Informes – Dois novos quadros chegando ao blog

Ao longo desses três anos de blog eu acabei criando uma variedade até que bem grande de quadros. Análises, listas, ensaios, mas nenhum deles teve qualquer texto introdutório: eu só fazia um primeiro artigo, publicava e era isso. Por que, então, avisar da chegada de dois outros quadros? Bom… A bem da verdade para um destes não tinha mesmo nenhuma necessidade. O outro, porém, eu sinto que seria importante dar algumas palavras a seu respeito.

Vamos começar com o primeiro, que eu devo conseguir descrever em um parágrafo. Basicamente, nesse novo quadro (que deve ir ao ar na próxima semana) eu quero trazer para vocês obras seminais da história da animação e dos quadrinhos japoneses. Em suma: velharia :D. O nome do quadro será “antiguidades”, e a ideia é basicamente pegar obras antigas que tenham iniciado alguma tendência ou que possuam alguma outra grande importância para a história do anime e mangá. Que fique claro: não serão reviews, não pretendo fazer uma análise qualitativa dessas obras. Serão muito mais comentários sobre o impacto que tais obras tiveram nas suas respectivas industrias, então servirá mais como curiosidade do que como necessariamente uma recomendação de obra. Simples, não? O outro quadro, porém, é o motivo pelo qual eu faço esse texto.

Há alguns meses eu fiz na página do blog no Facebook uma pergunta: se as pessoas teriam interesse em textos discutindo o lado mais “acadêmico” do anime e mangá. O feedback foi até que bem positivo, e eu achei que valeria a pena tentar. A minha proposta com esse quadro, então, será a de… digamos, resenhas/resumos de livros sobre o anime e mangá, escritos por acadêmicos ou por pesquisadores independentes. Mas eu achei que seria um pouco irresponsável de minha parte simplesmente lançar tal resenha.

Vejam, eu tenho interesse nesse tipo de assunto única e exclusivamente por serem perspectivas diferentes do que normalmente encontramos no meio mais informal. Mas isso não significa que tais perspectivas são inerentemente melhores. Por trás de toda a estrutura comum do trabalho acadêmico, o fato é que obras desse tipo ainda são, sobretudo, a opinião de seus autores. Opiniões muitas vezes bem embasadas, sim, mas nem por isso obrigatoriamente corretas. Ponto é: não é porque um cara com formação superior publicou um livro sobre anime e mangá que automaticamente tudo o que ele escreveu ali é uma verdade absoluta.

É preciso cuidado para não reificar o discurso acadêmico, isto é, para não aceitar toda e qualquer perspectiva acriticamente, algo que o público já faz com textos informais e que eu espero que façam também com estes mais formais. A minha ideia aqui é ampliar o escopo de debates, e não fechá-lo com qualquer pretensa carteirada. E enquanto esse meu aviso talvez seja redundante para alguns, como se eu só estivesse atestando o óbvio, eu ainda achei que era melhor fazê-lo.

Esse novo quadro deve ir ao ar já nesta sexta, e no fim do dia espero que ambos sejam interessantes para os que se interessarem por eles (e isso é menos pleonástico do que pareceu, eu juro). Então… é, até sexta o/

Imagem: Shuunji-P, Otawa-P, syunkit, Suzumi, ft. Kagamines Len & Rin – Seishun Heroo Waaku.

Um comentário sobre “Informes – Dois novos quadros chegando ao blog

Deixe um comentário

