Lista – 10 Musicas de Vocaloid que Valem a Pena Ouvir (Parte 4)

shouter1

E temos aqui mais uma edição da série “10 Musicas de Vocaloid que Valem a Pena Ouvir”. Se por ventura essa é a primeira vez que você topa com uma lista desse tipo e não tem a menor ideia do que seja um “vocaloid”, eu sugiro dar uma rápida olhada no primeiro parágrafo da primeira lista dessa série, onde explico isso com um pouco mais de detalhes. Se, por outro lado, você já sabe o que eles são, desça então a página e venha conhecer algumas das melhores musicas já feitas com eles, ao menos na minha opinião [rs].

Mas antes, os avisos de sempre. Em primeiro lugar, isso é uma lista, e não um topA ordem das musicas aqui não quer dizer nada sobre a sua qualidade, e é praticamente aleatória (quando muito, agrupei musicas de um mesmo vocaloid ou de um mesmo producer – como são chamados aqueles que fazem as musicas – para ficarem perto umas das outras). A maior parte das citações aqui são traduções minhas da letra da musica como ela aparece, em inglês, na Vocaloid Lyrics Wiki. E, por ultimo, muitas das musicas estão disponíveis para se ouvir oficialmente no youtube. Em casos assim, ao longo do texto haverá um link para a mesma, então se se interessar por alguma não deixe de dar uma ouvida para ajudar aos responsáveis por fazê-la. E dados os avisos, vamos à lista.

10) Kagamine Len – Super Hero

Super Hero
Super Hero

Lançada em abril de 2012 pelo producer Nem, Super Hero é cantada pelo vocaloid Kagamine Len, e conta a história de um garoto cujo único sonho era se tornar um super herói.

O que eu gosto bastante nessa musica é a forma como ela começa até que bastante inocente, com o garoto pegando lixo do chão ou ajudando na captura de alguns criminosos, mas mais para o final tem uma mudança de tom bastante drástica, com o garoto constatando que o real problema são os políticos que governam o país, e nisso ele aparentemente entra em uma onda de ataques terroristas. Honestamente, é uma musica que muito me lembra aquele velho dito popular: a estrada para o inferno é pavimentada de boas intenções.

Infelizmente, o aspecto sonoro dessa musica é o seu ponto mais fraco, e francamente é o motivo pelo qual eu demorei tanto para incluí-la em uma lista, dado que conheço essa musica há um bom tempo. O instrumental é ok, mas a manipulação do Len deixa a voz bem mais robótica do que ela deveria ser, mesmo para uma musica de 2012. Ainda assim, ela vale a pena pela sua letra, que pode provocar uma ou outra reflexão em quem decidir prestar atenção nela.

9) Kagamine Len – FPS

FPS
FPS

Uma canção do producer Nero, lançada em agosto de 2015 e cantada pelo vocaloid Kagamine Le, FPS – First Person Shooting nos trás a trágica visão de um campo de guerra.

É interessante como desde o começo a musica traça uma relação entre os jogos em FPS e os conflitos armados reais. Seu título é um interessante jogo com o significado da sigla: enquanto FPS, no mundo dos jogos, significa First Person Shooter (Atirador em Primeira Pessoa), na musica a sigla significa First Person Shooting (Atirando em Primeira Pessoa). Já ao longo da musica a guerra é diversas vezes comentada como sendo uma espécie de jogo cruel.

Pessoalmente, eu vejo essa musica como um lembrete de que a realidade é muito, muito mais cruel do que a ficção, e que uma zona de guerra real não tem nada de “divertido”. Vê-la como talvez uma crítica aos próprios jogos de FPS, que romantizam a guerra, talvez já fosse um exagero, mas não excluiria essa possibilidade também. Seja como for, se você é do tipo que gosta de FPS’s e acha que seria “legal” estar em um campo de batalha real, fica a dica: apenas pare.

8) Hatsune Miku – Slow Motion

Slow Motion
Slow Motion

Mudando um pouco o vocal, temos agora uma musica cantada pela Hatsune Miku. Lançada em meio de 2014, Slow Motion é uma musica do producer Pinnochio-P que mostra uma mulher refletindo em sua vida até então, conforme tenta lidar com o que parece ser uma pequena febre.

“Com um sorriso presunçoso de auto-satisfação na adolescências / Aprendendo o significado de vergonha e embaraço nos seus 20 / Finalmente se compreendendo em seus 30” e “meu velho eu, que podia rir sem preocupações / Quem não choraria após algumas quedas na rua / Agora com um sorriso desgastado pelas areias do tempo / Estou a caminho de meu enrugado final” são trechos que bem representam a musica.

