Lista – 10 Musicas Não Japonesas de Vocaloid

vocaloid0

Um dos aspectos mais interessantes da mídia Vocaloid é o fato de que qualquer um pode participar dela: basta comprar o programa. Não é de surpreender, portanto, que muitas pessoas fora do Japão já tenham adquirido um ou mais produtos da marca. Em fato, o mercado fora do Japão é até visado pelas produtoras dos softwares, e já foram lançados diversos vocaloids cujos voicebanks incluem sons para que eles possam cantar em inglês, espanhol, e mesmo coreano. Assim, nessa lista eu decidi dar uma pequena olhada justamente nesse meio, das produções de vocaloid em outras línguas que não o japonês.

Para isso, eu decidi “dividir” essa lista ao meio. As cinco primeiras entradas são covers, com três musicas em português e duas em espanhol. As cinco restantes, uma em espanhol e as demais em inglês, são efetivamente musicas originais dos seus respectivos producersFora isso, é como eu digo em todos os meus textos do tipo: isto é uma lista, não um top. Não pretendo elencar aqui os “10 melhores” nem nada do tipo: são somente 10 indicações de musicas que eu gosto e que acho que vocês podem vir a gostar também. Ah, e já aviso: todas as musicas estão disponíveis no youtube, e cada entrada possui um link para a musica da qual fala, então se alguma lhe interessar vá lá dar alguns views ao autor. E dados os avisos, vamos à lista.

10) Hatsune Miku – [Cover] O que é? O que é? 

O que é? O que é?, cover pela Hatsune Miku
O que é? O que é?, cover pela Hatsune Miku

“Oh meu deus eu sei, eu sei, que a vida deveria ser bem melhor e será. Mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita”. Ah, quem não conhece esse clássico da musica brasileira? Canção de 1982 do cantor e compositor “Gonzaguinha” (Luiz Gonzaga), sua letra é uma bonita mensagem de otimismo e esperança.

E aqui temos então a vocaloid Hatsune Miku fazendo cover dessa musica! “Hatsune Miku cantando O que é? O que é?” é um vídeo do canal PRP Dub, lançado em dezembro de 2013. Nele, vemos diversos vocaloids – e mesmo alguns outros personagens, como duas garotas da série de jogos Touhou – tocando e dançando conforme a Miku, ao centro, canta a famosa letra.

A título de curiosidade, o canal ainda possui algumas outras musicas no mesmo estilo, com a Miku fazendo cover de alguma musica brasileira. Mas não esperem muitas canções novas no futuro: o canal é claramente mais voltado para dublagens de vídeos da internet, como produções da Cyanide and Happiness ou Asdf Movies. Além disso, o vídeo mais recente até o momento foi lançado ainda em 2015.

9) Hatsune Miku – [Cover] Aquarela

Aquarela, cover pela Hatsune Miku
Aquarela, cover pela Hatsune Miku

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo…” Eis aqui outra canção que você já deve ter ouvido na infância, seja lá qual for a sua idade [rs]. Uma musica do cantor e compositor “Toquinho” (Antonio Pecci), lançada em 1983, este é certamente outro clássico da musica brasileira.

É difícil ouvir essa canção e não acabar “levado” de volta aos tempos da infância, onde passar o dia desenhando possivelmente já fez parte do dia a dia de qualquer um… Mas voltando à lista, temos aqui um cover da Hatsune Miku desta canção clássica, e devo dizer: ouvir a voz da Miku cantando essa musica é algo incrivelmente fofo [rs]. Já o vídeo em si é uma fanart da Miku que o canal credita a uma conta no Deviantart, com a letra passando na tela em português e inglês.

cover foi feito pelo canal Aslam Chronicles, sendo lançado ao youtube em dezembro de 2010. De lá pra cá, o canal pelo visto se voltou mais para covers usando UTAUs (sintetizadores de voz semelhantes, em princípio, aos Vocaloids, mas gratuitos), mas considerando que já tem alguns meses que o último vídeo foi lançado é difícil dizer se o canal ainda está ativo ou não.

8) Hatsune Miku – [Cover Adaptado] Bad Apple

Bad Apple, cover pela Hatsune Miku.
Bad Apple, cover em português pela Hatsune Miku.

Algo relativamente comum nesse meio das fansings de anime, jogos, visual novels, e outros do tipo, é alguém ver uma musica em um dado idioma (quase sempre, japonês) e decidir adaptar a letra para um outro idioma (normalmente o seu nativo: inglês, espanhol, português, etc.). Este é um desses casos.

A musica Bad Apple foi originalmente composta como uma soundtrack para um dos jogos da série Touhou, sendo lançada em 1998. Nesse ponto, porém, a musica não tinha nenhuma letra, e só viria a ganhar uma com um remix em 2007. Em 2008, começa a surgir no site de vídeos japonês Nico Nico Douga uma série de vídeo-clips fanmade, e em 2009 a “mania” desses vídeos explode de vez. Um deles, de 2009 mesmo, se tornou o mais icônico, sendo aquele que apresenta a silhueta das personagens do jogo se movendo ao som da musica, e é inclusive o vídeo no qual se baseia o cover da Miku que vemos nesta lista.

