Informe – Mudanças no Cronograma do Blog


Pra quem quiser, vão pro final do texto para a versão tl;dr da coisa toda


Ok… Isso não vai dar.

Para contexto, deem uma olhada nesta imagem:

O que ela mostra é o histórico de postagens do blog nos últimos 12 meses, com cada quadrado representando um dia e com as semanas correndo de cima para baixo.

Pois bem, nessa imagem cada quadrado preenchido em azul indica que um ou mais publicações foram feitas naquele dia. Se repararem, há dois momentos em que o número de publicações semanais do blog aumentaram consideravelmente: primeiro em outubro de 2017, quando estreou o Café com Anime e quando eu passei a tentar escrever dois textos por semana; já o segundo foi em abril de 2018, quando, entre quadros regulares e irregulares, o blog passou a ter quase que um artigo ao dia.

Problema em questão: do cronograma original que eu havia elaborado em abril – Café com Anime às segundas e sextas, artigos variados às quartas e sábados, Uma Rápida Review às terças e domingos, e quinzenalmente um vídeo na quinta – não houve uma só semana em que eu consegui seguir com o programado. E mesmo antes desse arranjo, o que não faltaram foram momentos de relapso meu em seguir com o cronograma que tentei criar. Digo: olhem fevereiro, a bagunça que foi aquilo!

Agora, até certo ponto, atrasos e relapsos do tipo ão de ser esperados. No fim do dia o blog ainda é apenas um hobby, e se obrigações cotidianas interferem é meio óbvio qual tem a primazia (não são obrigações a troco de nada, afinal…). Mas eu também acho que chega um ponto onde precisamos parar um pouco, avaliar a situação, e concluir:

Ok.

Isso não é sustentável.

Há de se admitir: eu não sirvo para publicar uma vez por dia. Não é nem tanto uma questão de não ser capaz, quanto uma questão de eu não quero. O esforço que o cronograma atual do blog exige é meio que alto demais, pelo menos se eu tentar manter o nível de qualidade que considero satisfatório.

O imediatismo que esse cronograma gera também me incomoda um pouco. Eu estou sempre preocupado com o artigo de hoje, sem lá muita vontade de pensar no que virá em uma, duas, ou três semanas. E notem que eu digo vontade, e não tempo: publicar todo dia meio que está me trazendo certo burn out do blog. Eu simplesmente estou cansando de postar.

Sendo assim, achei que era uma boa ideia diminuir um pouco as coisas por aqui. Bom, mas não muito, pra ser bem sincero…

Ta, vamos logo às mudanças que virão…

O Café com Anime:

Atualmente são publicados aqui no blog dois artigos do quadro: um na segunda e outro na sexta. Nada vai mudar com relação ao número: vamos continuar tendo os Cafés de Ginga Eiyuu Densetsu: Die Neue These e os de Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online. A única coisa que vai mudar é que eu decidi passar os artigos do primeiro para as terças feiras, ao invés das segundas.

O motivo é bem simples: eu sinto que nós quatro do Café com Anime precisamos de um pouco mais de tempo para discutir o anime. Tanto é que nas últimas semanas ele vinha mesmo saindo na terça, porque um dia a mais faz sim toda a diferença.

Então, é:

Café com Anime de Ginga Eiyuu Densetsu às terças

Café com Anime de Sword Art Online às sextas.

Próximo.

O Quadro “Uma Rápida Review”

Certo, vamos por partes.

Atualmente o blog conta com dois artigos do quadro “Uma Rápida Review” por semana, quadro onde teço algumas considerações sobre algum filme em anime: um deles um repost de um artigo antigo e outro um inédito.

O primeiro tipo segue inalterado, com exceção de que agora irá passar para a segunda. Todo o ponto destes reposts é tornar os textos mais facilmente disponíveis: eles são originários da página do blog no facebook, mas se eu tento linkar a publicação original no facebook o link redireciona para o álbum onde estão todas as publicações. Não exatamente muito útil. Então é, o repost irá seguir até que todos os textos tenham sido transferidos para o blog.