É um olhar relativamente cínico e pessimista sobre o crescimento, mas talvez justamente por isso essa é uma musica capaz de trazer algumas reflexões interessantes. E, para todos os efeitos, o seu final ainda é levemente esperançoso: “Limpa até você estar vazia por dentro, faz parte do trajeto, eu diria / Vai ficar tudo bem / Provavelmente”.

7) Hatsune Miku – Sukina Koto Dake de ii Desu

Sukina Koto Dake de ii Desu
Sukina Koto Dake de ii Desu

Outra musica cantada pela Hatsune Miku, e também uma produção do producer Pinnocio-P, Sukina Koto Dake de ii Desu foi lançada em maio de 2016.

“Odiando dias úteis e adorando fins de semana / Odiando trabalho e adorando voltar a dormir / O pensamento de que você não pode ficar vadiando para sempre / Lentamente vai sumindo da minha consciência”, seguido, pouco depois de “Completamente satisfeito por estas nossas coisas favoritas / Nosso cérebro vai atrofiando até desaparecer”, essa não é realmente uma musica lá muito aberta a diferentes interpretações [rs].

A mensagem aqui é clara: não podemos ter só o que gostamos, algumas vezes até para o nosso próprio bem. E, por vezes, isso pode incluir uma pessoa. Frases como “Eu realmente gosto de você”, seguido de “e você gosta de outra pessoa” bem expressam uma desilusão amorosa. E apesar de um final bastante amargo – “Se toda humanidade encontrasse a felicidade / Certamente o universo teria problemas” – a mensagem geral ainda é uma que vale a pena ser ouvida.

6) GUMI – Turnover Game

Turnover Game
Turnover Game

Novamente mudando o vocal, temos agora uma musica cantada pela GUMI. Lançada em junho de 2016, Turnover Game é uma canção do producer Mizu. Na história, uma garota com baixa autoestima encontra conforto no jogar de um vídeo game.

Essa é outra daquelas musicas que começa relativamente inofensiva, apenas para terminar em um legitimo banho de sangue. Desesperada para fugir da realidade, a menina pede à sua “Valkiria” que ela tenha mais ambição, para trocar de lugar com a menina do mundo real. Eventualmente, a Valkiria responde, aceitando a proposta. Ambas trocam de lugar, e eis que a Valkiria inicia uma série de matanças no mundo real, enquanto a garota, agora presa no mundo do jogo, só pode olhar.

Existem duas formas de interpretar o que acontece: a literal, que descrevi acima, ou uma um pouco mais alegórica, de uma menina que, de tanto jogar, passou a acreditar ser mesmo a personagem do jogo, entrou em uma sequência de matanças e, num breve momento de lucidez, tirou a própria vida. Nenhuma das duas interpretações é realmente lá muito positiva, mas ei, ao menos o instrumental e a manipulação da GUMI tornam a musica uma bem gostosa de ouvir [rs]

5) GUMI – Real Hatsune Miku no Shoushitsu

Real Hatsune Miku no Shoushitsu
Real Hatsune Miku no Shoushitsu

Mais uma musica cantada pela GUMI. Desta vez de julho de 2015 e lançada pelo producer CosMo, Real Hatsune Miku no Shoushitsu é uma interessante musica sobre a obsolescência.

“O regulamento deste mundo é / Que o velho ‘divertido’ é logo sobrescrito pelo atual ‘divertido'” é já a primeira frase da musica, que a uma primeira vista parece apontar para a vocaloid GUMI declarando a obsolescência da vocaloid Hatsune Miku, colocando-a como um fenômeno ultrapassado. Mas basta olhar a letra com um pouco mais de atenção e qualquer um verá que não é assim tão simples.

Frases como “Eles puxam você para fora da escuridão e apontam os holofotes na sua direção / E consomem você” e “Se você desaparecesse, esse mundo irá preencher o vazio com alguém novo / Sem nem pestanejar” expõem a crueldade da mídia do entretenimento e, em última instância, da própria sociedade, na qual o novo constantemente substitui por completo o velho.

4) Flower – Chat Noir no Bouken Sho

Chat Noir no Bouken Sho
Chat Noir no Bouken Sho

Outra musica do producer CosMo, Chat Noir no Bouken Sho foi lançada em junho de 2014, sendo cantada pela vocaloid Flower. Uma musica sobre fuga, cantada por um garotinho.