Este cover, lançado em setembro de 2010, foi lançado ao youtube pelo canal Guilhox, e parece ter sido o único cover envolvendo vocaloids que o canal fez. Nele, a letra japonesa de 2007 foi adaptada para o português, e o vídeo usado foi o de 2009, mas com o preto e branco  do vídeo original sendo trocado pelo verde e amarelo.

7) V Flower – [Cover] Todos Juntos

Todos Juntos, cover pela V Flower.
Todos Juntos, cover em espanhol pela V Flower.

Mudando agora a língua, vamos com um cover em espanhol. Este da musica Todos Juntos, da banda chilena Los Jaivas, que aqui é cantada pela vocaloid V Flower (ou apenas “Flower”: este sendo o nome da personagem, enquanto que V Flower é o nome do software em si).

Sinceramente, não tem muito que eu possa comentar aqui. Até fazer esta lista eu não conhecia a banda, então eu honestamente não tenho a menor ideia da relevância dela para a musica chilena (nem entendo qualquer coisa que seja de musica chilena, diga-se de passagem [rs]). Mas eu gostei bastante da letra desta canção, que fala sobre união em um mundo que insiste em se desunir.

A versão com a V Flower foi feita pelo canal 0xxmiochanxx0, que é efetivamente um canal especializado em covers em espanhol de musicas, usando de vocaloids. Infelizmente, ao que tudo indica o canal está inativo, então não esperem novidades dele. Ainda assim, essa foi uma musica bem gostosa de ouvir.

6) Kagamines Rin & Len – [Cover Adaptado] Electric Angel 

Eletric Angel, cover em espanhol.
Eletric Angel, cover em espanhol.

Electric Angel é uma musica interessante, que de certa forma demonstra bem o quão aberta a mudanças, adaptações, reimaginações e fã-produções é o meio dos vocaloids. Originalmente, a musica foi composta, em japonês, pelo producer Yasuo-P, em outubro de 2007, sendo cantada pela vocaloid Hatsune Miku e lançada no Nico Nico Douga.

Em fevereiro de 2013, os producers Giga-P e Orebanana-P fizeram um cover da musica usando dos vocaloids Kagamine Rin e Len, com vídeo e ilustrações de Nishiki Koi. A versão deles, também lançada no Nico Nico Douga, fez tanto sucesso que hoje em dia é muito mais provável que, pesquisando pela musica, você encontre a versão com os Kagamines muito antes de encontrar a original, com a Miku.

A musica é basicamente sobre o quanto os vocaloids ficam felizes de ser usados para criarem musicas, e do quão tristes e solitários se sentem quando seu programa é fechado e o computador é desligado. Já o vídeo que integra esta lista, outra produção do canal 0xxmiochanxx0, é uma adaptação da versão com os Kagamines, usando dos mesmos vocaloids e do mesmo vídeo. A letra, contudo, foi adaptada para o espanhol, e o resultado final é bem gostoso de ouvir.

5) Clara & MAIKA – Quiero un Dinosario

Quiero un Dinosaurio
Quiero un Dinosaurio

Saindo agora dos covers, como eu disse na introdução as próximas cinco entradas são todas para musicas originais. E começamos por esta bonitinha canção em espanhol, do canal AkuoVocaloid, lançada em setembro de 2014.

Quiero un Dinosaurio” é cantada pelas vocaloids Clara e MAIKA, ambas vocaloids espanholas, com Clara inclusive sendo uma da primeiras vocaloids a serem comercializadas, junto de sua contra-parte masculina Bruno. Já da letra não tem realmente muito o que falar: são as duas personagens falando do quanto gostariam de ter um dinossauro, que, segundo elas, “todas as coisas ruins devorará”.

Se o seu “eu” interior de 5 anos não aflorar com esta musica, eu não sei o que o fará [rs]. Uma musica leve, gostosa de ouvir, e bastante divertida, ideal pra quando estiver precisando sorrir um pouco. Infelizmente, o canal parece estar inativo, dado que o vídeo mais recente dele tem mais de um ano já, então não esperem novas musicas deste producer.

4) Cyber Diva – When it Rains

When it Rains
When it Rains

Passando então para as musicas em inglês, temos agora a entrada mais recente em toda essa lista: When if Rains, lançada no canal LittleJayneyCakes em maio de 2016 e sendo cantada pela vocaloid Cyber Diva, uma vocaloid desenvolvida especificamente para cantar musicas em inglês.

Infelizmente, não tem muito o que falar aqui também. A musica é bem curta, com cerca de dois minutos. A letra parece ser a personagem central lembrando de quando conheceu seu namorado (agora marido?), agora pensando em como seus sentimentos por ele em nada mudaram. Ao final, a personagem conclui que irá sempre segurar a mão dele quando chover.

