Lista – 6 Referências de Uchuu Patrol Luluco

Uchuu Patrol Luluco
Uchuu Patrol Luluco

Lançado em 2016, Uchuu Patrol Luluco é um anime de 13 episódios de aproximadamente 7 minutos cada. Uma produção do estúdio Trigger, com direção de Hiroyuki Imaishi e co-direção de Akira Amemiya, o anime é uma comemoração dos 5 anos do estúdio. Na história, a protagonista Luluco é uma garota que só deseja levar uma vida normal, enquanto mora em uma cidade que é basicamente um entreposto alienígena. E as coisas ficam ainda mais anormais quando seu pai acaba sendo congelado após comer uma pílula estranha. Agora, Luluco terá de assumir o lugar de seu pai como Patrulheira Espacial, enfrentando qualquer possível ameaça alienígena que aparecer, pelo menos até descobrirem uma forma de trazer seu pai de volta ao normal.

Isso dito, Luluco é uma celebração do estúdio Trigger, e como tal é repleto de referências a obras anteriores do mesmo, a maioria das quais nada sutis. Para esta lista, então, eu decidi elencar as principais referências do anime, mas de uma forma um tanto quanto diferente do convencional. Ao invés de apontar a cena X e dizer que ela referencia ao anime Y, decidi organizar tudo de acordo com os animes referenciados, de forma que cada entrada fala um pouco do anime em questão, do porquê dele ter sido importante para o estúdio, e termina dando as principais referencias a ele em Uchuu Patrol. E no espírito Trigger de fazer algo diferente, ao invés de 5 ou 10 entradas esta lista terá 6 (para o horror daqueles que, como eu, preferem tudo em múltiplos de cindo [rs]). Finalmente, é bom deixar avisado que haverá spoilers abaixo, então se você ainda não assistiu Uchuu Patrol eu altamente recomendo. E dados todos os avisos, vamos à lista de obras.

6) Tengen Toppa Gurren Lagann

Over The Justice fazendo referência à Gurren Laggan.
Over The Justice fazendo referência à Gurren Laggan.

Gurren Lagann é um exemplo interessante nessa lista, isso porque ele não é um anime do estúdio Trigger. Lançado originalmente em 2007, o anime é uma produção do estúdio Gainax, e uma de suas mais populares inclusive (junto de nomes como Neo Genesis Evangelion e FLCL). Por que então Uchuu Patrol Luluco, um anime que comemora os cinco anos do estúdio Trigger, o referenciaria? A resposta está na própria origem do estúdio.

Hiroyuki Imaishi, co-fundador do estúdio Trigger, foi funcionário do estúdio Gainax por muitos anos, assim como muitos dos atuais funcionários do estúdio Trigger.. Entre seus trabalhos mais expressivos, temos sua presença como animador em Neon Genesis Evangelion, animador em FLCL, diretor em Panty and Stocking with Garterbelt, e, é claro, diretor em Tengen Toppa Gurren Lagann. Então as referências ao anime em Luluco certamente vem dessa origem na Gainax.

No anime, as duas maiores referências a Gurren Laggan ocorrem quando o Over The Justice se transforma (episódio 5), assumindo uma forma que muito lembra a um dos robôs do anime, e numa cena mais ao final de Uchuu Patrol (episódio 12), quando temos Luluco na ponte da nave de sua mãe, com os braços cruzados, observando dali o cenário, uma referência à cena introdutória de Gurren Laggan.

5) Kill la Kill

Um planeta tomado pelas Fibras da Vida.
Um planeta tomado pelas Fibras da Vida.

Lançado em 2014, Kill la Kill foi talvez o primeiro grande hit do estúdio Trigger. A história do anime começa quando Matoi Ryuko chega à Academia Honnouji, buscando por informações sobre o assassino de seu pai. Ali, Kiryuin Satsuki, presidente do conselho estudantil que rege a escola com punhos de aço, dá a entender saber de algo, mas diz que só contará à Ryuko se ela conseguir derrotar todos aqueles que se puserem em seu caminho. O problema é que muitos estudantes da escola contam com uma vestimenta chamada Uniforme Guku, que dá ao usuário verdadeiros super poderes.

Agora, Kill la Kill é uma obra muito mais profunda do que eu poderia passar em apenas algumas linhas, lidando com temas que vão do fascismo à aceitação do corpo e a passagem da infância para a adolescência e vida adulta. Mas em estilo ele é bastante reminiscente de Gurren Laggan, o que certamente se explica por seu diretor: Hiroyuki Imaishi.

Dentre ss principais referencias ao anime em Uchuu Patrol Luluco, temos como exemplo a capa da mãe da Luluco, Lalaco, que parece ser feita de “Fibras da Vida” (episódio 5), o material do qual são feitos os Uniformes Goku em Kill la Kill. Já outra grande referência vem durante a jornada dos personagens para localizar Ogikubo, quando estes descem em um planeta alienígena completamente tomado pelas Fibras da Vida (episódio 7).

4) Sex and Violence with Machspeed

Luluco visita a agência de detetives de Machspeed.
Luluco visita a agência de detetives de Machspeed.

Dentre todas as referências apresentadas no anime, eu me pergunto qual delas será a mais obscura para o público brasileiro: se esta ou se aquela que toma o primeiro lugar nesta lista. Sinceramente, eu mesmo não fazia nem ideia da existência desta obra, à qual todo o terceiro mundo visitado por Luluco faz referência.

