Uma das caraterísticas que eu mais gosto na mídia vocaloid é a sua abertura. Tudo bem que ela ainda não é uma mídia tão aberta quanto, digamos, a escrita, onde literalmente basta saber escrever para já se poder começar a produzir algo. Mas como as únicas restrições para se criar uma musica de vocaloid é ter um programa (e inclusive temos programas muito similares aos vocaloids, mas gratuitos: os chamados “utaloids”) e, bom, algum conhecimento de musica (ou o telefone de quem entenda de musica [rs]) ele ainda é uma mídia bem mais aberta do que, digamos, a televisão ou o cinema. E o que torna esse relativo fácil acesso à mídia como produtor algo tão interessante é o tipo de produto que isso cria: é uma mídia quase que inteiramente voltada para o descompromisso, onde o autor é bastante livre para fazer o que achar melhor. E um dos resultados disso é que muitas musicas são claramente uma espécie de “desabafo” de seus autores, que brincam com situações cotidianas.
Para esta lista, eu peguei cinco musicas desse tipo. Mas não se preocupe: desta vez eu completamente evitei qualquer musica mais “deprimente”. O foco aqui está em musicas mais divertidas e descontraídas, mas que tocam em problemas e sentimentos mundanos, com os quais o leitor certamente poderá se identificar. Fora isso, não tem realmente nenhuma outra regra em especial. E como sempre falo isto é apenas uma lista, não um top: são apenas cinco musicas quaisquer que eu gosto e recomendo, que inclusive não estão dispostas em nenhuma ordem em particular. Já sobre as citações que o leitor encontrará ao longo do texto, estas são traduções ou paráfrases da letra tal como ela se encontra, em inglês, na Vocaloid Lyrics Wiki. E como último aviso, enquanto a maioria dos producers (aqueles que fazem as musicas) as colocam apenas no Nico Nico Douga, alguns tem seus canais no Youtube também, e nestes casos deixei um link para a musica no Youtube. E feitos todos os avisos, vamos à lista.
5) Kagamines Len – Hot Cocoa ~Tetsuya no Uta~

Ah a procrastinação… Quem nunca deixou alguma coisa pra fazer de última hora e ai se desesperou e correu para terminar a tempo? Aliás, você não está fazendo isso agora, não é? … Não é?! Bom, em todo caso, certamente todos podemos entender o Len nessa musica.
Lançada em março de 2008 pelo producer Shirokuro-P, a musica é cantada pelo vocaloid Kagamine Len, que tem um importante trabalho a ser entregue no dia seguinte. Admitindo que “fiquei ignorando a realidade, estive cavando minha própria cova”, não lhe resta agora outra alternativa que não passar a noite em claro terminando o seu dever. Bom, ao menos ele tem a Rin para ficar lhe trazendo copos de chocolate quente [rs]
Certamente todos nós podemos nos identificar com este pequeno momento de desespero do Len. E mesmo aqueles que já deixaram a escola ou a faculdade (como eu) ainda tem seus pequenos momentos aqui e ali de postergar tarefas até a última hora. Por falar nisso, tem certeza de que já terminou tudo o que deveria fazer?
4) Hatsune Miku – Toruko Koushinkyoku – Owata \(^o^)/

Caso estejam se perguntando: sim, o ” \(^o^)/ ” é oficialmente parte do nome desta musica. Lançada em abril de 2008 pelo producer Owata-P, a musica Toruko Koushinkyoku – Owata \(^o^)/ é cantada pela vocaloid Hatsune Miku, que não está tendo exatamente o melhor dia da sua vida aqui.
Sabe aqueles dias em que absolutamente tudo parece dar errado? Então: tendo um encontro importante marcado, Miku acorda tarde, sai tão apressada que esquece a carteira, perde o trem, e ainda quando tenta avisar a pessoa que irá se atrasar ela percebe que seu celular está sem bateria.
O plot twist final eu deixo para que o leitor descubra por si próprio, mas com certeza todos podemos nos identificar com a situação da Miku. Afinal, quem nunca teve um dia onde o universo parecia conspirar para você se dar mal? [rs] E claro, fica a importantíssima mensagem final: sempre mantenha o celular carregado.
3) KAITO – Shineba Ii No Ni

Quem nunca teve aquele seu pequeno momento de catarse? Aquele momento em que você sente vontade de simplesmente virar e gritar “que se dane”? Bom, essa musica é exatamente sobre isso. Lançada em janeiro de 2009 pelo producer Dobu Usagi, com letra de Yukaina Vorpal, é agora a vez do Kaito de não ter o melhor dia da sua vida, se me entende [rs].
Na musica, vemos o personagem passando por várias pequenas situações incômodas do dia a dia, com as quais muitos de nós certamente irão se identificar. São coisas como estar quase dormindo, quando então o celular toca e você vê que era apenas alguma mensagem de spam; ou ainda uma situação como colocar um programa para gravar, mas ai descobrir que ele acabou começando mais tarde devido a algum outro programa e nisso ou você ficou sem o final ou sem o programa como um todo.
Bom, Kaito aparentemente já teve o bastante de tudo isso, e na musica vemos ele descontar sua raiva cantando “eu queria que todos simplesmente morressem!”. Mas ei, podemos culpá-lo? Afinal, quantos de nós já não quiseram sair gritando “ah, vai se fo***” depois de situações parecidas? [rsrs]
2) Akita Neru [1] – Gocha Gocha Urusee!