É uma musica bem bonitinha, especialmente se você gosta de romance. A relação entre eles e os sentimentos da protagonista ficam bem claros mesmo com uma musica tão curta, o que é bem legal. Agora, o canal que postou a musica é sim ativo ainda, mas ele é muito mais voltado para covers feitos pela dona do canal, com musicas cantadas por vocaloids sendo bem raras. Então não esperem outra do tipo tão cedo.

3) Kagamine Rin – Karma

Karma
Karma

Bom, não é uma lista de vocaloids se não tiver algo minimamente triste, perturbador, ou qualquer mescla entre ambos [rs]. Eis aqui Karma, uma musica do producer Circus-P em colaboração com Creep-P. Lançada em fevereiro de 2016, a musica é em inglês e é cantada pela vocaloid Kagamine Rin.

A letra da musica é bastante clara. Frases como “você deixou meu coração em cinzas” sugere que a menina acaba de sofre algum tipo de desilusão amorosa (talvez o namorado tenha terminado com ela? Nada na letra sugere traição, então deve ter sido isso), que por sua vez a deixou no que só pode ser descrito como um surto psicótico. E agora ela quer literalmente botar fogo no garoto – “estou esperando para lhe ver queimar” -, dizendo que isso nada mais é do que “karma” pelas ações dele.

A musica não chega a mostrar se de fato ela fez o que pretendia e se o garoto de fato acabou morrendo, mas fica aberta essa possibilidade. No mais, o canal do Circus-P ainda está em atividade, então se você gostou da musica deem uma conferida nas outras e podem esperar por mais desse autor.

2) GUMI – Jack the Ripper

Jack The Ripper
Jack The Ripper

E se a Rin piromaníaca acima não saciou a sua vontade por musicas de vocaloid ligeiramente perturbadoras, eis aqui outra musica do tipo, também em inglês, mas desta vez cantada pela GUMI: Jack The Ripper, de xCepheid, lançada em outubro de 2015. E diga-se de passagem: mais uma vez temos um canal que ainda está em plena atividade, então se você gostar do trabalho do producer pode ficar esperando por mais.

Conforme o seu autor explica na descrição do vídeo, a musica em questão foi composta para o Halloween daquele ano, sendo uma mais do que óbvia referência ao assassino serial Jack, O Estripador. O notório assassino, cuja identidade nunca foi conclusivamente descoberta, teria agido na Londres de 1888, e até hoje é alvo das mais diversas especulações. Mesmo o real número de vítimas ainda é aberto a debates.

Como curiosidade, chegou-se a se considerar que o assassino poderia ter sido uma mulher, especificamente Mary Pearcey, condenada em 1890 pelo assassinato da mulher e criança de seu amante. Obviamente, a ligação de Pearcey com Jack nunca foi mais do que especulação, mas pode ter sido uma leve inspiração para o autor da musica desta entrada ter usado a GUMI como cantora.

1) GUMI – Eccho

Eccho
Eccho

Finalizando a lista, outra musica em inglês cantada pela GUMI: Eccho, da producer Crusher-P. Lançada em outubro de 2014, a musica é cantada pela vocaloid GUMI, e sua letra é certamente a mais enigmática dessa lista.

Considerando frases como “porque estou mudando mais rápido que os canais a TV?” e “sou preto, então sou branco, não, algo não está certo” parecem sugerir alguém lidando com algum tipo de bipolaridade, ou talvez alguma outra doença mental. Isso dito, elementos visuais como uma televisão de tubo no lugar na cabeça e a roupa de colegial japonesa ficam totalmente em aberto para interpretações.

Sobre o canal, apesar de o último vídeo ter sido postado há apenas um mês, a última musica cantada por um vocaloid foi ao ar há mais de um ano, então diria para não esperarem conteúdo novo tão cedo (se é que haverá algum). Ainda assim, se você gostou da musica vale a pena dar uma olhada nas outras produções da autora, tão boas quanto.

Outros artigos que podem lhe interessar:

Lista – 5 Musicas de Vocaloid Com as Quais Você Definitivamente Vai se Identificar

Review – K-ON!

Sobre símbolos, referências e alegorias

Imagens (na ordem em que aparecem):

1 – Crusher-P, ft. GUMI – Eccho

2 – PRP Dubs, ft. Hatsune Miku – O que é? O que é? (cover)

3 – Aslam Chronicles, ft. Hatsune Miku – Aquarela (cover)

4 – Guilhox, ft Hatsune Miku – Bad Apple (cover em português)

5 – 0xxmiochanxx0, ft. V Flower – Todos Juntos (cover)

6 – 0xxmiochanxx0, ft Kagamines Rin e Len – Electric Angel (cover em espanhol)

7 – AkuoVocaloids, ft. Clara e MAIKA – Quiero un Dinosaurio

8 – LittleJayneyCakes, ft. Cyber Diva – When it Rains

9 – Circus-P, ft. Kagamine Rin – Karma

10 – xCepheid, ft. GUMI – Jack the Ripper

11 – Crusher-P, ft GUMI – Eccho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s