Lista – 5 Musicas de Vocaloid Com as Quais Você Definitivamente Vai se Identificar

doudemoii0

Uma das caraterísticas que eu mais gosto na mídia vocaloid é a sua abertura. Tudo bem que ela ainda não é uma mídia tão aberta quanto, digamos, a escrita, onde literalmente basta saber escrever para já se poder começar a produzir algo. Mas como as únicas restrições para se criar uma musica de vocaloid é ter um programa (e inclusive temos programas muito similares aos vocaloids, mas gratuitos: os chamados “utaloids”) e, bom, algum conhecimento de musica (ou o telefone de quem entenda de musica [rs]) ele ainda é uma mídia bem mais aberta do que, digamos, a televisão ou o cinema. E o que torna esse relativo fácil acesso à mídia como produtor algo tão interessante é o tipo de produto que isso cria: é uma mídia quase que inteiramente voltada para o descompromisso, onde o autor é bastante livre para fazer o que achar melhor. E um dos resultados disso é que muitas musicas são claramente uma espécie de “desabafo” de seus autores, que brincam com situações cotidianas.

Para esta lista, eu peguei cinco musicas desse tipo. Mas não se preocupe: desta vez eu completamente evitei qualquer musica mais “deprimente”. O foco aqui está em musicas mais divertidas e descontraídas, mas que tocam em problemas e sentimentos mundanos, com os quais o leitor certamente poderá se identificar. Fora isso, não tem realmente nenhuma outra regra em especial. E como sempre falo isto é apenas uma lista, não um top: são apenas cinco musicas quaisquer que eu gosto e recomendo, que inclusive não estão dispostas em nenhuma ordem em particular. Já sobre as citações que o leitor encontrará ao longo do texto, estas são traduções ou paráfrases da letra tal como ela se encontra, em inglês, na Vocaloid Lyrics Wiki. E como último aviso, enquanto a maioria dos producers (aqueles que fazem as musicas) as colocam apenas no Nico Nico Douga, alguns tem seus canais no Youtube também, e nestes casos deixei um link para a musica no Youtube. E feitos todos os avisos, vamos à lista.

5) Kagamines Len – Hot Cocoa ~Tetsuya no Uta~

Hot Cocoa ~Tetsuya no uta~
Hot Cocoa ~Tetsuya no uta~

Ah a procrastinação… Quem nunca deixou alguma coisa pra fazer de última hora e ai se desesperou e correu para terminar a tempo? Aliás, você não está fazendo isso agora, não é? … Não é?! Bom, em todo caso, certamente todos podemos entender o Len nessa musica.

Lançada em março de 2008 pelo producer Shirokuro-P, a musica é cantada pelo vocaloid Kagamine Len, que tem um importante trabalho a ser entregue no dia seguinte. Admitindo que “fiquei ignorando a realidade, estive cavando minha própria cova”, não lhe resta agora outra alternativa que não passar a noite em claro terminando o seu dever. Bom, ao menos ele tem a Rin para ficar lhe trazendo copos de chocolate quente [rs]

Certamente todos nós podemos nos identificar com este pequeno momento de desespero do Len. E mesmo aqueles que já deixaram a escola ou a faculdade (como eu) ainda tem seus pequenos momentos aqui e ali de postergar tarefas até a última hora. Por falar nisso, tem certeza de que já terminou tudo o que deveria fazer?

4) Hatsune Miku – Toruko Koushinkyoku – Owata \(^o^)/

Toruko Koushinkyoku - Owata \(^o^)/
Toruko Koushinkyoku – Owata \(^o^)/

Caso estejam se perguntando: sim, o ” \(^o^)/ ” é oficialmente parte do nome desta musica. Lançada em abril de 2008 pelo producer Owata-P, a musica Toruko Koushinkyoku – Owata \(^o^)/ é cantada pela vocaloid Hatsune Miku, que não está tendo exatamente o melhor dia da sua vida aqui.

Sabe aqueles dias em que absolutamente tudo parece dar errado? Então: tendo um encontro importante marcado, Miku acorda tarde, sai tão apressada que esquece a carteira, perde o trem, e ainda quando tenta avisar a pessoa que irá se atrasar ela percebe que seu celular está sem bateria.

plot twist final eu deixo para que o leitor descubra por si próprio, mas com certeza todos podemos nos identificar com a situação da Miku. Afinal, quem nunca teve um dia onde o universo parecia conspirar para você se dar mal? [rs] E claro, fica a importantíssima mensagem final: sempre mantenha o celular carregado.

3) KAITO – Shineba Ii No Ni

Shineba Ii No Ni
Shineba Ii No Ni

Quem nunca teve aquele seu pequeno momento de catarse? Aquele momento em que você sente vontade de simplesmente virar e gritar “que se dane”? Bom, essa musica é exatamente sobre isso. Lançada em janeiro de 2009 pelo producer Dobu Usagi, com letra de Yukaina Vorpal, é agora a vez do Kaito de não ter o melhor dia da sua vida, se me entende [rs].

Na musica, vemos o personagem passando por várias pequenas situações incômodas do dia a dia, com as quais muitos de nós certamente irão se identificar. São coisas como estar quase dormindo, quando então o celular toca e você vê que era apenas alguma mensagem de spam; ou ainda uma situação como colocar um programa para gravar, mas ai descobrir que ele acabou começando mais tarde devido a algum outro programa e nisso ou você ficou sem o final ou sem o programa como um todo.

