Lista – 3 Pares de Músicas de Vocaloid (Cujas Musicas Foram Feitas por Autores Diferentes)

kokoro0

Isso talvez soe como óbvio para alguns, mas ainda vale dizer: a comunidade que se formou em torno dos vocaloids é incrivelmente participativa e criativa. Isso é algo que eu inclusive tentei explicitar no meu artigo sobre a história dos vocaloids (que você também deveria conferir caso ainda não saiba o que eles são [rs]), mas é evidente para qualquer um que passe algum tempo olhando o meio. Fanarts, paródias, covers, são formas de interação entre os fãs que permeiam toda a comunidade. Mas eu decidi dedicar essa pequena lista para um tipo bastante específico de interação: as músicas-resposta. Músicas feitar por um criador – um producer – que visam complementar ou responder uma outra música, de um outro producer.

Enquanto não é raro que um mesmo criador faça várias músicas contando uma mesma história, normalmente outros criadores se limitam a paródias ou covers, o que torna as músicas do tipo apresentado aqui relativamente mais raras (e dai explica o fato de eu só conseguir citar 3 pares… Devem haver mais, mas eu pessoalmente ainda não encontrei mais nenhum). E como uma espécie de interação da comunidade que cerca essas vozes artificiais, elas são capazes de produzir resultados bastante surpreendentes – e também bastante divertidos. Então ponha os fones de ouvido, siga com a leitura, e boas músicas. Ah, e por último: os trechos das músicas aqui citados são, em sua maioria, traduções de suas versões em inglês tal como aparecem na Vocaloid Lyrics Wiki.

3 – A) Hastsune Miku – Bakusai Pudding

Bakusai Pudding
Bakusai Pudding

É uma forma de comédia já bastante conhecida: pegue um assunto ou evento completamente mundano, normal, diário, e faça ele soar o mais dramático possível. O resultado será divertido no mínimo e hilário no máximo. E se tem uma música de Vocaloid que faz isso bem é Bakusai Pudding, na qual derrubar um pudim se torna um evento digno de uma dramática música épica.

Lançada em 25 de agosto de 2011, pelo producer Kairiki Bear, e cantada pela vocaloid Hatsune Miku, e música é exatamente isso: Miku deixou cair seu pudim e agora se lamenta, com frases como “isso é algum tipo de tribulação divina?”, “se isto é um sonho, por favor me acorde”, “eu perdi todas as minhas esperanças e sonhos” e “não posso aceitar o que estou vendo”, tudo isso com uma música intensa ao fundo.

Não tem muito o que falar dessa música, exceto que é divertida, o instrumental é ótimo e claro, a imagem chibi da Miku chorando é mais que perfeita para o PV [rsrs]. É algo que quase certamente irá colocar um sorriso no seu rosto, e por isso já vale conferir.

3 – B) Kagamine Len – Re: Bakusai Pudding

Re: Bakusai Pudding
Re: Bakusai Pudding

Pouco menos de um mês após a música de Kairiki sair, outro producer teve uma ideia bastante inusitada: contar o outro lado da história. Que outro lado, você pergunta? Ora essa, o do pudim, é claro! Lançada em 21 de setembro de 2011, pelo producer Voyager, e cantada pelo vocaloid Kagamine Len, Re: Bakusai Pudding é exatamente o que o seu título indica: a resposta do pudim caído para a Miku.

O que torna essa música tão interessante é a forma como ela conseguiu capturar muito bem o espírito da primeira, novamente pegando um cenário completamente mundano e adicionando a ele um grau de dramaticidade que faria inveja a muitos melodramas [rsrs]. Com um instrumental onde predomina o piano, o pudim responde aos sentimentos da Miku, mostrando a sua tristeza por não ter sido comido, mas tentando assegurar a vocaloid que eles ainda voltariam a se encontrar em uma próxima vida.

Tocante. E ridículo. E justamente por isso é uma música tão gostosa de se ouvir, e tão divertida de se prestar atenção na letra [rsrs]. Embora nessas horas eu não posso deixar de lembrar daquela frase do mangá e anime Ansatsu Kyoshitsu (Assassination Classroom): não fique emocionalmente ligado à um simples pudim!! (ou qualquer coisa do tipo [rsrsrs]).

2 – A) Kagamine Len – Dare Demo ii Kara Tsukiaitai

Dare Demo ii Kara Tsukiaitai
Dare Demo ii Kara Tsukiaitai

Lançada em 21 de dezembro de 2012, Dare Demo ii Kara Tsukiaitai é uma música do producer Takkyuu Shounen, sendo cantada pelo vocaloid Kagamine Len. E nela vemos como o Len anda com problemas para conseguir um encontro…

Com um título que grosseiramente se traduz por “não importa quem, alguém saia comigo”, na música o Len explica como “eu consigo falar perfeitamente bem na frente dos garotos, mas não consigo falar quando estou na frente das garotas”, e por conta disso ele segue solteiro – aparentemente após diversas tentativas fracassadas de conseguir um encontro. Assim, ele desabafa: “não importa quem, alguém saia comigo”.

Não tem realmente muito o que comentar aqui, honestamente, especialmente considerando que a vasta maior parte da música é apenas a repetição da frase título, e o vídeo quando muito mostra as diferentes – e hilárias – formas pelas quais o Len já foi rejeitado. Ainda assim, é uma música que provavelmente vai grudar na sua cabeça por alguns dias [rsrs].

