Lista – 5 Animes Curtos Para os Mais Variados Gostos

kanojo0

Animes curtos, isto é, com episódios de 10 minutos ou menos, não são realmente uma grande novidade. Exemplos de obras do tipo já existem há um bom tempo, mas de alguns anos para cá esses anime parecem estar se tornando cada vez mais comuns, com toda temporada laçando alguns novos. A grande maioria são obras de comédia, mas vez ou outra algum autor se aventura em usar do formato para algum outro gênero, com resultados variados. Honestamente, por um bom tempo eu tive certa “resistência” para com este formato, justamente pela maioria não parecer apelar para os meus gostos. Mas em tempos recentes eu parei para assistir alguns e vejo que tem, sim, muitas obras interessantes nesse meio. Então, aqui vai uma lista de 5 animes do tipo.

Agora, sobre os avisos de sempre. Em primeiro lugar, os critérios desta lista: acima de tudo, eu tentei escolher animes que dessem uma boa variedade no espectro de gêneros. Sim, a maior parte dos animes curtos são de comédia, mas ainda existem algumas exceções que merecem menção. Do drama ao terror, essa é uma lista que se propõe ser pelo menos um pouquinho variada, como forma justamente de mostrar que o formato pode muito bem agradar aos mais variados gostos. Em segundo lugar, é como eu sempre digo: isto é uma lista, não um top. Não quero de forma alguma implicar que estes são os melhores animes do tipo, e antes são apenas 5 obras que me agradaram o bastante para eu sentir vontade de indicar por aqui. E dito isso, vamos então aos animes.

5) Aru Tabibito no Nikki

Aru Tabibito no Nikki
Aru Tabibito no Nikki

Você já pensou o que aconteceria se um surrealista francês fizesse um anime? Bom, o resultado provavelmente ainda seria menos bizarro do que Aru Tabibito no Nikki, animação para a internet lançada em 2003. Com seis episódios mais um extra posterior, “estranho” ainda nem começa a descrever essa produção original de Kunio Katou.

A cada episódio do anime nós acompanhamos uma pequena aventura de Tortov Roddle, conforme este viaja junto de seu porco gigante com pernas longas e esguias (?!). Desde tomar uma xícara de café na qual nada um peixe (?!!) até presenciar um grupo de pessoas-coelho embarcando em um ônibus para a lua (?!!!), esse anime realmente parece algo recém saído de uma tela surrealista.

Obviamente, não é uma obra para qualquer um. Mesmo com episódios de apenas 3 minutos, para algumas pessoas estes podem se mostrar os 3 minutos mais longos de suas vidas. Porque sim: se você não curtir o cenário absurdo esse anime será incrivelmente chato para você. Mas se a ideia chamou a atenção, de uma chance. No mínimo você pode citar esse anime na próxima vez que quiser pagar de cultunderground pros seus amigos otakus /o/.

4) Yami Shibai

Yami Shibai
Yami Shibai

Anime original de 2013, que ainda ganhou uma segunda temporada em 2014 e uma terceira em 2016, Yami Shibai é uma série de terror com episódios de 4 minutos, na qual cada episódio nos conta uma história baseada em algum mito ou lenda urbana japonesa. E certamente o que mais chama a atenção aqui é a sua arte, feita para imitar o estilo Kamishibai de narrativa.

Uma produção do estúdio ILCA, a primeira temporada foi dirigida por Tomoya Takashima com roteiro de Hiromu Kumamoto, ao passo que a segunda e terceira temporadas tiveram direção de Takashi Shimizu e Noboru Iguchi com roteiro de Shouichirou Masumoto. Cada temporada conta com 13 episódios e, para ser bem honesto, a qualidade deles varia bastante.

Yami Shibai é claramente um anime para quem gosta do gênero de terror em sua encarnação especificamente japonesa, porque para os demais… Alguns episódios são verdadeiramente assustadores, sim, mas outros provavelmente farão você rir de tamanha bizarrice. Ainda assim, como disse, para quem gosta do gênero pode ser uma boa forma de matar alguns minutos do dia. E hey, se mais nada, ao menos o encerramento do anime, cantado pela Hatsune Miku, é bem legal.

3) Tonari no Seki-kun

Tonari no Seki-kun
Tonari no Seki-kun

E agora entramos nos animes de comédia, gênero pelo qual o formato de episódios curtos é mais conhecido. E que comédia. Tonari no Seki-kun é a adaptação de um mangá de mesmo nome, escrito e ilustrado por Takuma Morishige, que conta a história de Yokoi Rumi, uma garota que deseja prestar atenção na aula, mas é constantemente distraída pelas brincadeiras malucas do garoto que senta ao seu lado: Seki.