Essa musica é um bom exemplo daquela parcela de musica de vocaloid que parecem inocentes e bonitinhas até você parar para ler a letra. Apesar do instrumental e voz darem um tom bem animador à canção, que é ainda complementada com um estilo de arte que lembra a uma pintura em um quadro negro, feita com giz de lousa, a letra é basicamente sobre um garotinho que decide fugir de casa.

Fica bem claro que o menino se sentia em um ambiente opressivo, sobretudo quando dos flashbacks que ele tem de sua casa, onde ele fala de um mundo entediante e enfatiza os ponteiros do relógio. O resultado de sua fuga, porém, é um tanto quanto ambíguo, com a musica terminando com o garotinho dizendo para alguém que essa pessoa já não era mais como ele lembrava, antes de então voltar à sua “aventura”. É um final bem aberto à interpretação, mas ei, pelo menos o menino não morreu (… eu acho).

3) Nekomura IrohaI – Sailor Fuku ga Daikirai.

Sailor Fuku ga Daikirai.
Sailor Fuku ga Daikirai.

Lançada em março de 2014, “Sailor Fuku ga Daikirai” é uma musica do producer JinseiP. Sendo cantada pela vocaloid Nekomura Iroha, a letra é uma ácida crítica à padronização.

O próprio título da musica, que poderia ser traduzido por “Eu Odeio o Uniforme Escolar”, já bem dita o assunto da musica. Na letra, uma garota reclama da padronização a que está submetida, pressionada a agir desta ou daquela forma, em dado momento até se comparando a um soldado. E claro, o imagético também é bem forte, com todas as meninas aparecendo como exatamente iguais, com exceção da protagonista que canta, justamente, que não consegue suportar aquilo.

Em termos de som, porém, a canção pode ser bem difícil de ouvir. A trilha sonora é completamente eletrônica, ao passo que a voz da vocaloid é claramente mais metálica do que ela foi pensada para ser. Pessoalmente, acredito que isso foi para dar um tom predominante de artificialidade despersonalizada, que é afinal a crítica que a musica faz ao próprio sistema escolar, mas o resultado final ainda é uma musica que, sonoramente, alguns podem vir a não gostar.

2) SeeU – Cheon Nyeon-ui Si

Cheon Nyeon-ui Si
Cheon Nyeon-ui Si

Certamente a entrada menos ortodoxa em toda essa lista, “Cheon Nyeon-ui Si” é uma musica do producer Sangnoksu, lançada em dezembro de 2011 e cantada pela vocaloid SeeU. Uma musica sobre as quatro estações de quase 17 minutos.

Honestamente, é uma pena que eu não conhecia essa musica quando fiz minha lista de dez musicas de vocaloid em outras línguas que não o japonês. Cantada em coreano, a letra usa das quatro estações como uma metáfora para o envelhecimento humano. Visualmente, a personagem que canta é representada pela figura mitológica Kumihiko, a raposa de cinco caudas cujas lendas dizem viver por mil anos, passando por quatro fases ao longo do tempo.

Dito isso, aqui é o instrumental, e não a letra, que realmente me chama a atenção. O som é uma mescla de instrumentos tradicionais com outros mais modernos, e o resultado final é simplesmente estupendo para os ouvidos. A voz da vocaloid, feita claramente para imitar o estilo tradicional de canto, infelizmente pode vir a desagradar alguns, mas ainda assim, experimente dar uma ouvida: é uma musica belíssima.

1) Vários – Shoutër

Shoutër
Shoutër

Finalizando a lista, temos uma musica do producer Halyosy. Lançada em fevereiro de 2016, “Shoutër” é cantada por seis vocaloids: MEIKO, KAITO, Miku, Rin, Len e Luka.

Assim como outras musicas do producer, Shoutër é uma bonita ode à capacidade da internet de aproximar as pessoas. Mais especificamente, aqui, a musica é claramente referente ao site Nico Nico Douga, onde a vasta maioria dos producers, bem como diversos cantores amadores, publicam seus vídeos. Daí a ênfase da musica em um espaço que as pessoas possam ter sua voz ouvida, bem como também daí o estilo das legendas, que “atravessam” a tela da esquerda para a direita, algo característico dos comentários do Nico Nico, que aparecem diretamente na tela dos vídeos dessa exata mesma forma.

