Uma Rápida Review – Kimi no Na Wa

Review originalmente postada na página do blog no Facebook, em 18/12/2016

[Nota: há também no blog uma review mais aprofundada do filme]


Eu devo dizer que nunca fui muito fã de histórias de “troca de corpos”. Eu não posso dizer que é um conceito já gasto, porque não posso sair listando filmes, séries e animes que já o usaram. Mas não é um conceito que eu goste, por um motivo bem simples: ele abre ENORME margem para piadas de estilo “vergonha alheia”, nas quais um personagem tenta agir como o outro, para disfarçar a situação, e acaba passando vergonha.

Em adição, eu não sou exatamente nenhum grande fã do Makoto Shinkai. O cara certamente faz milagre em termos de traço e animação, e mesmo seus filmes de mais baixo orçamento ainda parecem pelo menos bonitos. E eu realmente gosto da atenção que ele dá à trilha sonora. Mas fora isso a maioria de seus filmes sempre me pareceu algo entre “meh” e “ok”.

Diante disso, minha expectativa para com Kimi no Na Wa, mesmo com todo o hype e boa recepção da obra, ainda era baixa. Claro, eu adoraria ser surpreendido, mas esperava o tipo de filme que, ok, eu posso ver porque as pessoas gostaram, mas não é pra mim. E após ver os primeiros 20 minutos, eu mantinha esse pensamento. Não que o começo seja ruim, nem de longe. Em fato, é muito interessante. Mas lá pelos 15 ou 20 minutos entramos bem no que eu falei no primeiro parágrafo… Por cerca de 5 minutos.

Enquanto essa cena inicial me incomodou, eu continuei vendo… E então deu para entender porque esse filme recebeu os elogios que recebeu. E… me surpreendeu. De verdade. É, de fato, um filme FANTÁSTICO, excelente mesmo digo. Os personagens, a história, a trilha sonora (essa trilha sonora… meu deus <3 ). Os cenários eu preciso admitir que são um leve passo para trás comparados ao que tivemos em 5 Centímetros por Segundo e em Jardim das Palavras. Mas honestamente, funcionou. E não entendam mal, como eu disse mesmo em seu menos impressionante Shinkai ainda faz milagre com o que tem: o filme é LINDO, pura e simplesmente.

Foi uma experiência sensacional, ao ponto de lá pelo terço final eu estar quase torcendo em voz alta pelo sucesso dos personagens. Acho que nunca uma hora e pouco passou tão rápido rsrsrs. Eu não chamaria o filme de “perfeito”, mas certamente entendo quem o faça. E, sinceramente: QUE PENA que não tivemos a sorte de ter esse filme nos cinemas aqui no BR. Sério.

É bem executado, é tocante, é interessante… Eu talvez discorde um pouco que seja um “ponto fora da curva” na filmografia do Shinkai, e para mim ele parece muito mais o fruto de tudo o que o diretor aprendeu até aqui, feito da melhor forma possível. E se querem um bom filme para ver agora no final do ano… é, Kimi no Na Wa é certamente uma boa escolha.

Ficha técnica:
Título: Kimi no Na Wa
Ano: 2016
Estúdio: CoMix Wave Films
Adaptação: Obra original
Direção: Makoto Shinkai

Visitem:

Reddit

YouTube

Twitter

Facebook

2 comentários sobre “Uma Rápida Review – Kimi no Na Wa

  1. “Em adição, eu não sou exatamente nenhum grande fã do Makoto Shinkai. […] Mas fora isso a maioria de seus filmes sempre me pareceu algo entre “meh” e “ok”.”

    Mais um que não curte tanto o trabalho do Shinkai, assim como eu :v Mas realmente, Kimi no Na wa é disparado seu melhor filme. É o único, ao meu ver, com personagens que você realmente consegue se apegar e não tão ali só de enfeite, como sinto na maioria dos filmes do diretor. O plot twist do meteoro me pegou de surpresa, aí fiquei vidrado pra valer no filme. O final dele me incomoda um tantinho, mas dá pra entender sua finalidade devido ao apelo comercial do filme.

    Não o considero a obra-prima que uma galera enorme aí diz ser, inclusive acredito que tenha se tornado o filme de anime mais famoso de todos, mas é um ótimo filme.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s