O anime é uma produção do estúdio Shin-Ei Animation, e foi lançado em 2014, contando com 21 episódios de 7 minutos cada. O anime conta ainda com um OVA e dois especiais lançados direto para DVD, os três com 13 minutos de duração cada. E ele é incrivelmente divertido. Com cada episódio se embasando em uma brincadeira do Seki, o anime consegue atingir níveis de absurdo que farão qualquer um dar umas boas risadas.

Tonari no Seki-kun é o tipo de comédia que é talvez a mais difícil de ser feita. Leve, apropriada a praticamente todos os públicos possíveis, e ainda assim imaginativa e engraçada. As reações da Rumi às excentricidades de seu vizinho de sala são simplesmente impagáveis, e o próprio Seki é bastante divertido de assistir, considerando as formas cada vez mais estranhas que ele encontra para brincar até com os objetos mais comuns. Se você ainda não assistiu, tire alguns minutos para ver. Vai alegrar o seu dia, sem dúvida nenhuma.

2) Danna ga Nani o Itteiru ka Wakaranai Ken

danna1
Danna ga Nani o Itteiru ka Wakaranai Ken

E temos aqui mais uma adaptação de mangá, com um título (gigante) que se traduz por algo como “Eu não consigo entender o que o meu marido está falando“. O mangá original é um 4koma escrito por Cool-Kyou Shinja, já o anime é uma produção do estúdio Seven, com direção e roteiro de Shinpei Nagai. A primeira temporada foi lançada em 2014, com uma segunda logo em 2015, ambas com 13 episódios cada.

A história segue Kaoru, uma jovem trabalhadora e casada com um otaku, Hajime. Ao longo dos episódios, vemos o dia a dia do casal, suas interações com amigos e familiares, e desventuras similares. É um anime de comédia, e isso a obra faz muito bem. Mas aqui temos algo bem mais de nicho: referências às mais variadas séries, piadas de cunho adulto e sátiras de momento típicos pelos quais podem passar um casal denunciam este anime como claramente voltado para o público otaku adulto. Ainda assim, é uma boa comédia, nunca soando como apelativa ou forçada, e sempre rendendo umas boas risadas por episódio.

Isso dito, o que torna esse anime tão bom certamente são os seus personagens. Mesmo com apenas 3 minutos por episódio o anime ainda consegue desenvolvê-los o suficiente para termos um cast bastante carismático, com o destaque especial certamente indo para o casal central, cujo relacionamento não é apenas divertido e tocante, mas também consegue soar bastante verdadeiro e sincero. Ótimas risadas, ótimos personagens, o único real defeito desse anime é não ter mais episódios, sinceramente [rs].

1) Kanojo to Kanojo no Neko: Everything Flows

Kanojo to Kanojo no Neko -Everything Flows
Kanojo to Kanojo no Neko: Everything Flows

E para encerrar a lista, temos um drama. Lançado em 2016, Kanojo to Kanojo no Neko: Everythimg Flows é uma re-imaginação de um curta mais antigo, de 1999, dirigido por Makoto Shinkai. Em sua encarnação mais moderna, o anime conta com 4 episódios de 7 minutos dirigidos por Kazuya Sakamoto com roteiro de Naruki Nagakawa.

Na história, acompanhamos o dia a dia de uma garota que começa a vida adulta. Após um período morando com uma colega de quarto, a garota agora vive sozinha, apenas com seu gato. Dramas pessoais, problemas familiares, a busca de um emprego, medos, ansiedades, conforme a história avança nós vemos a garota tendo de enfrentar toda sorte de problemas, tudo isso contado da perspectiva do felino, que só deseja o melhor para sua dona.

É uma obra tocante, mesmo triste, que ainda que bastante previsível sabe entregar muito bem o que promete. O final é praticamente anunciado desde o começo, mas garanto que isso não irá impedir seus olhos de pelo menos lacrimejarem um pouquinho. Honestamente, eu não hesitaria em considerar este um dos melhores animes de 2016, curtos ou não. E assim eu deixo a minha recomendação: assistam, vale muito a pena.

Outros artigos que podem lhe interessar:

Os 8 níveis de aprofundamento nos animes

Lista – 10 Animes Recentes que Merecem a Sua Atenção

Review – Tom Sawyer (Mangá)

Imagens (na ordem em que aparecem):

1 – Kanojo to Kanojo no Neko: Everything Flows, episódio 1

2 – Aru Tabibito no Nikki, episódio 1

3 – Yami Shibai, episódio 1

4 – Tonari no Seki-kun, episódio 1

5 – Danna ga Nani o Itteiru ka Wakaranai Ken, episódio 1

6 – Kanojo to Kanojo no Neko: Everything Flows, episódio 1

Anúncios

2 comentários sobre “Lista – 5 Animes Curtos Para os Mais Variados Gostos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s