2 – B) Hatsune Miku – Dare demo Ii kara Tsukiaitai toka Itteru Yatsu to wa Tsukiaitakunai

Dare demo ii kara Tsukiaitai toka Itteru Yatsu to wa Tsukiaitakunai
Dare demo ii kara Tsukiaitai toka Itteru Yatsu to wa Tsukiaitakunai

Fale em resposta rápida… Em 14 de Janeiro de 2013, o producer Nitopan decidiu fazer uma música-resposta à música de Takkyuu Shounen. Assim surgiu Dare demo ii kara Tsukiaitai toka Itteru Yatsu to wa Tsukiaitakunai (e você achando que light novels é que tinham títulos enormes…), aqui cantada pela vocaloid Hatsune Miku.

E digamos assim: se fosse para descrever como é um tapa na cara virtual, essa música deve chegar bem perto da definição ideal. Já começa por seu título – e consequente chorus -, que se traduz por algo como “eu nunca sairia com alguém que diz ‘não importa quem, alguém saia comigo'”, mas a melhor frase vem indiscutivelmente no meio, quando a Miku diz “‘não importa quem, alguém saia comigo’? Tem certeza que não quis dizer ‘não importa quem, alguém tenha sexo comigo’? Vamos deixar isso claro, eu nunca, jamais, aceitaria um cara assim”. Ouch.

Sendo uma música até que bem famosa do Len, Dare Demo ii Kara Tsukiaitai já recebeu até que uma pequena leva de covers e paródias, mas eu preciso dizer que, dentre elas, a minha favorita é certamente essa da Miku. Impossível não dar risada e, para alguns, talvez parar para refletir sobre algumas coisas [rsrs].

1 – A) Kagamine Rin – Kokoro

Kokoro
Kokoro

Acho quase inevitável não falar dessa música em uma lista do tipo. Lançada em 3 de março de 2008, Kokoro, do producer Travolta-P e cantada pela vocaloid Kagamine Rin, é possivelmente uma das mais famosas músicas de vocaloid de forma geral, há muito já tendo ultrapassado os 2 milhões em views no site Nico Nico Douga, onde foi originalmente publicada.

A história é contada do ponto de vista de uma robô, construída por um cientista solitário que há muito se fora. Lhe faltava, porém, um último “programa”: kokoro, japonês para “coração”, “alma”. Programa esse no qual o cientista trabalhou até os seus últimos momentos, e que finalmente a robô conseguiu obter. Ativando-o, eis então que lágrimas saem de seus olhos, conforme ela finalmente consegue entender o carinho e dedicação que seu criador tinha por ela, e começa então a cantar: “obrigada”.

O final da música é certamente agridoce, e ideal para uma música tocante como esta. Um texto nos informa: a força do “programa” foi grande demais para a robô, que colapsou e se desligou. Isso, porém, com um sorriso no rosto, “parecendo com um anjo”.

1 – B) Kagamine Len – Kokoro – Kiseki

Kokoro - Kiseki
Kokoro – Kiseki

Se a música original já era triste, a resposta do producer Jun-P conseguiu ser ainda mais tocante. Cantada pelo vocaloid Kagamine Len e lançada menos de um mês após a música original, em 31 de março de 2008, aqui nós temos a versão do cientista de toda essa história.

A música começa com o cientista enumerando três milagres. O primeiro, a criação da robô. O segundo, que ele pode passar tempo com ela. Mas o terceiro ainda não ocorreu, e é o que ele buscava enquanto trabalhava no programa que não podia ser criado: kokoro. Mas eis então que ocorre um terceiro milagre: uma mensagem do futuro. Uma voz, a cantar “obrigada”. Nesse ponto, o cientista apenas diz que não precisaria de um quarto milagre.

O final consegue ser ainda mais agridoce que a música original. O texto nos informa que nesse breve momento em que passado e futuro se ligaram, o cientista pode dar a sua vida para que a robô finalmente obtivesse o “programa” que lhe faltava. Faz algum sentido? Não. Eu me importo? Nem um pouco. É tocante, bonitinho, e eu adoro [rs].

Curioso que, meses depois, Travolta-P lançou o que seria o “outro lado” oficial de sua história, mostrando o cientista como sendo o vocaloid Gakupo. A popularidade da versão de Jun-P, porém, se consolidou: mesmo as fanarts desse par de músicas tendem a mostrar o cientista como sendo o Len. E dá para entender porque. Tocante como é, não é de surpreender a fama que a música angariou.

Redes sociais do blog:

Facebook

YouTube

Twitter

Lista – 10 Musicas de Vocaloid que Valem a Pena Ouvir (parte 4)

Quando a música de abertura toca como insert song.

[Vídeo] Uma Breve Indicação – Le Chevalier D’Eon

Imagens (na ordem em que aparecem):

1 – Travolta-P, ft. Kagamine Rin – Kokoro

2 – Kairiki Bear, ft. Hatsune Miku – Bakusai Pudding

3 – Voyager, ft. Kagamine Len – Re: Bakusai Pudding

4 – Takkyuu Shounen, ft. Kagamine Len – Dare Demo ii Kara Tsukiaitai

5 – Nitopan, ft. Hatsune Miku – Dare demo ii kara Tsukiaitai toka Itteru Yatsu to wa Tsukiaitakunai

6 – Travolta-P, ft. Kagamine Rin – Kokoro

7 – Jun-P, ft. Kagamine Len – Kokoro – Kiseki

Anúncios

2 comentários sobre “Lista – 3 Pares de Músicas de Vocaloid (Cujas Musicas Foram Feitas por Autores Diferentes)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s