Uma Breve Análise – Hourou Musuko: Disposição Espacial

Hourou Musuko
Hourou Musuko

(Esta análise foi originalmente publicada na página do blog no facebook)

Existe uma cena no episódio 2 de Hourou Musuko, anime de 2011 do estúdio AIC sobre duas crianças transexuais, Takatsuki e Nitori, que eu gostaria de destrinchar um momento.

Agora, se você ainda não viu Hourou Musuko, tenha em mente de que haverá alguns spoilers menores abaixo, referentes aos dois primeiros episódios.

Dito isso, a cena em questão (reproduzida acima) ocorre já perto do final do segundo episódio, e está dentro de um contexto bastante específico. Dois fatos levaram a esta cena: o primeiro deles sendo a fala de Sasa que, cansada da animosidade cercando suas duas amigas, Takatsuki e Saori, diz que não falará com ambas até que estas façam as pazes; já o segundo fato é a personalidade da Saori ter lhe conseguido a antipatia de algumas estudantes mais velhas, o que deu à Takatsuki a desculpa perfeita para convencer a Saori a ir para casa em grupo.

À Saori e Takatsuki se juntam Sasa, Nitori e Mako, o “grupo original”, digamos, que já se conheciam desde antes da entrada no recente ano escolar. E a esse grupo se juntam Sarashina (Chi) e Momo, recém-conhecidas dos quatro anteriores. Saindo da escola, eles caminham juntos, passam por alguns lugares, e então vem a cena que quero analisar: um breve momento no qual os personagens aparecem numa espécie de fila.

Na frente do grupo, temos a Sasa. Por um lado, essa posição possivelmente se deve ao fato de que é por conta dela que os personagens agora caminham juntos: foi o seu ultimato para que Takatsuki e Saori se reconciliassem que fez com que o grupo se reunisse novamente. Mas sua posição também mostra como ela está bastante apartada dos demais, sendo a única do grupo original que não sabe do segredo de Nitori e Takatsuki.

Hourou Musuko
Hourou Musuko

A seguir vem Chi e Momo, que só estão ali pela Chi ter praticamente se inserido no grupo. A posição delas de certa forma reflete como ambas ainda estão apartadas do grupo geral, mas o fato de estarem juntas é um reflexo da já longa amizade entre ambas.

Logo depois temos Takatsuki, que mantém uma considerável distância da dupla à frente. Takatsuki nutre profunda admiração pela Chi, mas ao mesmo tempo ainda sente-se insegura de falar e interagir com ela. A insegurança é também o que afasta Nitori de Takatsuki: apesar de seguirem como amigos, o fato de Takatsuki ter rejeitado Nitori, romanticamente falando, colocou entre eles um distanciamento que ainda está longe de ser superado neste momento da trama.

Mako acompanha Nitori, com quem tem mais afinidade, numa lógica levemente similar à que une Chi e Momo mais a frente. A diferença é que ambos já estão bem mais inseridos no grupo: reparem que os quatro últimos nessa fila são justamente os quatro que partilham o segredo de Takatsuki e Nitori.

Saori vem em último, e nesse ponto é interessante notar as expressões dos personagens. Sasa olha para frente, alheia ao que se passa atrás de si. Chi e Momo conversam, bem como Nitori e Mako. E Takatsuki também olha para frente, provavelmente em direção à Sarashina. Porém a Saori olha para baixo, o que, aliado à sua posição como última do grupo, reflete o seu sentimento de não pertencimento: ela ainda não acredita que seu lugar é ali. Possivelmente, olhar para baixo é também uma forma de evitar olhar para Nitori, a quem ela ama e sabe que não é correspondida.

Por meio de uma única imagem, toda uma complexa rede de relações e amizades fica evidente, e isso de forma alguma é exclusivo desta cena. Hourou Musuko faz isso com relativa frequência, de forma que a posição dos personagens quase sempre é um reflexo do estado atual de suas relações.

Isso é um bom exemplo do que uma boa direção é capaz, transmitindo muita informação em pouco tempo, de uma forma incrivelmente sutil. Então da próxima vez que você ver um grupo de personagens reunidos, pergunte-se se a disposição deles é completamente aleatória, ou se não existe algo a mais ali.

Outros artigos que podem lhe interessar:

Hourou Musuko – Identidade de Gênero e Transexualidade

Uma Breve Análise – Fullmetal Alchemist Brotherhood: Consistência na Mensagem

Imagens: Hourou Musuko, episódio 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s