A única coisa que eu não consegui entender direito nessa musica são as seis referências a figuras consagradas (nomeadamente: Joana D’Arc, Einstein, Alan Turing, Friedrich Nietzsche, Aristóteles e Shakespeare). Me pareceu uma referência a nomes que você encontra com frequência na internet, normalmente com o rosto sobre um fundo preto e uma citação que provavelmente nem foi a pessoa em questão quem realmente disse aquilo. Mas como não sei o quão presente isso é na internet japonesa, é difícil dizer se foi mesmo essa a intenção. Então sintam-se a vontade para dar as suas próprias interpretações [rs].

Visite também: Facebook – Twitter – Youtube

Outros artigos que podem lhe interessar:

Lista – 10 Musicas de Vocaloid que Valem a Pena Ouvir (Parte 3)

Conheça Evillious Chronicles: Uma Dark Fantasy que vai da Criação ao Apocalipse

Vamos falar sobre animação

Imagens (na ordem em que aparecem):

1 – Halyosy, ft VOCALOID – Shoutër

2 – Nem, ft. Kagamine Len – Super Hero

3 – Nero, ft. Kagamine Len – FPS

4 – Pinnochio-P, ft. Hatsune Miku – Slow Motion

5 – Pinnochio-P, ft. Hatsune Miku – Sukina Koto Dake de ii Desu

6 – Mizu, ft. GUMI – Turnover Game

7 – CosMo, ft. GUMI – Real Hatsune Miku no Shoushitsu

8 – CosMo, ft. Flower – Chat Noir no Bouken Sho

9 – JinseiP, ft. Nekomura Iroha – Sailor Fuku ga Daikirai

10 – Sangnoksu, ft. SeeU – Cheon Nyeon-ui Si

11 – Halyosy, ft VOCALOID – Shoutër

Anúncios

4 comentários sobre “Lista – 10 Musicas de Vocaloid que Valem a Pena Ouvir (Parte 4)

  1. Olha eu de novo!
    Acho que vou comentar muito aqui, principalmente nos posts de Vocaloid hauahaua
    Eu vi que você colocou a música que recomendei na lista :3 Fiquei super contente! Particularmente, eu também não acho que FPS seja uma crítica aos jogos, e sim que o Neru usou os jogos de guerra para revelar a realidade de um campo de batalha.
    Super Hero eu já conhecia faz tempo, mas nunca vi a letra! Achava que seria uma música bobinha sabe? Acho que me enganei… XP Isso acontece bastante em vocaloid na verdade, musicas que parecem bobas terem na verdade todo um significado por trás…
    O resto das músicas eu não conhecia mesmo ^^’ Vou ouvir elas depois ;)

    Curtir

    • Bom, eu que agradeço a recomendação xD Nunca tinha parado pra ver FPS mesmo, e é uma ótima musica. Neru trabalha muito bem com os kagamines rsrs
      Sobre Super Hero, de fato, vocaloid tem MUITO disso, parece fofinho de divertido e ai do nada “ooops, gente morrendo” :v kkkkkk
      Sobre as demais, ouça sim e espero que goste /o/

      Curtir

  2. Parabens pela belissima lista de novo!

    uma musica que a letra me deixou extremamente triste foi “close to you” do producer niki na voz da lily…
    a musica nao possui nenhuma critica grande ou significativo incentivo ao ouvinte, mas ela expressa mto bem o sentimento de perda do locutor. A forma como ele vai tentando encarar o fato no final da musica eh inspirada pra min.
    eu realmente gosto de como os japoneses conseguem expressar os sentimentos interpessoais nas musicas dos vocaloids, me emociono e até choro em algumas… coisa que dificilmente acontece com as musicas em ingles que eu escuto, mesmo que seu “conteudo” seja tao triste quanto.

    Curtir

    • Essa (Close to You) eu não conheço (vou dar uma conferida depois rs), mas de fato, muitas musicas de vocaloid conseguem passar muito bem os sentimentos do autor. Acho que é porque vocaloid é algo mais “direto”, a pessoa que compõe a musica é a que faz a manipulação da voz e tals, enquanto que na musica “mainstream” (por assim dizer rs) muitas vezes tem “interferências” de produtores, investidores, patrocinadores, etc., e ai mesmo que a letra seja algo mais triste ainda pode soar um pouco artificial (o que chega a ser irônico, pensar que uma voz artificial consegue ser mais “real” que muito cantor de fato kkkkkk). Claro, esse é um problema que “some” quando falamos de artistas da música que de fato podem fazer o que bem entendem.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s