Bom, Kaito aparentemente já teve o bastante de tudo isso, e na musica vemos ele  descontar sua raiva cantando “eu queria que todos simplesmente morressem!”. Mas ei, podemos culpá-lo? Afinal, quantos de nós já não quiseram sair gritando “ah, vai se fo***” depois de situações parecidas? [rsrs]

2) Akita Neru [1] – Gocha Gocha Urusee!

Gocha Gocha Urusee!
Gocha Gocha Urusee!

E por falar em catarse… Já dizia Legião Urbana, “você diz que seus pais não entendem, mas você não entende seus pais” (Pais e Filhos). Bom, talvez a Neru precisasse dar uma conferida nessa musica [rsrs]. Outra canção de Owata-P, desta vez de outubro de 2010, aqui a Neru está claramente tendo problemas para lidar com seus pais.

Mas ei, quem nunca, não é? Na musica, vemos como a personagem já está claramente cansada de ser constantemente cobrada. “Já lavou as mãos?”, “escovou os dentes?”, “ainda está dormindo?”, “fez o que devia fazer?”. Sentindo-se enfadada e desprezadas, a estas e outras tantas cobranças vemos a Neru respondendo com algo que poderia ser grosseiramente traduzido como “entendi, entendi, agora cale a boca!”

Eu tenho certeza que todos já tivemos nossos pequenos momentos em que queríamos falar exatamente isso aos nossos pais. Claro, conforme crescemos percebemos que muitas destas “cobranças” eram perfeitamente válidas, e também uma forma deles demonstrarem que se importam com você. Ainda assim, não queira fingir que esse pequeno momento de rebeldia da Neru não te traz algumas lembranças, tenha você a idade que tiver [rs].

1) Hatsune Miku – Doudemoii!

Doudemoii
Doudemoii

E para finalizar, é a vez da Miku ter o seu pequeno momento de catarse. Lançada em fevereiro de 2010 pelo producer Buriru-P, o título da musica é algo que muitos certamente já pensaram e disseram inúmeras vezes: “eu não ligo”.

Não tem muito o que explicar, realmente. Ao longo da musica a letra descreve alguns momentos na qual a Miku claramente já está de saco cheio. Alguém se vangloriando de algum feito, um grupo de estrangeiros discutindo como ela deveria comer a própria comida, a tudo isso a Miku simplesmente responde com um bem humorado “eu não dou a mínima”. Exatamente como muitos de nós certamente já quiseram fazer, nas mais variadas situações.

Claro, mais para o final vemos que essa atitude de “eu não ligo” algumas vezes é uma verdadeira mentira, como quando a personagem diz não se importar com views ou ranking. Mas eu vou chutar e dizer que muitos irão se identificar inclusive com isso. Até porque, quem nunca fez que tanto faz quando na verdade se importava, não é?

Notas:

1 – Eu vou fazer essa nota só para não correr o risco de acabar passando uma informação errada. Tecnicamente falando, Akita Neru não é exatamente uma vocaloid. Antes, ela é uma “fanloid”, um derivado, feito por um fã, de algum vocaloid oficial. No caso, o designe da personagem é inspirado no da Hatsune Miku, e embora ela não possua uma vez oficial, ela por vezes é representada como tendo uma voz derivada daquela da Miku ou da Kagamine Rin. Isso dito, em 2008, um ano após a criação da personagem, a Crypton (empresa responsável pelos vocaloids Miku, Rin, Len, Kaito, Meiko e Luka) reconheceu a Neru como um derivado oficial, e ela inclusive já integrou jogos como Hatsune Miku – Project DIVA – 2nd, produzido pela SEGA e usando dos vocaloids da Crypton. A história de como surgiu essa personagem é até que bem interessante, e se você entende inglês eu recomendo que de uma olhada na página dela da Vocaloid Wiki.

Outros textos que podem lhe interessar:

Review – Kagerou Project

Os 8 níveis de aprofundamento nos animes

Ontem e Hoje: A História do Anime e Mangá em Solo Brasileiro (Parte 1)

Imagens (na ordem em que aparecem):

1 – Buriru-P, ft. Hatsune Miku – Doudemoii!

2 – Shirokuro-P, ft Kagamine Len – Hot Cocoa ~Tetsuya no Uta~

3 – Owata-P, ft. Hatsune Miku – Toruko Koushinkyoku – Owata \(^o^)/

4 – Dobu Usagi, ft. KAITO – Shineba Ii No Ni

5 – Owata-P, ft. Akita Neru – Gocha Gocha Urusee!

6 – Buriru-P, ft. Hatsune Miku – Doudemoii!

Anúncios

Um comentário sobre “Lista – 5 Musicas de Vocaloid Com as Quais Você Definitivamente Vai se Identificar

  1. mais uma vez, gostei mto de como vc descreve as musicas no seu blog…
    alias nao soh das musicas…

    o modo como vc discute os animes nos blogs e expoem os anime nos videos me chamaram bastante atençao!!!

    parabens pelo excelente blog!!!
    ^.^

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s