E por falar em catarse… Já dizia Legião Urbana, “você diz que seus pais não entendem, mas você não entende seus pais” (Pais e Filhos). Bom, talvez a Neru precisasse dar uma conferida nessa musica [rsrs]. Outra canção de Owata-P, desta vez de outubro de 2010, aqui a Neru está claramente tendo problemas para lidar com seus pais.
Mas ei, quem nunca, não é? Na musica, vemos como a personagem já está claramente cansada de ser constantemente cobrada. “Já lavou as mãos?”, “escovou os dentes?”, “ainda está dormindo?”, “fez o que devia fazer?”. Sentindo-se enfadada e desprezadas, a estas e outras tantas cobranças vemos a Neru respondendo com algo que poderia ser grosseiramente traduzido como “entendi, entendi, agora cale a boca!”
Eu tenho certeza que todos já tivemos nossos pequenos momentos em que queríamos falar exatamente isso aos nossos pais. Claro, conforme crescemos percebemos que muitas destas “cobranças” eram perfeitamente válidas, e também uma forma deles demonstrarem que se importam com você. Ainda assim, não queira fingir que esse pequeno momento de rebeldia da Neru não te traz algumas lembranças, tenha você a idade que tiver [rs].
1) Hatsune Miku – Doudemoii!

E para finalizar, é a vez da Miku ter o seu pequeno momento de catarse. Lançada em fevereiro de 2010 pelo producer Buriru-P, o título da musica é algo que muitos certamente já pensaram e disseram inúmeras vezes: “eu não ligo”.
Não tem muito o que explicar, realmente. Ao longo da musica a letra descreve alguns momentos na qual a Miku claramente já está de saco cheio. Alguém se vangloriando de algum feito, um grupo de estrangeiros discutindo como ela deveria comer a própria comida, a tudo isso a Miku simplesmente responde com um bem humorado “eu não dou a mínima”. Exatamente como muitos de nós certamente já quiseram fazer, nas mais variadas situações.
Claro, mais para o final vemos que essa atitude de “eu não ligo” algumas vezes é uma verdadeira mentira, como quando a personagem diz não se importar com views ou ranking. Mas eu vou chutar e dizer que muitos irão se identificar inclusive com isso. Até porque, quem nunca fez que tanto faz quando na verdade se importava, não é?
—
Notas:
1 – Eu vou fazer essa nota só para não correr o risco de acabar passando uma informação errada. Tecnicamente falando, Akita Neru não é exatamente uma vocaloid. Antes, ela é uma “fanloid”, um derivado, feito por um fã, de algum vocaloid oficial. No caso, o designe da personagem é inspirado no da Hatsune Miku, e embora ela não possua uma vez oficial, ela por vezes é representada como tendo uma voz derivada daquela da Miku ou da Kagamine Rin. Isso dito, em 2008, um ano após a criação da personagem, a Crypton (empresa responsável pelos vocaloids Miku, Rin, Len, Kaito, Meiko e Luka) reconheceu a Neru como um derivado oficial, e ela inclusive já integrou jogos como Hatsune Miku – Project DIVA – 2nd, produzido pela SEGA e usando dos vocaloids da Crypton. A história de como surgiu essa personagem é até que bem interessante, e se você entende inglês eu recomendo que de uma olhada na página dela da Vocaloid Wiki.
—
Outros textos que podem lhe interessar:
Os 8 níveis de aprofundamento nos animes
Ontem e Hoje: A História do Anime e Mangá em Solo Brasileiro (Parte 1)
—
Imagens (na ordem em que aparecem):
1 – Buriru-P, ft. Hatsune Miku – Doudemoii!
2 – Shirokuro-P, ft Kagamine Len – Hot Cocoa ~Tetsuya no Uta~
3 – Owata-P, ft. Hatsune Miku – Toruko Koushinkyoku – Owata \(^o^)/
4 – Dobu Usagi, ft. KAITO – Shineba Ii No Ni
5 – Owata-P, ft. Akita Neru – Gocha Gocha Urusee!
6 – Buriru-P, ft. Hatsune Miku – Doudemoii!
mais uma vez, gostei mto de como vc descreve as musicas no seu blog…
alias nao soh das musicas…
o modo como vc discute os animes nos blogs e expoem os anime nos videos me chamaram bastante atençao!!!
parabens pelo excelente blog!!!
^.^
CurtirCurtido por 1 pessoa