O problema são os novos artigos, que saíam aos domingos: estes eu estou encerrando.

Isso significa que estou abandonando o formato? Bom… não… exatamente. Talvez um dia, mais pra frente, eu o retome, mas certamente não vai ser tão cedo (quando acabarem os reposts, talvez?).

Honestamente, o artigo em si nem é exatamente difícil ou trabalhoso de fazer. O problema é assistir os filmes. Não é sempre que eu tenho tempo (ou vontade) para dedicar entre uma e duas horas e meia a um só anime. Eu comecei esse quadro para me incentivar a ver mais filmes em anime, e após algumas dezenas vistos eu acho que está de bom tamanho por agora. Mais desses eu deixo para quando estiver com vontade.

Sendo assim:

Repost de uma Review às segundas.

Fim das Reviews aos domingos.

O que me leva ao…

Reddit

Fora o blog e o canal, eu também “administro” o subreddit r/animebrasil. Eu coloco “administro” entre aspas porque, realisticamente, não tem muito a ser feito ali: é um sub pequeno o bastante para não exigir muita atenção constante. A única coisa que eu faço, como moderação, é organizar os variados clubes ali: o Clube do Anime, Clube do Mangá e Clube do Filme. Aliás, todas as últimas reviews de filmes do quadro Uma Rápida Review foram de filmes selecionados para o Clube do Filme ali (daí o link com o tópico anterior).

Pois bem: eu estou abandonando os clubes no r/animebrasil. Eles não vêm atraindo lá muita gente para começo de conversa, e eu meio que me incluo nessa até: já tem um tempo que não comento em nenhum. E por rápido que pareça organizar o tópico de um, ainda é tempo que eu, francamente, prefiro gastar em outra coisa.

Obviamente eu super incentivo os membros do subreddit a criarem seus próprios Clubes, e possivelmente eu mesmo ainda devo organizar alguns aqui e ali, conforme bater a vontade. Mas eu estou desistindo de algo sistemático e organizado: o trabalho não realmente compensa o retorno, e é o tipo de coisa que realmente funciona melhor de forma espontânea (falando por experiências passadas, até).

E finalmente:

Os artigos de quarta e sábado

Basicamente todos os outros quadros do blog.

Sendo sucinto: vou voltar a publicar apenas um destes na semana, às quartas.

Eu cheguei à conclusão que o tipo de texto que eu produzo na maioria dos quadros aqui do blog simplesmente não pode ser feiro em apenas alguns dias. Tanto é que ultimamente eu só venho lançando listas e ensaios: porque são os mais fáceis de produzir dentre os quadros do blog. Com um pouco mais de tempo eu espero voltar a postar mais de quadros que andam ligeiramente abandonados…

Sendo assim, a coisa fica:

Segunda: [Repost] Uma Rápida Review

Terça: Café com Anime – Ginga Eiyuu Densetsu: Die Neue These

Quarta: Artigo semanal

Quinta: [Quinzenalmente] Vídeo no canal

Sexta: Café com Anime – Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online

Espero que isso melhore as coisas por aqui… Desejem-me sorte :D (ou não… sei lá :P )

Imagem: Comic Girls, episódio 7

Um comentário sobre “Informe – Mudanças no Cronograma do Blog

  1. Cara, como é complicado gerenciar tempo! Acho que da maneira com que você decidiu levar o blog, já está bom, pois o importante é manter certo fluxo de postagens para o blog não cair no esquecimento do público, mas principalmente, você não desanimar por conta de todo o estresse que é desenvolver os artigos mais complexos. Estes é que realmente são realmente o charme de seu blog, em minha opinião, haha.

    Vou ficar na torcida pra que consiga realmente continuar tocando o blog e mantendo a qualidade, pois sabe que o considero o mais bacana sobre animes. A mim você já conquistou pela qualidade de seu conteúdo e continuarei te apoiando sempre.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s