Uma Rápida Review – Paprika

Review originalmente publicada na página do blog no facebook, em 15/01/2017

Desta vez, uma análise do filme de 2006 do diretor Satoshi Kon: Paprika \o/ E… olha, eu estaria mentindo se dissesse que estava animado para esse filme. Depois de já ter visto quase tudo do diretor e já ter percebido que o estilo dele simplesmente não é pra mim, eu já tinha uma boa ideia de qual seria a minha reação a Paprika.

Mas… Olha, eu gostei. Bastante. Certamente o melhor filme do diretor, ao menos dentre os 3 que vi. Talvez porque aqui não caímos no problema que eu tive com todas as outras obras dele, na qual a indistinção entre realidade e ilusão é tão exagerada que é até difícil de entender o que no filme importa de fato ou não. Seja como for, foi um filme bem divertido.

Claro, ele não é livre de problemas. Sendo tecnicamente uma obra de ficção científica, sua parte “científica” deixa MUITO a desejar, e toda vez que tentam explicar o funcionamento da máquina de sonhos o filme cospe um tecno-bla-bla-bla que poderia muito bem ser substituído por “because science” e provavelmente teria soado mais verissímil [rs]. Além disso, com aquele final, no qual…

[SPOILERS] sonho e realidade começam a se mesclar [/SPOILERS]

a obra ganha um tom mais mágico/místico que, honestamente, me faz pensar porque ainda tentaram dar um ar científico à coisa em primeiro lugar.

Fora isso, o vilão da coisa é o seu típico vilão maluco. Motivação do personagem é “porque estou biruta”, o que… ugh, é uma motivação tão chata e forçada na maioria das vezes, e eu incluiria essa vez nessa lista.

Mas tirando esses dois problemas, num geral é um filme bem legal. A forma como ele trabalha com o próprio sonho foi bem interessante, e de certa forma até realista. Os personagens são bem gostáveis, com a Paprika sendo o óbvio destaque, mas os demais não ficam muito atrás não. Finalmente, eu ADOREI a trilha sonora, que é inclusive muito bem utilizada. Realmente um filme que valeu o tempo gasto [rs].

Ficha técnica:

Título: Paprika
Ano: 2006
Estúdio: Madhouse
Adaptação: Obra original
Direção: Satoshi Kon

Visitem:

Reddit

YouTube

Twitter

Facebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s