direção: Shouko Nakamura

Um comentário sobre “Uma Rápida Review – Doukyuusei

  1. Eu gostei de Doukyuusei mas confesso que ainda o achei um tanto fetichista. Bem mais suave que a maior parte dos BLs, mas ainda assim achei que ele enfatizou um pouco demais os beijos (e línguas). Não que eu prefira aquela coisa subentendida ou tímida, mas acho que poderiam mostrar afeto e desejo de mais formas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s