Sex and Violence with Machspeed foi um curta produzido para a Japan Animator Expo de 2015, e é outra obra dirigida por Hiroyuki Imaishi. Não tem muito que se possa falar desse curta, que é basicamente uma forma de mostrar violência gratuita à moda do autor (ou seja, extremamente exagerada e com uma arte bastante fora dos padrões), mas quem quiser pode conferir a obra por si mesmo, já que ela está disponibilizada no site da Japan Animator Expo com legendas em inglês. Mas atenção: a obra tem classificação indicativa +18.

Como eu disse, a referência em Uchuu Patrol Luluco é encontrada na forma de um planeta que Luluco visita (episódio 9), no qual ela interage com praticamente todo o elenco de Sex and Violence. O interessante é que, como Uchuu Patrol é claramente de classificação indicativa “livre”, a referência à Sex and Violence teve de ser um pouco mais leve do que o curta original, o que afetou especialmente a personagem do curta Se-chan, cujo “ataque” foi levemente modificado.

3) Inferno Cop

Luluco encontra com Inferno Cop, após morrer.
Luluco encontra com Inferno Cop, após morrer.

Se Kill la Kill é o primeiro enorme sucesso do estúdio Trigger, Inferno Cop é seu primeiro anime. Um ONA (Original Net Animation), o anime original teve 13 episódios, sendo que uma outra série, Inferno Cop: Fact Files, com 12 episódios, correu em paralelo ao anime, expandindo o universo do mesmo. Em 2015, a obra ainda ganha dois episódios especiais.

Cada episódio da série principal tem menos de 3 minutos, e a história é sobre o protagonista, Inferno Cop, agindo como um justiceiro em sua cidade imersa no crime. Quem tiver curiosidade, o anime está disponibilizado por completo no youtube, no canal Anime Bancho, com legendas em inglês. Ah, e caso estejam imaginando: Imaishi trabalhou nesse projeto como diretor de produção, mas desta vez o diretor de fato foi Akira Amemiya.

Em Uchuu Patrol, o próprio Over The Justice é uma referência ao Inferno Cop, mas a maior referência vem após a morte da Luluco, quando ela vai para o inferno (episódio 11). Ali, ela encontra com o próprio Inferno Cop, com o qual troca algumas palavras antes de voltar à vida.

2) Little Witch Academia

Nova e Luluco chegam a um planeta baseado em Little Witch Academia.
Nova e Luluco chegam a um planeta baseado em Little Witch Academia.

Little Witch Academia tem um histórico bem interessante. Originalmente, a obra foi um OVA lançado em 2013, com aproximadamente 26 minutos de duração. Na história, acompanhamos a garota Kagari Atsuko, que após assistir a um show de bruxaria decide que um dia irá se tornar uma bruxa. Anos depois, ela estuda numa academia de magia e está tentando aprender a viver neste novo ambiente.

Anime dirigido por You Yoshinari, já em 2013 foi anunciada uma sequência para ele. Em 2014 o estúdio já tinha a verba para fazer outro episódio, mas o interessante aqui foi que este decidiu abrir um kickstarte para pedir aos fãs que doassem mais algum dinheiro, na esperança de fazer o novo episódio ser mais longo. Conseguiram o que queria, e em 2015 o filme de 53 minutos Little Witch Academia: Mahoujikake no Parade foi lançado.

Em Uchuu Patrol, o anime recebe duas grandes referências. A primeira delas é um planeta inspirado no mundo de Little Witch (episódio 8), com direito à aparição da personagem Sucy. Mas a segunda é a mais interessante: numa cena pós-créditos ao final do anime (episódio 13), nós vemos Luluco tendo um rápido encontro com a protagonista de Little Witch. As duas batem as mãos, vão em direções diferentes e aparece na tela os dizeres “Nos Vemos na Próxima Animação da Trigger”: uma referência ao fato de que Litte Witch Academia está para ganhar um anime para a TV, algo anúnciado minutos após o lançamento do episódio final de Uchuu Patrol.

1) Trigger Girls

Luluco transformada em Trigger-chan.
Luluco transformada em Trigger-chan.

A última referência é talvez a mais obscura, rivalizando apenas com aquela à Sex and Violence. Isso porque a referência em questão não é a um anime do estúdio, mas antes às três mascotes do mesmo: as Trigger Girls.

Não tem realmente muito o que dizer aqui, são apenas três personagens feitas para servirem como a “cara” do estúdio, e até onde sei elas não possuem qualquer história atrelada à elas. Isso dito, em 2015 o estúdio chegou a anunciar um anime das personagens, mas ao que parece tudo não passou de uma piada de 1º de Abril. Em todo caso, quem se interessar em conhecer as personagens pode dar uma olhada no site oficial do estúdio, que todo mês lança uma ilustração com elas.

Em Uchuu Patrol, ao final do anime (episódio 13) a Luluco se transforma em “Trigger-chan”, com um designe de personagem idêntico ao de uma das garotas.

Outros artigos que podem lhe interessar:

Antigamente era melhor?

Sobre símbolo, referência e alegoria

Lista – 10 Animes Recentes que Merecem a sua Atenção

Imagens (na ordem em que aparecem):

1 – Uchuu Patrol Luluco, episódio 1

2 – Uchuu Patrol Luluco, episódio 5

3 – Uchuu Patrol Luluco, episódio 7

4 – Uchuu Patrol Luluco, episódio 9

5 – Uchuu Patrol Luluco, episódio 11

6 – Uchuu Patrol Luluco, episódio 8

7 – Uchuu Patrol Luluco, episódio 13

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s