Uma Rápida Review – Kokoro ga Sakebitagatterunda

Review originalmente publicada na página do blog no facebook, em 29/01/2017

Quando criança, Naruse vê o pai saindo de um “palácio” (em fato, um motel) com outra mulher. Ingênua, ela comenta isso com a mãe. Os pais se divorciam, e quando ela tenta entender o porquê o pai é o mais explícito: porque ela é uma tagarela. Chorando, eis então que aparece para ela um ovo vestido de príncipe, e coloca um zíper em sua boca: uma maldição que a impede de falar.

A premissa é idiota? É, não vou discutir. Mas eu vou dizer que o trailer totalmente conseguiu me vender o filme, e assim eu decidi assisti-lo para a review da semana. E olha, que filme gostosinho de se assistir. Mesmo batendo as duas horas, seu pacing nunca o torna chato ou entediante, fluindo de forma que a coisa toda passa bem rápida.

Tematicamente, ele traz alguns pontos legais. “A palavra dita e a flecha lançada nunca voltam atrás”, diz o dito, e isso bem resume a ideia central do filme. Palavras machucam, mais do que podemos imaginar às vezes. É por isso que Naruse entrou em um estado de total negação: se o que ela fala pode machucar, então ela não irá mais falar.

Obviamente, essa não é a resposta. Falar o que pensa com sinceridade é também importante, mesmo necessário para se manter relações saudáveis com as outras pessoas, ou tão somente para se ser compreendido. Não falar pode ser tão nocivo quanto falar, e saber como balancear as coisas é necessário.

Outros temas infelizmente não recebem o destaque que mereciam. No filme, a classe na qual Naruse está, agora no ensino médio (?), decide fazer um musical. Embora não consiga falar, a garota consegue cantar, o que abre a discussão de como a música pode permitir expressar emoções que a fala não é capaz. Infelizmente, isso é mais tocado do que exatamente mostrado, e por um motivo só: a trilha sonora de forma geral desse anime é bem qualquer coisa, mesmo inexistente por boa parte do filme. Mesmo as músicas do musical final mal recebem atenção. E considerando o quão boa é a música do trailer eu vou dizer que isso foi uma leve decepção que eu tive com o filme.

Mas para o que ele conseguiu trazer em termos de personagens carismáticos, conflitos interessantes, ideias e colocações, além de um final bem interessante no que diz respeito ao romance no anime… Foi um filme extremamente gostoso de assistir, e um que eu acho que vale a pena recomendar. Se ainda não viu, dê uma chance: ele vale à pena.

Ficha técnica:

Título: Kokoro ga Sakebitagatterunda.
Ano: 2015
Estúdio: A-1 Pictures
Adaptação: Obra original
Direção: Tatsuyuki Nagai
Roteiro: Mari Okada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s